Residências

As residências artísticas destinam-se ao desenvolvimento de um projeto artístico, coletivo ou individual, nas áreas da arquitetura, artes digitais, artes plásticas, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, música e teatro.

 
 
23m-residencias.jpg

Privilegiam-se as residências que tenham por base o trabalho com a comunidade e a cultura de Ílhavo, bem como os projetos disponíveis para a realização de atividades formativas, ou que tenham uma relação de proximidade com a comunidade. No final de cada residência criar-se-ão espaços de apresentação, tendo os artistas a total liberdade para propor o seu formato consoante o estágio e a pertinência para o seu trabalho (estreias, antestreias, ensaios e oficinas abertas, conversas, entre outras).

As residências artísticas têm como base a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com capacidade para 16 pessoas, por cada período. São constituídas por quatro quartos (com quatro camas cada), cozinha equipada, sala multiusos, auditório, galeria de exposições e espaços oficinais.

Associados à Fábrica das Ideias, o Cais Criativo e o Laboratório das Artes também vão ser espaços de acolhimento de residências performativas e de investigação, respetivamente.

A abertura do período de candidatura para residências do Programa ocorre no último trimestre de cada ano e é comunicada no sítio da Internet do 23 Milhas.