MENU

Image
Palheta
4—6 MAR 2022
Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

Robertos e marionetas

O Palheta regressa para uma quinta edição marcada pela mudança.


Este ano, o festival olha para os sonhos e as dores de crescimento, das pessoas e do mundo, mas também para limitações e barreiras. “Fronteiras” manipula objetos e personagens para falar sobre migração; “Dura dita dura” recorda um país outrora mudo, em que as paredes tinham ouvidos. “O meu avô consegue voar” reflete sobre a memória e a saudade, enquanto “Os sonhos de Tom” pergunta o que fizemos com os nossos de infância. Em “Ninho” fala-se sobre as coisas simples que nos tornam menos mudos. “Alfredo o colecionador das borboletas” não é um espetáculo sobre borboletas, mas um importante discurso sobre deficiência e liberdade. O habitual teatro de Dom Roberto e a oficina “Meias Monstras”, complementam o programa deste Palheta, que acontece não só na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, mas também noutros espaços do Município de Ílhavo. Paralelamente, mantém-se o desafio à turma de artes da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, com um projeto dirigido pelo marionetista e encenador Rui Queiroz de Matos 


Em todos estes espetáculos existe uma mudança. Uma fuga, o tempo, um cravo, um poema: todas coisas que podem mudar uma vida. Outras, o mundo até.

Image
Image overlay
Lorem ipsum

O que é o Palheta?

Em 2014, começou na Gafanha da Nazaré uma Mostra de Robertos e Marionetas na cidade. Surgiu a partir do legado de Armando Ferraz e da por isso evidente ligação deste tipo de teatro com o território. Em 2018, e depois do surgimento do 23 Milhas com novos planos para um trabalho alargado para essa relação, a Mostra transformou-se em Palheta. Por causa do utensílio com que se dá voz aos Robertos, mas também a partir da ideia de estar na palheta, um conforto e um confronto que estes encontros permitem, e ainda por causa da palheta que serve para nos dar música. O Palheta é agora, mais do que uma mostra, isso mesmo: uma possibilidade de encontro a vários níveis.

O festival estendeu-se, nestes últimos anos, a vários pontos da cidade, criando parcerias, desafiando a comunidade, as escolas e o comércio local. A programação não só se internacionalizou, como se diversificou, dando lugar a outros tipos de fantoche.

O Palheta é hoje um festival para todos, com propostas diversificadas, oficinas durante e antes do festival, e um trabalho contínuo que garante a continuidade não só da sua existência, mas também da história dos robertos e das marionetas.

Image
Image

Informação dos locais

O Palheta - Robertos e Marionetas acontece em vários espaços na Gafanha da Nazaré. Além da Fábrica das Ideias, espaço cultural do 23 Milhas, sede do festival, estende-se a outros locais como a Casa da Música, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, a Escola Secundária, o Mercado ou a própria rua.

Image
Image

Áreas programáticas

EXPOSIÇÕES

Todos os anos o Palheta aposta numa exposição que sirva de mostra do ainda bem composto espólio de robertos e marionetas em Portugal.
A partir da edição de 2020, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe a exposição “Na Ponta da Língua”, um núcleo permanente sobre a relação dos robertos e das marionetas à cidade, desde que o bonecreiro Armando Ferraz se tornou uma referência nesse tipo de teatro na Gafanha da Nazaré, passando pela Mostra de Robertos e Marionetas, até ao Palheta.

PROJETO COMUNIDADE

Todos os anos, o Palheta convida uma companhia de teatro de marionetas para desafiar a comunidade a juntar-se ao festival através da criação de um espetáculo que se insere na sua programação. Na antecipação do festival, acontecem assim, várias oficinas com a comunidade, sendo que já passaram por este projeto dezenas de pessoas.

