MENU

Image
LEME
2—12 DEZ 2021
Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre
Ílhavo

Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais

Depois de um ano de suspensão, que se é uma das técnicas que mais nos impressiona no circo contemporâneo, nos limita quando falamos de tempo e expetativas, o LEME regressa para uma edição diferente, maior na sua duração porque diluída em mais dias e mais espaços.


O que fica depois do vazio? A compensação, a consequência, a instabilidade, o coração nas mãos, os monstros debaixo e por cima de todas as camas e as camas às vezes são não mais que os nossos peitos ainda carregados de balas disparadas por nós. Mas o que é o peito, se não, também a cama onde aterramos da queda? E trepamos. Regressamos à corda, à subida, à estrutura, ao salto, ao outro.


As balas ainda no peito, mas a ideia de que desdramatizar e reconstruir talvez seja a forma mais fácil de nos equilibrarmos sob, sobre, uns com e nos outros. E depois, a acrobacia constante de contemplarmos mudar, mexer, transfigurar: como fez Rui Paixão, que se começou por conceber por “Irredutível”, em 2020, fez parir “Albano”, em 2021. Sobre, precisamente, ser apanhado desprevenido. Não saber o que se espera. Mas se falamos nos espetáculos desta edição para falar sobre como chegámos, navegando, até aqui, importa não esquecer o que nos quer dizer “Un contre un”: não podemos olhar para trás.


São dez dias para a frente, inteiros e ateados à espera. 


Com França como país convidado, e com destaque para as técnicas de acrobacia de mão e mão e de mastro chinês na programação desta edição, mantemos muito do que importa: o apoio à criação artística e aos novos criadores, através da categoria Navegar, continua a aposta na formação, no diálogo e na diversidade, tanto na programação que apresenta como nos públicos que chama e acolhe. 


Há novos espaços. O LEME vai para diferentes palcos, inesperados, onde testa os limites do circo e do território como, por exemplo, o Cais Bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré. Mantém-se o desafio à reflexão e ao pensamento crítico sobre circo contemporâneo, através do Circus Fórum, que promove um encontro entre profissionais da área, e do Beta Circus, um projeto de cooperação europeu que seleciona artistas que serão integrados num programa internacional de capacitação em novas tendências para a criação contemporânea, com foco na "nova magia", esta última que é também uma das novidades da edição deste ano do LEME.

Image overlay
Lorem ipsum
2—12 DEZ 2021
Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre

Eventos do Festival

Planteia
CIRCO CONTEMPORÂNEO
2
Dez
17:30
Nha identidade

“Eu sou o homem que foi espancado à frente do filho no estádio / Eu sou a mãe que foi agredida / Porque tens medo do bairro? / Eu sou um jovem estudante licenciado e fui espancado / Onde a justiça é cega, mas dá ouvidos ao outro lado / Eu sou um jovem negro discriminado e baleado / Eu sou um homem negro injustamente asfixiado.” Vado Más ki Às

MAIS INFORMAÇÕES

Terminal especializado de descarga de pescado
CIRCO CONTEMPORÂNEO
2
Dez
21:30
Albano

Albano é uma performance para ser vista de dentro para fora. O espetador é apanhado desprevenido no seu quotidiano e colocado na posição de voyeur do espaço público.


MAIS INFORMAÇÕES

Local a definir
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
Dez
10:00
Un contre un

Existem duas pessoas, lado a lado, mal se encontram separados, mas não se vêem. O espaço é limitado e é como se estivessem presos.

MAIS INFORMAÇÕES

Local a definir
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
Dez
10:30
SISYPHUS

SISYPHUS é uma tentativa de mostrar como a nossa vida pode mudar se olharmos para ela de uma perspetiva diferente.

MAIS INFORMAÇÕES

Planteia
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
Dez
12:30
Pobre Menina Rica

E o requinta cai-lhe aos pés, agora sujos de lama. Pobre menina rica é um quadro da memória embrulhada na bruma, a memória de cada um. Onde começa e acaba a percepção daquilo que somos?

MAIS INFORMAÇÕES

Escola Secundária Gafanha da Nazaré
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
Dez
21:30
Surface

“Surface” (superfície) é uma peça sobre os mandamentos da água com influências da técnica de acrobacia mão-a-mão, desenhada e apresentada pela companhia Familiar Faces.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
Dez
23:00
Déluge

Palhaço, mágico e malabarista na sua função, jovial, enérgico e sonhador na sua essência: Rémi interpreta, no entanto, um personagem que parece estar constantemente no limite da tragédia.


MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
Dez
22:00
Com)Sequência

(Com)Sequência é um jogo entre três corpos moldáveis a um espaço que é estanque. Contudo, o espaço também influencia os corpos, o jogo muda em consequência do espaço e a ação vive como sequência de um encontro.

