Convocatória
O Bairro é uma das ações de ativação do Programa de Apoio ao Setor Local associado à Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo. O projeto, que funciona como um hub cultural, beneficia do espaço do Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre, que disponibiliza quatro gabinetes privativos, salas partilhadas, e acesso a vários pontos do equipamento, facilitando condições para a criação, a produção e o trabalho em rede.
Partindo da ideia do antigo Bairro Operário da Vista Alegre, uma importante marca de comunidade e cooperação neste território, este novo Bairro surge para servir de espaço de trabalho e contacto para os artistas em Ílhavo, desafiando artistas a solo, bandas, agentes culturais ou outros profissionais do setor cultural a viver o lugar da Vista Alegre e a usufruir das condições do equipamento para o desenvolvimento dos seus projetos.
CONVOCATÓRIA
ATIRAR O BAIRRO À PAREDE
PERÍODO EXPERIMENTAL / JUL — OUT 2021
Os equipamentos que integram o programa de ação do 23 Milhas são espaços que, pelas suas características, não só ampliam a possibilidade das atividades culturais na vida quotidiana do Município, como também se constituem como espaços de apoio às estruturas e aos profissionais da cultura, constituindo-se como pólos de criação, trabalho, investigação, apresentação e relação com a comunidade.
O Laboratório das Artes é um equipamento cultural que agrega um conjunto de espaços que, pela sua possibilidade de utilização individual ou autónoma, reúne condições propícias para o acolhimento e desenvolvimento de projetos nas áreas de pesquisa, investigação e formação: auditório, salas multiusos e gabinetes.
Neste sentido, e procurando gerar oportunidades de parcerias e sinergias entre profissionais naturais ou residentes no Município de Ílhavo, bem como a maximização da utilização do equipamento cultural, propõe-se a ocupação dos quatro gabinetes de trabalho, a que podem concorrer profissionais, em nome pessoal ou coletivo, para o desenvolvimento das suas atividades profissionais.
O projeto arranca com uma primeira fase denominada “ATIRAR O BAIRRO À PAREDE - PERÍODO EXPERIMENTAL”, entre julho e outubro de 2021. Após este período e a avaliação do mesmo, se ambas as partes estiverem de acordo, a cedência será protocolada por um período de 2 anos.
A submissão do formulário terá de ser feita até ao dia 10 de julho — Link para formulário de candidatura
O DOCUMENTO COM TODA A INFORMAÇÃO PODE SER CONSULTADO AQUI
“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”
A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.
A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.
Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.
Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.
“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.
“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.
Esta é uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos" escrito e idealizado pelo músico lisboeta Noiserv.
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a passagem de Tiago Iorc em Portugal. O cantor brasileiro é autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina" e tem-se consagrado, em 16 anos de carreira, um dos principais ícones do pop brasileiro.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263