OFICINAS E PROJETOS COM AS ESCOLAS

O Palheta, à semelhança do 23 Milhas, quer estar próximo das escolas e dos jovens. Em 2019, surgiu na Gafanha da Nazaré a primeira turma de artes do Secundário e, por isso, o projeto Desenhos Articulados. Neste projeto esta turma tem sido desafiada a criar conteúdo artístico, em oficinas com uma companhia de teatro de marionetas, que é depois integrado no festival. Em 2019, foi construída uma marioneta gigante, inspirada no tema marítimo. Em 2020, a partir do tema da máscara, inserida no contexto de rituais, constroem máscaras que serão utilizadas e expostas durante o Palheta.

PERCURSOS

Numa cidade rica em comércio local, o Palheta quer estar próximo das lojas e de quem está lá dentro. São verdadeiros museus de histórias, em permanente contacto com o público. Desde 2019 que o festival desafia um criador a elaborar um percurso, por estas lojas, que as trabalhe em diferentes abordagens. Em 2019, Marina Palácio elaborou um percurso poético por várias lojas da Gafanha da Nazaré. Em 2020, Vera Alvelos desafia os comerciantes, mas também os habitantes da Gafanha da Nazaré a falarem das suas viagens e dos objetos que as representam.

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

Além de levar até à Gafanha da Nazaré muito do que ainda se faz em Portugal no teatro de marionetas, o Palheta tem uma visão internacional que permite ao festival e a quem o visita conhecer outro tipo de fazer este teatro. A forma como se trabalham as marionetas, como se constroem e os temas abordados diferem de país para país, e do ocidente para o oriente. E o Palheta faz, também, essa viagem.

ESPETÁCULOS PARA FAMÍLIA E GRUPOS ORGANIZADOS

O teatro de marionetas está muitas vezes associado às crianças. Mas não é apenas para elas. Elas são, no entanto, uma grande parte do público deste festival e, certamente, o mais efusivo. A verdade é que os a imprevisibilidade de um Roberto delicia os mais novos. Além de ter dois dias mais dedicados às escolas, também se recebem grupos organizados de associações e seniores, no seguimento do trabalho de mediação do 23 Milhas.

