MENU

Image
Rádio Faneca
10—12 JUL 2020
Ílhavo
Ílhavo

Criação em comunidade

O Rádio Faneca foi sempre um festival de compromisso, mas também de descomprometimento. Um ato conjunto de liberdade e fruição. E foi, e é, sempre um festival feito a muitas mãos, com a comunidade, partindo dela para ela. Num ano de mãos vazias, sentimos que é ainda mais necessário que, sem as darmos, não as tenhamos a medir. As mãos agarram, sustentam, puxam, tocam-se, apontam, fazem acontecer, protegem. Este ano, tudo mudou, mas reforçou a vontade, ou a urgência, de transmitir alegria. A cultura é inadiável. É missão de um festival como o Rádio Faneca que se continue a apoiar os artistas, a estimular os públicos e a orientar as pessoas no sentido de continuar. Porque é isso que acontece com a vida. Cumprindo todas as regras de higiene e segurança, prevenindo ajuntamentos, criando condições para que estejamos juntos sem medo, o festival acontecerá num formato muito diferente, com a sua atividade centrada na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, onde se constrói um recinto: o palco Jardim, o palco Amália, o palco Rádio, o palco do auditório da Casa da Cultura e os Jogos do Hélder. As lotações serão limitadas, os acessos condicionados e o espaço delimitado por um jardim. Como uma casa que se fez. Se antes do mundo se alterar, o mote do festival era já a casa e os espaços que se transformam quando os habitamos, importa agora, mais ainda, a forma como os habitamos.


Ao longo dos últimos meses, houve muitas pessoas que se juntaram digitalmente para manter vivos os projetos das Histórias, que este ano juntam memórias de netos e avós, o da Bida Airada, que materializa o poema “Como se desenha uma casa” de Manuel António Pina e o da Casa Aberta, que desafia as famílias do Centro Histórico de Ílhavo a reinventar uma casa de pássaro, na impossibilidade de abrirem as suas próprias casas. “Uma casa é as ruínas de uma casa, uma coisa ameaçadora à espera de uma palavra”. O nosso dever falar.


> Os concertos de Clã, Dead Combo, Bida Airada, Maria Reis, Old Mountain e himalion requerem a aquisição de bilhete. Cada bilhete tem o custo de 2,00€ e a receita reverte para o Lar de São José, em Ílhavo.


> Os programas do Palco Rádio e as Histórias são gratuitos, têm lotação limitada e exigem o levantamento de bilhetes.


> O percurso da Casa Aberta pressupõe uma inscrição através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou diretamente na bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo.

Image
Image
Image
Image
Image overlay
Lorem ipsum

Eventos do Festival

Largo Amália Rodrigues
TEATRO
10
Jul
10:30
Avós - Histórias germinadas no quintal

Este ano, como tudo, o projeto das Histórias nos Becos também se transforma. Sai dos becos para o recinto criado para a edição especial do Rádio Faneca e instala-se no Palco Amália. Graça Ochoa orientou um projeto que, com a comunidade ilhavense, nos últimos três meses, trabalhou memórias de avós e netos a que agora chamamos Histórias Germinadas no Quintal.

MAIS INFORMAÇÕES

Centro Histórico de Ílhavo
PERCURSO
10
Jul
18:30
Percurso Casa Aberta

Duas Casas, o projeto da Casa Aberta da edição de 2020 do Rádio Faneca, desafia a comunidade a receber em sua casa uma encomenda especial - uma casa de pássaro, materiais diversos, pistas para o pensamento e algumas propostas de transformação daqueles.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
10
Jul
19:00
Maria Reis

Maria Reis lançou o seu novo disco “Chove na Sala, Água nos Olhos” na reta final de 2019. Sucede ao EP “Maria”, de há dois Verões, na Cafetra, e a um percurso de sonho vivido no grupo Pega Monstro. “Chove na Sala, Água nos Olhos” é “maravilhoso, curto e directo, animado de dúvidas e sentenças que a sua experiência achou nas acções humanas, expressas em breves e elegantes canções”.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
10
Jul
22:00
Clã

2020 marca o aparente fim do mundo, mas também o regresso dos Clã aos discos. Tal como prometido, Véspera chegou com a Primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, foi recebido com euforia pelos fãs da banda, imprensa e crítica especializada e o público foi no embalo.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
11
Jul
16:30
O Grito e o Cochicho

O Grito e o Cochicho é um programa da Rádio Estação Diária, em Viseu. Aos sábados de manhã a arte e a cultura passam por lá, privilegiando a voz dos artistas que vão falando com Catarina Machado sobre o que andam a fazer.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
11
Jul
19:00
Old Mountain

Old Mountain é um projeto co-liderado pelos músicos Pedro Branco e João Sousa. Em fevereiro de 2020, editaram “Parallels” e “This Is Not Our Music”, um lançamento duplo que marcou o início da parceria com a editora Nischo Records. O seu objectivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
11
Jul
22:00
Dead Combo

2020 não seria, desde logo, um ano qualquer para os Dead Combo. Foi o ano em que decidiram acabar. E decidiram acabar com uma tour, que em parte se adia em função do que vivemos. No entanto, adaptado à nova realidade, o concerto marcado para o Rádio Faneca mantém-se.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
12
Jul
15:30
Fumaça - "A minha casa é a prisão"

Fumaça é um órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar.

