MENU

Image
Palheta
4—7 MAR 2021
Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

Robertos e marionetas

Este evento herda o legado da Mostra de Robertos e Marionetas, criada em 2013, e tem como mote o trabalho e espólio de Armando Soares Ferraz, bonecreiro da Gafanha da Nazaré. É um espaço que estimula a criação de novos projetos e o cruzamento com as práticas artísticas contemporâneas, ao mesmo tempo que convoca a comunidade local na sua organização e acolhimento. A programação inclui espetáculos, formação, animações de rua, exposições, conversas e oficinas de criação.

Image overlay
Lorem ipsum

O que é o Palheta?

Em 2014, começou na Gafanha da Nazaré uma Mostra de Robertos e Marionetas na cidade. Surgiu a partir do legado de Armando Ferraz e da por isso evidente ligação deste tipo de teatro com o território. Em 2018, e depois do surgimento do 23 Milhas com novos planos para um trabalho alargado para essa relação, a Mostra transformou-se em Palheta. Por causa do utensílio com que se dá voz aos Robertos, mas também a partir da ideia de estar na palheta, um conforto e um confronto que estes encontros permitem, e ainda por causa da palheta que serve para nos dar música. O Palheta é agora, mais do que uma mostra, isso mesmo: uma possibilidade de encontro a vários níveis.

O festival estendeu-se, nestes últimos anos, a vários pontos da cidade, criando parcerias, desafiando a comunidade, as escolas e o comércio local. A programação não só se internacionalizou, como se diversificou, dando lugar a outros tipos de fantoche.

O Palheta é hoje um festival para todos, com propostas diversificadas, oficinas durante e antes do festival, e um trabalho contínuo que garante a continuidade não só da sua existência, mas também da história dos robertos e das marionetas.

Image
Image

Informação dos locais

O Palheta - Robertos e Marionetas acontece em vários espaços na Gafanha da Nazaré. Além da Fábrica das Ideias, espaço cultural do 23 Milhas, sede do festival, estende-se a outros locais como a Casa da Música, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, a Escola Secundária, o Mercado ou a própria rua.

Image
Image

Áreas programáticas

EXPOSIÇÕES

Todos os anos o Palheta aposta numa exposição que sirva de mostra do ainda bem composto espólio de robertos e marionetas em Portugal.
A partir da edição de 2020, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe a exposição “Na Ponta da Língua”, um núcleo permanente sobre a relação dos robertos e das marionetas à cidade, desde que o bonecreiro Armando Ferraz se tornou uma referência nesse tipo de teatro na Gafanha da Nazaré, passando pela Mostra de Robertos e Marionetas, até ao Palheta.

PROJETO COMUNIDADE

Todos os anos, o Palheta convida uma companhia de teatro de marionetas para desafiar a comunidade a juntar-se ao festival através da criação de um espetáculo que se insere na sua programação. Na antecipação do festival, acontecem assim, várias oficinas com a comunidade, sendo que já passaram por este projeto dezenas de pessoas.

OFICINAS E PROJETOS COM AS ESCOLAS

O Palheta, à semelhança do 23 Milhas, quer estar próximo das escolas e dos jovens. Em 2019, surgiu na Gafanha da Nazaré a primeira turma de artes do Secundário e, por isso, o projeto Desenhos Articulados. Neste projeto esta turma tem sido desafiada a criar conteúdo artístico, em oficinas com uma companhia de teatro de marionetas, que é depois integrado no festival. Em 2019, foi construída uma marioneta gigante, inspirada no tema marítimo. Em 2020, a partir do tema da máscara, inserida no contexto de rituais, constroem máscaras que serão utilizadas e expostas durante o Palheta.

PERCURSOS

Numa cidade rica em comércio local, o Palheta quer estar próximo das lojas e de quem está lá dentro. São verdadeiros museus de histórias, em permanente contacto com o público. Desde 2019 que o festival desafia um criador a elaborar um percurso, por estas lojas, que as trabalhe em diferentes abordagens. Em 2019, Marina Palácio elaborou um percurso poético por várias lojas da Gafanha da Nazaré. Em 2020, Vera Alvelos desafia os comerciantes, mas também os habitantes da Gafanha da Nazaré a falarem das suas viagens e dos objetos que as representam.

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

Além de levar até à Gafanha da Nazaré muito do que ainda se faz em Portugal no teatro de marionetas, o Palheta tem uma visão internacional que permite ao festival e a quem o visita conhecer outro tipo de fazer este teatro. A forma como se trabalham as marionetas, como se constroem e os temas abordados diferem de país para país, e do ocidente para o oriente. E o Palheta faz, também, essa viagem.

ESPETÁCULOS PARA FAMÍLIA E GRUPOS ORGANIZADOS

O teatro de marionetas está muitas vezes associado às crianças. Mas não é apenas para elas. Elas são, no entanto, uma grande parte do público deste festival e, certamente, o mais efusivo. A verdade é que os a imprevisibilidade de um Roberto delicia os mais novos. Além de ter dois dias mais dedicados às escolas, também se recebem grupos organizados de associações e seniores, no seguimento do trabalho de mediação do 23 Milhas.

Image
Image

MAIS INFORMAÇÕES

MENOS INFORMAÇÕES

4—7 MAR 2021
Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

Edições passadas

Image

11 MAR 20:00

Palheta

Robertos e Marionetas

MAIS INFORMAÇÕES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 918 206 410 / 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image