Image
Image

MAIS INFORMAÇÕES

MENOS INFORMAÇÕES

4—6 MAR 2022
Gafanha da Nazaré

Eventos do Festival

FILTROS

DISCIPLINA

·

OFICINA DE PINTURA

·

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

·

FEIRA DO LIVRO

·

DJ SET ILUSTRADO

·

INSTALAÇÃO PERFORMATIVA

·

OFICINA DE DESENHO EM ESPAÇO PÚBLICO

·

PERCURSO PERFORMANCE PARTICIPATIVA

·

LEITURA ENCENADA

·

PERFORMANCE DE RUA

·

CONCERTO PERFORMATIVO

·

CONCERTO MULTIMÉDIA

·

CONCERTO ILUSTRADO

·

CINE-CONCERTO

·

TEATRO PARA BEBÉS

·

APRESENTAÇÃO

·

OFICINA

·

INSTALAÇÃO

·

MULTIDISCIPLINAR

·

PROJETO

·

CONVERSA

·

MÚSICA PARA BEBÉS

·

INTERDISCIPLINAR

·

PROGRAMA DE RÁDIO

·

ATIVIDADES

·

RÁDIO

·

PROGRAMAÇÃO

·

Comunicado

·

ARTES PLÁSTICAS

·

TEATRO DE PAPEL

·

TEATRO DOM ROBERTO

·

PERCURSO

·

EXPOSIÇÃO

·

PERFORMANCE

·

ENTREVISTA

·

TEATRO DE MARIONETAS

·

STAND-UP

·

ARQUITETURA

·

DANÇA

·

ARTES PERFORMATIVAS

·

FORMAÇÃO

·

CIRCO CONTEMPORÂNEO

·

TEATRO

·

CINEMA

·

Música

LOCAL

·

Cais Criativo

·

Laboratório Artes

·

Fábrica Ideias

·

Casa Cultura

AUDIÊNCIA

·

M/11

·

dos 3 aos 10 anos

·

M/16

·

Maiores de 5 Anos

·

Maiores de 14 Anos

·

M/12

·

Maiores de 8 anos

·

Maiores de 7 anos

·

dos 0 aos 36 meses

·

Bebés dos 0 aos 36 meses

·

Maiores de 18 anos

·

M/3

·

M/4

·

M/6

·

M/10

LIMPAR FILTROS

Edições passadas

Image
2018
Palheta

Robertos e Marionetas

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2020
Palheta

Robertos e Marionetas

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2019
Palheta

Robertos e Marionetas

MAIS INFORMAÇÕES

Planteia
OFICINA
24
Set
10:30
Oficina Planteia: Construção de um herbário
com Rosa Pinho

Para nos ajudar a construir um herbário, convidámos a responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro, Rosa Pinho, que nos desafia nesta oficina a observar a diversidade de plantas do Planteia e a distingui-las e arquivá-las, através da técnica de secagem de plantas.

Planteia
OFICINA
11
Set
10:30
Planteia em família
Oficina TEXTURAS DO PLANTEIA + Jogos Ganhar Futuro

Nesta oficina vamos explorar as texturas que existem no Planteia e descobrir como as suas folhas, flores e cores se podem refletir num objeto artístico a partir de papel e barro.

Planteia
OFICINA
27
Ago
10:30
Oficina Planteia: Cosmética Natural
com Mariana Andrade

Esta oficina de cosmética natural explora o mundo a aromaterapia, recorrendo a matérias primas de origem natural e 100% vegetal.

Planteia
OFICINA
21
Ago
10:30
Planteia em família
Oficina — Os insetos que habitam o Planteia + Jogos Ganhar Futuro

Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no Planteia, de forma a descobrirem os pequenos animais que nele habitam.

Fábrica Ideias
MÚSICA
27
Nov
16:00
Orquestra Filarmónica Gafanhense
Concerto do 186º Aniversário

A Orquestra Filarmónica Gafanhense (OFG) surgiu como uma estrutura destinada à produção de música erudita, composta maioritariamente para Instrumentos de Sopro, em que os horizontes da criação e da performance são abrangidos pela abertura ao experimentalismo e à contemporaneidade.

Casa Cultura
MÚSICA
11
Dez
16:00
Concerto de Natal
por Orquestra Filarmonia das Beiras com coro do DECA/UA

No concerto de Natal deste ano, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta um grandioso programa, constituído por obras intemporais de música clássica alusivas à época natalícia.

Casa Cultura
MÚSICA
15
Nov
21:30
Festivais de Outono
com Orquestra La Ideal

A Orquestra Típica de Tango “LA IDEAL” é uma orquestra formada em setembro de 2013 na cidade do Porto com o duplo propósito de recriar a música de dança das milongas tradicionais e apresentar em concerto de compositores como Piazzolla e Rovira.

Planteia
TEATRO
23
Out
11:00
Não há duas sem três!
por Catarina Requeijo

A família quase perfeita reúne-se outra vez. Na feira popular ninguém passe frete. É a certeza da tia Odete. A sobrinha Manela vai adorar e o marido Alfredo vai ter de alinhar. Lugar de aventuras, mas também de surpresa.

Planteia
OFICINA
23
Out
14:30
Plantio de Outono
por Fernanda Botelho

A forma como a natureza, e neste caso os jardins e as suas espécies e possibilidades evoluem, está intimamente sincronizada com as estações do ano.

Casa Cultura
MÚSICA
2
Out
16:00
Gestos Invisíveis
por Sonoscopia

O som gesticula, mexe, tem um impacto mais que sonoro. Partindo da invisibilidade do gesto eletrónico como elemento de exploração musical e cénica, este é um exercício que une Gustavo Santos, da Sonoscopia, a João Dias e Miquel Bernat do Drumming Grupo de Percussão.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image