→
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
Todas as idades
PREÇO
Gratuito
Depois de espetáculos impactantes como “O Baile dos Candeeiros” e “Grande CircOOnferência”, desta vez a Radar 360 apresenta “Transportadores”, uma performance deambulatória sobre nómadas contemporâneos. Passageiros das suas próprias viagens constroem narrativas abstratas a partir de percursos poéticos e efémeros e no espaço. Pelo caminho vão encontrando e acumulando. O seu património é material e imaterial. Questionam o excesso, a carência, o desperdício, o alto consumo, a sociedade fabricada, a natureza bruta, a memória individual e a (in)consciência coletiva da sociedade contemporânea. Passam uma noite, mas seguem viagem, numa deambulação contínua, resultante de uma necessidade compulsiva de avançar nesta mobilidade da utopia!
FICHA TÉCNICA
direção artística António Franco de Oliveira
interpretação António Franco de Oliveira, Bernardo Santo Tirso, Gonçalo Fonseca, Julieta Rodrigues, Marisa Vieira
cenografia e construção Hugo Ribeiro
figurinos Julieta Rodrigues
sonoplastia António Franco de Oliveira, Maria Mónica, Tiago Ralha e Vasco Ferreira
vídeo e ilustração Maria Mónica
consultadoria vídeo / ilustração Patrício Brito
assistência de direção e apoio dramatúrgico Gonçalo Fonseca
texto de apoio à criação Paulo Selva
coordenação técnica Rui Azevedo
coprodução Comédias do Minho, Festival Internacional de Marionetas do Porto, Teatro Municipal do Porto, Radar 360 Associação Cultural
apoios à criação Fábrica da Rua da Alegria, Teatro Municipal do Porto, Cace Cultural do Porto
Projecto vencedor da primeira edição da: Bolsa de Criação Isabel Alves Costa
3 + 4 Mar 23
SCHEDULE
3 março > 21:00
4 março > 21:00
CATEGORIE
AGE GROUP
Todas as idades
PRICE
Gratuito
Esta é uma viagem através da dança e da vida das abelhas no Planteia. Renata Silva convida os participantes desta oficina, que marca a reabertura de primavera do espaço, para experimentar as danças tradicionais e conhecer algumas danças com nomes de plantas ou flores que fazem parte da cultura e identidade portuguesas e das de outros países.
No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo.
Este é um percurso ilustrado de algumas das páginas preservadas da música portuguesa do século XVI. Recorrendo a quatro vozes e a um pequeno órgão, num desenho intimista que beneficia a perceção de cada detalhe do rendilhado da polifonia renascentista.
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
Cristina Planas Leitão incorpora e partilha o conhecimento da técnica de Flying Low criada por David Zambrano, adaptada à sua visão artística e tendo em consideração as características dos participantes desta oficina.
Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263