A Fábrica das Ideias é um equipamento cultural especializado em residências de criação, particularmente vocacionado para as artes visuais e performativas.
Ao propósito de acolher e apoiar artistas em processo de criação, junta-se o de trazer a produção cultural para o dia a dia da Gafanha da Nazaré: promover a permanência dos artistas e potenciar o seu cruzamento com os públicos, desmistificar os processos de criação e conceber projetos em parceria com a comunidade. A Fábrica das Ideias tem as condições necessárias para acolher residências artísticas: quartos, salas de ensaio e multiusos, auditórios, galerias e oficinas (madeira, pintura, têxtil e metais). Estes são também espaços de trabalho abertos à comunidade local. Pretende-se garantir condições de trabalho aos criadores e às estruturas locais, fomentando o seu cruzamento com os artistas e projetos do Programa de Residências Artísticas e Apoio à Criação.
A programação da Fábrica das Ideias é eclética e generalista, procurando intensificar a sua apropriação pela comunidade: inspira-se e cruza-se com as referências locais e tira partido do caráter menos formal de alguns momentos, como a apresentação dos projetos em residência. Além de ocupar os espaços mais convencionais, como os auditórios e as galerias, a programação estende-se ao Convés e ao Jardim 31 de agosto.
RIDER TÉCNICO — FÁBRICA IDEIAS GAFANHA NAZARÉ
PLANTA PLATEIA — FÁBRICA IDEIAS GAFANHA NAZARÉ
RIDER TÉCNICO COMUM A TODOS OS ESPAÇOS
HORÁRIO
Terça-feira a sábado: 11:00-13:00 + 14:00-18:00
Domingo e segunda-feira: encerrado
Abertura 30 minutos antes do início dos espetáculos
MORADA
Rua Prior Guerra | 3830-711
Gafanha da Nazaré
GPS: 40º38'10.57"N | 8º 42'42.56" W
CONTACTO
Destaques neste espaço
Inês Filipe lança-se ao desafio de interpretar obras de compositoras portuguesas e, nesse contexto, apresenta, juntamente com a Orquestra das Beiras, o Concerto para Piano de Maria de Lourdes Martins.
Esta é uma visita sobre os inícios. Vamos falar sobre aquele grão de vida que pode dar origem a uma flor ou a uma grande árvore.
No jardim, duas centenas de plantas. No contacto com a natureza, com olhar atento, explora-se o jardim e descobrem-se a alfazema ou o alecrim, o girassol ou a lúcia-lima.
A Natureza surpreende-nos todos os dias com pequenas e grandes transformações.
Nesta oficina, os participantes vão aprender a criar sabão do zero e a explorar técnicas ancestrais de maceração de óleos e a saponificação a frio.
O Cais à Noite regressa ao Cais Criativo, plantado na praia, para que nos encontremos quase à beira-mar, mas sempre imersos em águas seguras: para dançar, não ter pudor em cantar - e ser - sobre amor, contemplarmos o céu por dentro, estarmos uns com os outros, fazermos faíscas e chavascal.
É ao sol, no seu poente e na promessa de só mais um começo, que vamos aprendendo a resistir no escuro.
Este é um espetáculo de Fernando Mota, em coprodução com o 23 Milhas, destinado a todas as infâncias, que cruza a dança contemporânea e a informática musical com instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros criados a partir de árvores, rochas, água e outros materiais naturais.
Diana Vilarinho é uma jovem cantora de fado que lançou, em 2021, o seu primeiro disco, produzido pelo também fadista Ricardo Ribeiro.
Da Chick regressa ao Cais Criativo depois de criar a sua própria editora: «Mostly Groovy».
Margarida Campelo lançou, em 2024, «Supermarket Joy», o seu primeiro disco a solo. A intérprete, compositora e produtora, explora os territórios da música pop, soul, R&B e jazz experimental.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263