No Rádio Faneca refletem sobre o tema “A minha casa é a prisão”. Se o confinamento forçado, por causa da Covid-19, traumatizou a sociedade, como estará quem permanece anos e anos atrás das grades?

MAIS INFORMAÇÕES

1
/
2
«
»

FILTROS

DISCIPLINA

·

MULTIDISCIPLINAR

·

PROJETO

·

CONVERSA

·

MÚSICA PARA BEBÉS

·

INTERDISCIPLINAR

·

PROGRAMA DE RÁDIO

·

ATIVIDADES

·

RÁDIO

·

PROGRAMAÇÃO

·

Comunicado

·

ARTES PLÁSTICAS

·

TEATRO DE PAPEL

·

TEATRO DOM ROBERTO

·

PERCURSO

·

EXPOSIÇÃO

·

PERFORMANCE

·

ENTREVISTA

·

TEATRO DE MARIONETAS

·

Stand-up

·

ARQUITETURA

·

DANÇA

·

ARTES PERFORMATIVAS

·

FORMAÇÃO

·

CIRCO CONTEMPORÂNEO

·

TEATRO

·

CINEMA

·

Música

LOCAL

·

Cais Criativo

·

Laboratório Artes

·

Fábrica Ideias

·

Casa Cultura

AUDIÊNCIA

·

M/11

·

dos 3 aos 10 anos

·

M/16

·

Maiores de 5 Anos

·

Maiores de 14 Anos

·

M/12

·

Maiores de 8 anos

·

Maiores de 7 anos

·

dos 0 aos 36 meses

·

M/3

·

M/4

·

M/6

·

M/10

LIMPAR FILTROS

Edições passadas

Image
2019
Rádio Faneca

Criação em Comunidade

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2018
Rádio Faneca

Criação em Comunidade

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2021
Rádio Faneca

Criação em comunidade

MAIS INFORMAÇÕES

Planteia
ATIVIDADES
13
Jun
10:30
Jogar no Planteia
Planteia

Durante a manhã de domingo, crianças e adultos são convidados a espreitar e descobrir o jardim do Planteia.

Planteia
MÚSICA
18
Jun
18:30
Ricardo Panela
Lançamento do novo álbum com o pianista Nuno Vieira de Almeida

Berlin Im Licht! é o álbum de estreia a solo do barítono Ricardo Panela, que nele se junta ao pianista Nuno Vieira de Almeida, editado pela Artway Records.

Ílhavo
MULTIDISCIPLINAR
16
Jun
17:00
Crescente
Universidade Aveiro

A Universidade de Aveiro apresenta o primeiro Crescente Universidade de Aveiro, um dia dedicado ao convívio, à mostra do talento de alguns dos alunos que a constituem e ao acolhimento de artistas.

Casa Cultura
COMUNICADO
23
Abr
10:00
Reagendamentos
Informações

Na sequência das medidas decretadas pelo Governo Português para a área da cultura, nomeadamente da reabertura dos equipamentos culturais, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, reabre os seus espaços no próximo dia 5 de maio, bem como o funcionamento das suas bilheteiras na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.

Casa Cultura
EXPOSIÇÃO
5
Mai
18:00
Braços
Exposição com curadoria AGIL

A reabertura da galeria de exposições da Casa da Cultura de Ílhavo fica marcada pelo acolhimento da “Braços”, um desafio do 23 Milhas à associação AGIL para a curadoria de uma exposição sobre trabalho em comunidade, espaço público, criação em rede e o exercício democrático associado à participação cívica.

Casa Cultura
MÚSICA
2
Jul
21:00
himalion
apresenta BLOOMING

himalion, a mais recente entidade artística de Diogo Sarabando dedicada às explorações pelo indie-folk, apresenta, em formato de sexteto, um conjunto de canções do novo LP intitulado BLOOMING (2021) e o EP de estreia EGRESS (2020).

Casa Cultura
MÚSICA
26
Jun
21:00
Bruno Pernadas
apresenta Private Reasons

“Private Reasons” assinala o regresso de Bruno Pernadas às edições depois de “How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge” (2014) e “Those Who Throw Objects at The Crocodiles Will Be Asked to Retrieve Them” (2016).


Praça Casa Cultura Ílhavo
DANÇA
13
Jun
17:00
Mulier
por Cia. Maduixa

Mulier é uma dança, sobre andas, interpretada por cinco bailarinas. Esta performance explora os limites físicos através da dança e do equilíbrio, do movimento e da poesia e da força e da emoção.

Casa Cultura
MÚSICA
11
Jun
21:00
Salvador Sobral
apresenta "bpm"

Salvador Sobral apresenta “bpm”, o seu mais recente álbum de estúdio, a primeira vez que Salvador Sobral se aventura na edição de um disco composto inteiramente por originais de sua autoria, em parceria com Leo Aldrey

Casa Cultura
DANÇA
5
Jun
21:00
Bate Fado
por Jonas & Lander

A nova criação de Jonas & Lander, BATE FADO, é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música, projetado para nove performers: quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista (bailarino).

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image