Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo
O simples, embora inexplicável e minucioso, ato de criar é, por si, só, quase sempre, um exercício de rebeldia. Criar é um risco. Desobedecer ao nada, descompor a mesmice. Criar é contrariar a coisa conformada, bafienta, espartilhada. E às vezes o que se cria é muito belo, sim, mas aqui nem estamos a falar só de fazer o que é bonito. Criar é questionar, confundir, insistir, dizer que não, demolir a norma.
Em 2023, a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, inspirada pela Companhia Jovem de Dança, que trabalhou o tema da desobediência, reforçou a sua chamada à criação e promove a apresentação de espetáculos criados por artistas, associações e escolas locais, apresenta novos projetos e cria novos encontros, a partir da ideia de resistência e transgressão, que atravessa, desde sempre, a génese do 23 Milhas e de quem o pensa e habita.
O poeta Manuel de Freitas declara-se, no último verso de um seu poema: “a festa, a única que me interessa, é o teu nome”. A Milha é dos poetas e dos que não são poetas, celebra os ilhavenses que criam a música de hoje e dos que fizeram a música de sempre, é dos que desobedecem e dos que cumprem a arte de continuar a criar. E a pisar o risco, por isso.
Na sua sétima edição, que decorre de 20 a 22 de outubro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, a Milha escolheu o banco de trás do autocarro, suja a parede, faz perguntas, não se justifica, não diz a que horas chega, e, a ser repreendida, que seja pelo nome.
ALINHAMENTO
20 outubro (sexta-feira)
21:30 Cláudio da Paula e Paula Cirino - Duplas PRAIA
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Convés
22:00 Manel Cruz
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Auditório
23:00 Dj Roger
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Convés
21 outubro (sábado)
21:00 António Justiça e Rui Pereira - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Sub-palco
21:30 AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
22:30 Henrique Vilão e Satha Lovek - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Sub-palco
22 outubro (domingo)
15:00 Inauguração Exposição 10 anos Academia Belas Artes Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
15:30 Equinócio e Wine on the Carpet - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Foyer
16:00 AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
18:00 Vaskid - Apresentação oficinas xullaji
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Sala de ensaios
18:30 Ligação Frontal - Apresentação oficinas xullaji
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Sala de ensaios
19:00 Orquestra do Mar tocam Por este rio acima de Fausto com Lavoisier
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Auditório
Eventos do Festival
FILTROS
DISCIPLINA
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LOCAL
·
·
·
·
AUDIÊNCIA
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LIMPAR FILTROS
Edições passadas
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263