MENU

André Capote
André Capote

Género musical

Artes Plásticas

Agenciamento

Pessoa responsável: André Capote

Telefone: 962516001

E-mail: capoteee@gmail.com

Facebook

Instagram

Youtube

Género musical

Artes Plásticas

Agenciamento

Pessoa responsável: André Capote

Telefone: 962516001

E-mail: capoteee@gmail.com

Facebook

Instagram

Youtube

André Capote


André Capote é um jovem artista plástico e professor de Arte e Design. Nascido a 17 de dezembro de 1977, no antigo Hospital de Ílhavo, André Capote desde muito cedo revelou uma forte sensibilidade para as artes plásticas.


Em criança foi bastante influenciado pelo mundo da pintura e escultura devido ao facto de o seu pai, José Sacramento, possuir uma galeria de arte (Galeria Grade), proporcionando assim a convivência com alguns mestres como Michael Barrett, Jaime Isidoro, Mário Silva, Artur Bual, entre outros.


O contacto privilegiado com o mundo dos artistas onde predominam cores, forma, estilos, tertúlias e tantas outras subjetividades filosóficas marcaram profundamente a alma artística e rebelde de Capote. A estadia desses artistas por alguns meses em Ílhavo, a preparar as suas exposições, cativavam André Capote a acompanhar as suas "aventuras" na criação artística. Assim, começou a desenhar e a pintar com 4 anos e, com apenas 8 anos de idade, já criava interessantes composições.


Concluídos os estudos secundários em Arte e Design, na Escola João Carlos Celestino Gomes, André Capote rumou a Coimbra para ingressar no curso de Belas Artes na Escola Universitária de Artes de Coimbra (E.U.A.C.). Neste percurso académico levou a efeito diversas atividades artísticas: realizou a sua primeira Exposição Coletiva em 1994 e Individual em 2001, fundou a Associação "A.E.I." Associação de Expressão de Ílhavo, foi baterista na banda rock Ilhavense "Natum Dei", participou e dinamizou diversas tertúlias entre Ílhavo e Coimbra. Expôs os seus trabalhos no Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Sintra e Ílhavo, obtendo alguns importantes prémios em concursos e bienais de pintura, ficando assim representado em diversas coleções privadas em Portugal e no estrangeiro. Edgardo Xavier, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, criticou assim a uma das exposições individuais de Capote: "(…) Acontece que os ídolos fazem história e, alguns deles, recuperados para novas linguagens, protagonizam mesmo o cerne de discursos sempre atuais. Disso é exemplo maior o trabalho de Andy Warhol que dá o mote às obras de Capote, o Pintor. Trata-se de um paralelismo incontornável que se espelha, ainda, numa sobreposição de gosto ou, se preferirem, numa estética vocacionada para os ícones da cultura popular que já cruzam a transvanguarda internacional. Cada povo tem os seus diletos mas a universalidade dos princípios abarca-os sem conflito.


De certo modo, é justamente isto o que Capote põe em confronto quando, recorrendo a escolhas aleatórias, redimensiona o problema dos ícones sociais fazendo-os parte inerente e interessada de uma comunicação já consensual. O tratamento e a cor, as texturas e a composição, o processo de raiz serigráfica e o jogo rítmico das figuras no espaço disponível, respondem pela sensibilidade deste autor cuja intervenção se pauta, predominantemente, pela necessidade de acerto cronológico e pela pesquisa que lhe valida o seu meritório percurso".


Seria bom podermos espreitar o futuro e observar a obra que este emergente artista da nossa Terra irá criar. Capote continuará a crescer como artista plástico e presentear-nos-á com a qualidade das suas composições visuais, marcando de forma indelével o panorâma artístico e cultural do Município de Ílhavo.


Casa Cultura
EXPOSIÇÃO
21
Abr
16:00
Uma vida inteira por detrás da câmara
Mário Marnoto

Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60.  Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.

Planteia
Oficina
29
Jun
10:30
Oficina Bichos e Bicharocos
Mediação 23 Milhas

Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.

Casa Cultura
Oficina
23
Mai
19:00
Formação Clown e Animação de Rua
Zé Pedro da 5ª Oficina

Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?

Planteia
Oficina
11
Mai
10:30
Desenhos que o Planteia faz | Oficina de sombras
Inês Melo

Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.

Planteia
Oficina
13
Abr
10:30
Oficina de Pigmentos Naturais
Mediação 23 Milhas

A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?

Planteia
Oficina
28
Jun
10:00
Jardins Vivos | Oficina boas práticas para um jardim ecologicamente sustentável
Ana Inês Conde

Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.

Planteia
Oficina
10
Mai
10:00
Traços da Natureza | Oficina de Ilustração Botânica
Renato Nakazone

Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.

Planteia
Oficina
12
Abr
10:00
Pintar com Linhas | Oficina de Ponto de Arraiolos
António Adauta

O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.

Planteia
PROGRAMAÇÃO
23
Mar
11:00
Histórias sem corantes
Tiago Sami Pereira

Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.

Cais Criativo
Música
21
Jun
23:55
Sleep Stages: concertos para dormir, com Coldest Winter e usof
GrETUA + Universidade de Aveiro

O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2024 23 Milhas
André Capote
André Capote
23milhas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile