MENU

Image
Rádio Faneca (edição especial)
10—12 JUL 2020
Ílhavo
Ílhavo

O Rádio Faneca foi sempre um festival de compromisso, mas também de descomprometimento. Um ato conjunto de liberdade e fruição. E foi, e é, sempre um festival feito a muitas mãos, com a comunidade, partindo dela para ela. Num ano de mãos vazias, sentimos que é ainda mais necessário que, sem as darmos, não as tenhamos a medir. As mãos agarram, sustentam, puxam, tocam-se, apontam, fazem acontecer, protegem. Este ano, tudo mudou, mas reforçou a vontade, ou a urgência, de transmitir alegria. A cultura é inadiável. É missão de um festival como o Rádio Faneca que se continue a apoiar os artistas, a estimular os públicos e a orientar as pessoas no sentido de continuar. Porque é isso que acontece com a vida. Cumprindo todas as regras de higiene e segurança, prevenindo ajuntamentos, criando condições para que estejamos juntos sem medo, o festival acontecerá num formato muito diferente, com a sua atividade centrada na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, onde se constrói um recinto: o palco Jardim, o palco Amália, o palco Rádio, o palco do auditório da Casa da Cultura e os Jogos do Hélder. As lotações serão limitadas, os acessos condicionados e o espaço delimitado por um jardim. Como uma casa que se fez. Se antes do mundo se alterar, o mote do festival era já a casa e os espaços que se transformam quando os habitamos, importa agora, mais ainda, a forma como os habitamos.


Ao longo dos últimos meses, houve muitas pessoas que se juntaram digitalmente para manter vivos os projetos das Histórias, que este ano juntam memórias de netos e avós, o da Bida Airada, que materializa o poema “Como se desenha uma casa” de Manuel António Pina e o da Casa Aberta, que desafia as famílias do Centro Histórico de Ílhavo a reinventar uma casa de pássaro, na impossibilidade de abrirem as suas próprias casas. “Uma casa é as ruínas de uma casa, uma coisa ameaçadora à espera de uma palavra”. O nosso dever falar.


> Os concertos de Clã, Dead Combo, Bida Airada, Maria Reis, Old Mountain e himalion requerem a aquisição de bilhete. Cada bilhete tem o custo de 2,00€ e a receita reverte para o Lar de São José, em Ílhavo.


> Os programas do Palco Rádio e as Histórias são gratuitos, têm lotação limitada e exigem o levantamento de bilhetes.


> O percurso da Casa Aberta pressupõe uma inscrição através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou diretamente na bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo.

Image
Image
Image
Image overlay
Lorem ipsum

Criação em Comunidade

O Rádio Faneca é um festival onde se cruzam música, artes performativas e visuais. O festival convoca a comunidade a ser coprodutora e cocriadora, envolvendo-a na preparação, execução e implementação dos projetos de programação.


Um programa cuja principal ideia assenta nos recursos materiais e imateriais do território, convocando as memórias da vivência do centro histórico de Ílhavo e dando- lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias. Tendo como palcos o centro histórico e as casas de uma comunidade pró-ativa no festival desde o primeiro dia, o Rádio Faneca reúne vários domínios da produção e da atividade artísticas. Junta local e global, criando, através de um conjunto de expressões culturais e identitárias únicas, novas memórias e vivências no espaço público.

MAIS INFORMAÇÕES

MENOS INFORMAÇÕES

10—12 JUL 2020
Ílhavo

Eventos do Festival

Largo Amália Rodrigues
TEATRO
10
jul
10:30
Avós - Histórias germinadas no quintal

Este ano, como tudo, o projeto das Histórias nos Becos também se transforma. Sai dos becos para o recinto criado para a edição especial do Rádio Faneca e instala-se no Palco Amália. Graça Ochoa orientou um projeto que, com a comunidade ilhavense, nos últimos três meses, trabalhou memórias de avós e netos a que agora chamamos Histórias Germinadas no Quintal.

