Género musical
Música eletroacústica,
contemporânea, neo-folk,
psicadélica, jazz-pop-fusão,
neoclássica
Agenciamento
Pessoa responsável: Gerson de
Sousa Batista
Telefone: 914680279
E-mail: gerson.acompor@gmail.com
Website
Género musical
Música eletroacústica,
contemporânea, neo-folk,
psicadélica, jazz-pop-fusão,
neoclássica
Agenciamento
Pessoa responsável: Gerson de
Sousa Batista
Telefone: 914680279
E-mail: gerson.acompor@gmail.com
Website
É COM CERTEZA UMA TASCA PORTUGUESA
É COM CERTEZA UMA TASCA PORTUGUESA é um Drama Teatro-Musical, que se desenrola em torno da junção de elementos do folclore português com a performance contemporânea, e que explora elementos simbióticos da eletrónica ao vivo, fixed media, música eletroacústica com a performance teatral, em muito inspirados na Revista à Portuguesa. Tudo isto tendo como cenário a “tasca de uma aldeia”, e como intervenientes o TASQUEIRO e o FREGUÊS, de máscara, em plena fase de mitigação da Covid-19. Este espetáculo surgiu a partir de um estudo que foi feito, ao longos de vários anos por este grupo de trabalho, sobre a temática dos instrumentos do dia a dia na criação de sons ordenados em música, onde a ideia primordial é absorver o público num enredo caricato e familiar, levando-o a viajar por vários ambientes sonoros de carácter tradicional e outros com um carácter mais futurista e inovador, intercalados por situações sui generis do folclore português, numa obra de fusão, que junta temas típicos de tasca e “clichés pós confinamento” a reflexões sobre o nosso lugar no universo. Além de uma amostra de música para percussão, eletrónica e um constante deambular entre o satírico e o filosófico, a ação acontece sempre a partir de situações interativas com os diferentes tipos de objetos existentes no set da tasca, num constante oscilar entre momentos de comédia, êxtase, angústia, tragédia, caos e outros que sugerem uma reflexão interna mais profunda. Ambos os personagens, com a sua razão e uma visão do mundo bastante peculiar, exploram elementos caricatos do folclore português numa linguagem atual, tendo como inspiração este micro-ambiente tão cheio de tiques e tradição, que é a taberna, onde o conhecimento e a ignorância bailam juntos, dando surgimento a uma cultura própria e rica em perspetivas únicas. Alguns dos tipos de situações presentes na obra são: luta de vassouras; “partidas ritmadas” de matrecos; música com garrafas afinadas em escalas; batalhas de improvisação livre; percussão com talheres e outros objetos corriqueiros; percussão corporal com fala e exploração de diversas valências da voz; improvisação sobre eletrónica; etc. Todo o conjunto de instrumentos é incorporado numa instalação cenográfica que remonta uma TASCA de ambiente tipicamente português.
ideia, libreto, composição, direção artística Gerson Batista performance Jonathan da Silva e Jorge Lima técnico de luz António Aldina da Costa técnico de som Gonçalo Garcia costume design / cenografia Julia Belyakovich design Rosa Rufino documentação audiovisual Rita Andias
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no Planteia, de forma a descobrirem os pequenos animais que nele habitam.
Sousini é um compositor e pianista cansado da busca por inspiração, que possui uma caixa onde esconde um segredo que pode mudar o mundo.
O Festival PAPAGAIO é a oportunidade para uma viagem conjunta e íntima de descoberta do mundo das artes performativas para bebés, crianças e suas famílias.
Esta é a primeira oficina da nova temporada do Planteia. A primavera voltou e os momentos de convívio e aprendizagem ao ar livre também. Nesta sessão, vamos aprender a construir abrigos para insectos polinizadores, conversar sobre esses bichos e o seu papel, quais são e onde e como podem ser encontrados.
A ocorrência do fenómeno sonoro assenta numa multiplicidade de Metamorfoses. Este é o princípio orientador da proposta da Orquestra Filarmónica Gafanhense, em formato Banda Sinfónica, para um concerto que tem como obras centrais "Aegean Festival Overture" de Andreas Makris e "Il Cantico" de Oliver Waespi.
A Funk You Brass Band, uma das brass bands com mais história do país,
regressa à Casa da Cultura de Ílhavo para o concerto de lançamento do seu
mais recente projeto PT MUSIC SESSIONS.
O espetáculo Princesa Sal, de Vera Alvelos, estreia este domingo, dia 20 de março, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Já em residência artística de finalização deste trabalho, na Fábrica das Ideias, e depois de um longo trabalho prévio, a criadora fala sobre o processo e o tema deste espetáculo destinado, sobretudo, a crianças dos 8 aos 12 anos.
Two-Time Winners é uma dupla nu-soul/R&B formada por Samuel Silva e João Sêco, músicos/produtores que, depois de muitos anos de partilha de experiências e palcos, se juntam pela primeira vez para criar um projeto de música original.
Os Especificalistas - Grupo específico de ação crítica é um projeto do Lugar Específico, que junta grupos de crianças e ou pessoas de outras faixas etárias interessadas em descobrir o que é isso de fazer crítica de arte.
A oficina de construção de marionetas de luva consiste na construção individual de uma marioneta a partir de objetos utilizados no dia-a-dia.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263