Convocatória
O Bairro é uma das ações de ativação do Programa de Apoio ao Setor Local associado à Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo. O projeto, que funciona como um hub cultural, beneficia do espaço do Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre, que disponibiliza quatro gabinetes privativos, salas partilhadas, e acesso a vários pontos do equipamento, facilitando condições para a criação, a produção e o trabalho em rede.
Partindo da ideia do antigo Bairro Operário da Vista Alegre, uma importante marca de comunidade e cooperação neste território, este novo Bairro surge para servir de espaço de trabalho e contacto para os artistas em Ílhavo, desafiando artistas a solo, bandas, agentes culturais ou outros profissionais do setor cultural a viver o lugar da Vista Alegre e a usufruir das condições do equipamento para o desenvolvimento dos seus projetos.
CONVOCATÓRIA
ATIRAR O BAIRRO À PAREDE
PERÍODO EXPERIMENTAL / JUL — OUT 2021
Os equipamentos que integram o programa de ação do 23 Milhas são espaços que, pelas suas características, não só ampliam a possibilidade das atividades culturais na vida quotidiana do Município, como também se constituem como espaços de apoio às estruturas e aos profissionais da cultura, constituindo-se como pólos de criação, trabalho, investigação, apresentação e relação com a comunidade.
O Laboratório das Artes é um equipamento cultural que agrega um conjunto de espaços que, pela sua possibilidade de utilização individual ou autónoma, reúne condições propícias para o acolhimento e desenvolvimento de projetos nas áreas de pesquisa, investigação e formação: auditório, salas multiusos e gabinetes.
Neste sentido, e procurando gerar oportunidades de parcerias e sinergias entre profissionais naturais ou residentes no Município de Ílhavo, bem como a maximização da utilização do equipamento cultural, propõe-se a ocupação dos quatro gabinetes de trabalho, a que podem concorrer profissionais, em nome pessoal ou coletivo, para o desenvolvimento das suas atividades profissionais.
O projeto arranca com uma primeira fase denominada “ATIRAR O BAIRRO À PAREDE - PERÍODO EXPERIMENTAL”, entre julho e outubro de 2021. Após este período e a avaliação do mesmo, se ambas as partes estiverem de acordo, a cedência será protocolada por um período de 2 anos.
A submissão do formulário terá de ser feita até ao dia 10 de julho — Link para formulário de candidatura
O DOCUMENTO COM TODA A INFORMAÇÃO PODE SER CONSULTADO AQUI
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no Planteia, de forma a descobrirem os pequenos animais que nele habitam.
Sousini é um compositor e pianista cansado da busca por inspiração, que possui uma caixa onde esconde um segredo que pode mudar o mundo.
O Festival PAPAGAIO é a oportunidade para uma viagem conjunta e íntima de descoberta do mundo das artes performativas para bebés, crianças e suas famílias.
Esta é a primeira oficina da nova temporada do Planteia. A primavera voltou e os momentos de convívio e aprendizagem ao ar livre também. Nesta sessão, vamos aprender a construir abrigos para insectos polinizadores, conversar sobre esses bichos e o seu papel, quais são e onde e como podem ser encontrados.
A ocorrência do fenómeno sonoro assenta numa multiplicidade de Metamorfoses. Este é o princípio orientador da proposta da Orquestra Filarmónica Gafanhense, em formato Banda Sinfónica, para um concerto que tem como obras centrais "Aegean Festival Overture" de Andreas Makris e "Il Cantico" de Oliver Waespi.
A Funk You Brass Band, uma das brass bands com mais história do país,
regressa à Casa da Cultura de Ílhavo para o concerto de lançamento do seu
mais recente projeto PT MUSIC SESSIONS.
O espetáculo Princesa Sal, de Vera Alvelos, estreia este domingo, dia 20 de março, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Já em residência artística de finalização deste trabalho, na Fábrica das Ideias, e depois de um longo trabalho prévio, a criadora fala sobre o processo e o tema deste espetáculo destinado, sobretudo, a crianças dos 8 aos 12 anos.
Two-Time Winners é uma dupla nu-soul/R&B formada por Samuel Silva e João Sêco, músicos/produtores que, depois de muitos anos de partilha de experiências e palcos, se juntam pela primeira vez para criar um projeto de música original.
Os Especificalistas - Grupo específico de ação crítica é um projeto do Lugar Específico, que junta grupos de crianças e ou pessoas de outras faixas etárias interessadas em descobrir o que é isso de fazer crítica de arte.
A oficina de construção de marionetas de luva consiste na construção individual de uma marioneta a partir de objetos utilizados no dia-a-dia.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263