MAIS INFORMAÇÕES

Centro Histórico de Ílhavo
PERCURSO
10
jul
18:30
Percurso Casa Aberta

Duas Casas, o projeto da Casa Aberta da edição de 2020 do Rádio Faneca, desafia a comunidade a receber em sua casa uma encomenda especial - uma casa de pássaro, materiais diversos, pistas para o pensamento e algumas propostas de transformação daqueles.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
10
jul
19:00
Maria Reis

Maria Reis lançou o seu novo disco “Chove na Sala, Água nos Olhos” na reta final de 2019. Sucede ao EP “Maria”, de há dois Verões, na Cafetra, e a um percurso de sonho vivido no grupo Pega Monstro. “Chove na Sala, Água nos Olhos” é “maravilhoso, curto e directo, animado de dúvidas e sentenças que a sua experiência achou nas acções humanas, expressas em breves e elegantes canções”.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
10
jul
22:00
Clã

2020 marca o aparente fim do mundo, mas também o regresso dos Clã aos discos. Tal como prometido, Véspera chegou com a Primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, foi recebido com euforia pelos fãs da banda, imprensa e crítica especializada e o público foi no embalo.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
11
jul
16:30
O Grito e o Cochicho

O Grito e o Cochicho é um programa da Rádio Estação Diária, em Viseu. Aos sábados de manhã a arte e a cultura passam por lá, privilegiando a voz dos artistas que vão falando com Catarina Machado sobre o que andam a fazer.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
11
jul
19:00
Old Mountain

Old Mountain é um projeto co-liderado pelos músicos Pedro Branco e João Sousa. Em fevereiro de 2020, editaram “Parallels” e “This Is Not Our Music”, um lançamento duplo que marcou o início da parceria com a editora Nischo Records. O seu objectivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
11
jul
22:00
Dead Combo

2020 não seria, desde logo, um ano qualquer para os Dead Combo. Foi o ano em que decidiram acabar. E decidiram acabar com uma tour, que em parte se adia em função do que vivemos. No entanto, adaptado à nova realidade, o concerto marcado para o Rádio Faneca mantém-se.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
12
jul
15:30
Fumaça - "A minha casa é a prisão"

Fumaça é um órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar.

No Rádio Faneca refletem sobre o tema “A minha casa é a prisão”. Se o confinamento forçado, por causa da Covid-19, traumatizou a sociedade, como estará quem permanece anos e anos atrás das grades?

MAIS INFORMAÇÕES

1
/
2
«
»

FILTROS

DISCIPLINA

·

PROGRAMA DE RÁDIO

·

ATIVIDADES

·

RÁDIO

·

PROGRAMAÇÃO

·

Comunicado

·

ARTES PLÁSTICAS

·

TEATRO DE PAPEL

·

TEATRO DOM ROBERTO

·

PERCURSO

·

EXPOSIÇÃO

·

PERFORMANCE

·

ENTREVISTA

·

TEATRO DE MARIONETAS

·

Stand-up

·

ARQUITETURA

·

DANÇA

·

ARTES PERFORMATIVAS

·

FORMAÇÃO

·

CIRCO CONTEMPORÂNEO

·

TEATRO

·

CINEMA

·

Música

LOCAL

·

Cais Criativo

·

Laboratório Artes

·

Fábrica Ideias

·

Casa Cultura

AUDIÊNCIA

·

Maiores de 5 Anos

·

Maiores de 14 Anos

·

dos 3 meses aos 4 anos

·

dos 3 aos 10 anos

·

M/11

·

M/12

·

M/16

·

M/3

·

M/4

·

M/6

·

M/10

LIMPAR FILTROS

Edições passadas

Image
2019
Rádio Faneca

Criação em Comunidade

MAIS INFORMAÇÕES

Image
2018
Rádio Faneca

Criação em Comunidade

MAIS INFORMAÇÕES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image