Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo
O simples, embora inexplicável e minucioso, ato de criar é, por si, só, quase sempre, um exercício de rebeldia. Criar é um risco. Desobedecer ao nada, descompor a mesmice. Criar é contrariar a coisa conformada, bafienta, espartilhada. E às vezes o que se cria é muito belo, sim, mas aqui nem estamos a falar só de fazer o que é bonito. Criar é questionar, confundir, insistir, dizer que não, demolir a norma.
Em 2023, a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, inspirada pela Companhia Jovem de Dança, que trabalhou o tema da desobediência, reforçou a sua chamada à criação e promove a apresentação de espetáculos criados por artistas, associações e escolas locais, apresenta novos projetos e cria novos encontros, a partir da ideia de resistência e transgressão, que atravessa, desde sempre, a génese do 23 Milhas e de quem o pensa e habita.
O poeta Manuel de Freitas declara-se, no último verso de um seu poema: “a festa, a única que me interessa, é o teu nome”. A Milha é dos poetas e dos que não são poetas, celebra os ilhavenses que criam a música de hoje e dos que fizeram a música de sempre, é dos que desobedecem e dos que cumprem a arte de continuar a criar. E a pisar o risco, por isso.
Na sua sétima edição, que decorre de 20 a 22 de outubro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, a Milha escolheu o banco de trás do autocarro, suja a parede, faz perguntas, não se justifica, não diz a que horas chega, e, a ser repreendida, que seja pelo nome.
ALINHAMENTO
20 outubro (sexta-feira)
21:30 Cláudio da Paula e Paula Cirino - Duplas PRAIA
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Convés
22:00 Manel Cruz
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Auditório
23:00 Dj Roger
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Convés
21 outubro (sábado)
21:00 António Justiça e Rui Pereira - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Sub-palco
21:30 AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
22:30 Henrique Vilão e Satha Lovek - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Sub-palco
22 outubro (domingo)
15:00 Inauguração Exposição 10 anos Academia Belas Artes Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
15:30 Equinócio e Wine on the Carpet - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Foyer
16:00 AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
18:00 Vaskid - Apresentação oficinas xullaji
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Sala de ensaios
18:30 Ligação Frontal - Apresentação oficinas xullaji
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Sala de ensaios
19:00 Orquestra do Mar tocam Por este rio acima de Fausto com Lavoisier
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Auditório
Eventos do Festival
FILTROS
DISCIPLINA
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LOCAL
·
·
·
·
AUDIÊNCIA
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LIMPAR FILTROS
Edições passadas
Esta é uma oficina para discutir espetáculos de circo, os seus temas e especificidades, que vai juntar um grupo de pessoas interessadas em debater opiniões e reflexões sobre circo contemporâneo.
Esta será uma sessão exploratória na caixa de palco, a partir do cenário do espetáculo “Vagalume”, num contexto informal de jogos, experimentação e conversas, alinhados com a temática da proposta artística da criação do LEME deste ano.
Este é um encontro entre duas personagens sobre a busca de aprovação no outro e a fragilidade do ego humano.
Quando ocupamos um espaço, o que é que significa realmente ocupar esse espaço? Estamos a dar-lhe uma razão ou estamos a corromper a sua essência? Habitar os espaços que existem entre dois corpos que se aproximam, revelar as possibilidades entre o contacto, o equilíbrio e a coordenação.
Nesta performance, a criadora e intérprete desafia o público a desligar o desejo de entender. Entre o poético e o surreal, celebra-se o absurdo de viver no mundo em que a galinha já atravessou a rua.
A partir do poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”, de Álvaro de Campos, a intérprete explora o quotidiano pouco convencional de um corpo cansado numa sala de estar partilhada com o público.
O que é um super-herói? E o que é que a nossa imaginação coletiva nos diz que devemos fazer na presença de um?
“Yin 2.0” é um espetáculo de dança e malabarismo que cruza tempos, mundos e espaços diferentes entre si, mas que se combinam nesta criação da Cie. Monad.
Num parque de tubos insufláveis, Wes Peden faz malabarismo colorido choque ao som de música eletrónica e de sons distorcidos de montanhas-russas.
Em “EXIT” há várias saídas possíveis. Quatro intérpretes cruzam-se e desencontram-se numa coreografia nervosa através de uma instalação gigante de paredes e portas giratórias que se abrem e fecham e que vão dar a lado nenhum.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263