MAIS INFORMAÇÕES

1
/
2
«
»

FILTROS

DISCIPLINA

·

APRESENTAÇÃO

·

OFICINA

·

INSTALAÇÃO

·

MULTIDISCIPLINAR

·

PROJETO

·

CONVERSA

·

MÚSICA PARA BEBÉS

·

INTERDISCIPLINAR

·

PROGRAMA DE RÁDIO

·

ATIVIDADES

·

RÁDIO

·

PROGRAMAÇÃO

·

Comunicado

·

ARTES PLÁSTICAS

·

TEATRO DE PAPEL

·

TEATRO DOM ROBERTO

·

PERCURSO

·

EXPOSIÇÃO

·

PERFORMANCE

·

ENTREVISTA

·

TEATRO DE MARIONETAS

·

Stand-up

·

ARQUITETURA

·

DANÇA

·

ARTES PERFORMATIVAS

·

FORMAÇÃO

·

CIRCO CONTEMPORÂNEO

·

TEATRO

·

CINEMA

·

Música

LOCAL

·

Cais Criativo

·

Laboratório Artes

·

Fábrica Ideias

·

Casa Cultura

AUDIÊNCIA

·

M/11

·

dos 3 aos 10 anos

·

M/16

·

Maiores de 5 Anos

·

Maiores de 14 Anos

·

M/12

·

Maiores de 8 anos

·

Maiores de 7 anos

·

dos 0 aos 36 meses

·

M/3

·

M/4

·

M/6

·

M/10

LIMPAR FILTROS

Edições passadas

Image
2019
LEME

Festival de Circo Contemporâneo e criação artística em espaços não convencionais

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2018
LEME

Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2020
LEME

Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais

MAIS INFORMAÇÕES

Terminal especializado de descarga de pescado
CONVERSA
26
Out
19:00
Residência à Conversa
Ensaio Aberto com Rui Paixão/Holy Clowns - ALBANO

Esta residência à conversa inclui um ensaio aberto do espetáculo ALBANO, com estreia marcada para o LEME, e está inserida na residência artística de Rui Paixão que decorre de 18 a 26 de outubro na Gafanha da Nazaré.

Casa Cultura
TEATRO
18
Mar
21:30
Hamster Clown
por Ricardo Neves-Neves e Rui Paixão

Era uma vez, num espaço e num tempo incerto, algures na evolução do rato para o homem, um ser fechado no seu próprio labirinto. O encenador Ricardo Neves-Neves e o performer e clown Rui Paixão juntam-se pela primeira vez e criam um espetáculo sem texto, carregado de efeitos sonoros e visuais.

Fábrica Ideias
CONVERSA
6
Nov
17:00
Milha Programa de apoio para o desenvolvimento do setor cultural local
com José Valente - Projeto Trégua, Bernardo Limas - Haff Delta, Anabela Mateus e Paula Gomes - Quinto Palco e Luiz Antunes - Companhia Jovem de Dança de Ílhavo

Artistas e agentes culturais que são algumas das peças fundamentais no programa de apoio à produção local associado à Milha refletem sobre o impacto deste no desenvolvimento dos seus projetos no Município de Ílhavo.

Casa Cultura
MÚSICA
7
Nov
17:00
Plywood Society
Concerto

Plywood Society é uma banda indie influenciada pela amizade e, assim sendo, constituída por quatro amigos de longa data: André Neto, Miguel Trovão, Tiago Salgueiro e Tiago Cerqueira.

Casa Cultura
MÚSICA
7
Nov
16:00
Trégua
por José Valente e Orquestra Filarmónica Gafanhense

TRÉGUA é a primeira obra criada para viola d’arco e orquestra de sopros, da autoria do premiado compositor e violetista José Valente. O desejo pela inovação musical e a disrupção de paradigmas foram os principais motes para uma reunião imprevisível entre a sua viola, a sua composição e o esforço da Orquestra Filarmónica Gafanhense, dirigida pelo prestigiado saxofonista e Maestro Henrique Portovedo.


Casa Cultura
MÚSICA
6
Nov
22:00
Blow
Concerto

Blow une alguns nomes bem conhecidos do rock da região para uma nova banda que promete pirataria artesanal sonora numa era que é, tantas vezes, demasiado digital para um pirata (ao) vivo.

Casa Cultura
MÚSICA
6
Nov
21:00
the Hornbros Beat Lab
Concerto

Depois de inúmeras experiências e partilhas musicais, João Sêco e João Samuel Silva juntam-se mais uma vez num projeto que pretende associar as ferramentas eletrónicas de produção musical aos instrumentos de sopro.



Jardim 31 de Agosto - Gafanha da Nazaré
MÚSICA
6
Nov
16:00
Mimo’s Orchestral Experience
por Mimo’s Dixie Band com Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova

Este projeto explora a junção da tradição da banda filarmónica com o estilo jazz dixieland “New Orleans”, abordando várias vertentes relacionadas com a improvisação musical, o teatro e a música como comédia.

Fábrica Ideias
MÚSICA
5
Nov
22:00
Vitória Wilkens
Concerto

Vitória Wilkens é uma jovem cantora nascida no Pará, no norte do Brasil, que logo na infância revelou grande paixão pela arte do som.


Fábrica Ideias
DANÇA
5
Nov
21:00
5280 pés
por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo

5280 pés é a nova criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, uma iniciativa do projeto cultural 23 Milhas em colaboração com a Heurtebise Associação Cultural com a coordenação do coreógrafo, bailarino e criador Luiz Antunes.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image