Mediação

No 23 Milhas, as atividades e programas de mediação confundem-se com a programação geral. Com a multiplicidade de ações e abordagens de programação as relações de correspondência são mais equilibradas. O serviço de mediação distingue-se da restante abordagem pela identificação concreta do seu público criando programação para famílias, escolas, jovens, séniores, grupos especializados, bem como atividades de aproximação do trabalho dos artistas com o público. Com as abordagens distintas do 23 Milhas, o programa do serviço educativo ganha espaço e escala, tornando-se, progressivamente, independente do programa geral. A par das atividades e dos espetáculos programados, o serviço de mediação é responsável pela integração do + Palco e de um grupo de espectadores, bem como a realização de um encontro nacional para serviços educativos e de mediação.


+ palco

Um projeto de formação contínua em teatro, para jovens dos 13 aos 18 anos. Cerca de 20 jovens, semanalmente, reúnem-se para experimentar os palcos dos espaços culturais. As sessões são coordenadas pelas professoras Anabela Mateus e Paula Gomes e enriquecidas com a colaboração de vários atores, encenadores, bailarinos e coreógrafos do programa do 23 Milhas.


grupo

dos espectadores

Grupo de reflexão sobre programação e práticas culturais. Desafiar os espectadores mais atentos e interessados a conversar, questionar e desenhar programas culturais. Perceber estruturas e modelos de programação, seus condicionantes orçamentais, conhecer linhas de apoio e candidaturas, criar modelos de comunicação de conteúdos, pesquisar estratégias de mediação, entre outras temáticas. Tudo sob um programa de actividades que funcionaram como mote para o desenrolar das temáticas abordadas. A par do criação de um conhecimento alargado sobre as práticas de programação, pretende-se criar um vínculo de proximidade e de entendimento entre o público e a equipa do 23 Milhas.


Encontro nacional

para serviços

educativos

e de mediação

Com a duração de dois dias, pretende ser um espaço de partilha de conhecimento e de práticas relativas à mediação de públicos. No primeiro dia, terá um formato de conferência, com a apresentação de projetos nacionais e internacionais, bem como a realização de fóruns de discussão sobre atividades para grupos escolares e públicos especializados. O segundo dia será prático, dividido por áreas de interesse - cultura, educação, ambiente, desporto e documentação - com seminários e workshops dedicados.