Convocatória
O Bairro é uma das ações de ativação do Programa de Apoio ao Setor Local associado à Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo. O projeto, que funciona como um hub cultural, beneficia do espaço do Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre, que disponibiliza quatro gabinetes privativos, salas partilhadas, e acesso a vários pontos do equipamento, facilitando condições para a criação, a produção e o trabalho em rede.
Partindo da ideia do antigo Bairro Operário da Vista Alegre, uma importante marca de comunidade e cooperação neste território, este novo Bairro surge para servir de espaço de trabalho e contacto para os artistas em Ílhavo, desafiando artistas a solo, bandas, agentes culturais ou outros profissionais do setor cultural a viver o lugar da Vista Alegre e a usufruir das condições do equipamento para o desenvolvimento dos seus projetos.
CONVOCATÓRIA
ATIRAR O BAIRRO À PAREDE
PERÍODO EXPERIMENTAL / JUL — OUT 2021
Os equipamentos que integram o programa de ação do 23 Milhas são espaços que, pelas suas características, não só ampliam a possibilidade das atividades culturais na vida quotidiana do Município, como também se constituem como espaços de apoio às estruturas e aos profissionais da cultura, constituindo-se como pólos de criação, trabalho, investigação, apresentação e relação com a comunidade.
O Laboratório das Artes é um equipamento cultural que agrega um conjunto de espaços que, pela sua possibilidade de utilização individual ou autónoma, reúne condições propícias para o acolhimento e desenvolvimento de projetos nas áreas de pesquisa, investigação e formação: auditório, salas multiusos e gabinetes.
Neste sentido, e procurando gerar oportunidades de parcerias e sinergias entre profissionais naturais ou residentes no Município de Ílhavo, bem como a maximização da utilização do equipamento cultural, propõe-se a ocupação dos quatro gabinetes de trabalho, a que podem concorrer profissionais, em nome pessoal ou coletivo, para o desenvolvimento das suas atividades profissionais.
O projeto arranca com uma primeira fase denominada “ATIRAR O BAIRRO À PAREDE - PERÍODO EXPERIMENTAL”, entre julho e outubro de 2021. Após este período e a avaliação do mesmo, se ambas as partes estiverem de acordo, a cedência será protocolada por um período de 2 anos.
A submissão do formulário terá de ser feita até ao dia 10 de julho — Link para formulário de candidatura
O DOCUMENTO COM TODA A INFORMAÇÃO PODE SER CONSULTADO AQUI
As árvores são seres vivos que vivem muito anos. Será que as árvores têm memória? Que memórias guardam as árvores? E nós, que memórias temos das árvores?
As plantas têm superpoderes, nós só temos de os descobrir. Sabiam que podemos fazer poções para a calma com flores? E que, para ficarmos concentrados, só precisamos de cheirar uma planta?
Os pássaros encontram no Planteia um lugar no centro da cidade para parar. Que histórias trazem os pássaros destas viagens que todos dos dias fazem sobre os telhados de Ílhavo?
Orquídea é a procura de um novo espaço de transgressão, em que palco e poesia se unem para explorar o erotismo, a liberdade e o feminino.
Foi a comunidade que aceitou trazer a sua voz (e a de outro amigo também) para celebrar em conjunto o legado de José Afonso.
Os trabalhos para a nova criação de Companhia Jovem de Dança de Ílhavo arrancam já no dia 16 de julho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Este ano, a Companhia trabalha não só com as escolas do Município de Ílhavo, como estende o desafio a todos os jovens dos 14 aos 18 anos, com formação prévia em dança.
Este é um ensaio, permanentemente em aberto, sobre tecnolatria, fascização tecnológica, colonialismo digital e necropolítica, que explora a ideia de humanização das máquinas e da robotização dos humanos.
Já viram uma flor? Mas já olharam mesmo bem para cada flor?
Um grupo de atores e atrizes junta-se para questionar o seu ofício e a sua existência enquanto agentes do acontecimento teatral.
COBRACORAL entrança as vozes de Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli. Miranda explora a oralidade de um ângulo coreográfico, Colonna pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo, e Canli investiga práticas de voz expandida.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263