HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/12
PREÇO
Gratuito
Mediante inscrição para mediação.23milhas@cm-ilhavo.pt
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra. Instalada durante o reinado de D. João III, a Inquisição perseguiu, violentou e torturou mulheres frequentemente punidas pela prática de judaísmo, blasfémias, heresias, feitiçaria e bruxaria, mas também por comportamentos considerados desviantes e, portanto, emancipatórios (caso das leituras proibidas, da bigamia ou da sodomia). Assim como não há história muda, não há arquivo mudo: Violante, Rosa, Clara, Brites e Antónia não são uma ficção. “Autos sem fé” é uma leitura participativa a partir da pesquisa no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em busca dos processos de mulheres inquiridas. A performance também pretende assinalar a extinção do Tribunal do Santo Ofício, a 31 de março de 1821.
FICHA TÉCNICA
coprodução TAGV + 23 Milhas
direção artística e científica do projeto Elizama Almeida & Mafalda Lalanda
acompanhamento artístico Frederico Pompeu, Lília Lopes Rodolfo Freitas e Tomás Toste
acompanhamento científico Clara Pereira, Julia Barandier e Joana Passi (grupo de estudos Lacuna PUC-RIO)
residência de coprodução Laboratório das Artes do Teatro Vista Alegre em Ílhavo (23 Milhas)
parceiros MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/12
PREÇO
Gratuito
Mediante inscrição para mediação.23milhas@cm-ilhavo.pt
“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”
A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.
A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.
Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.
Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.
“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.
“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.
Esta é uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos" escrito e idealizado pelo músico lisboeta Noiserv.
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a passagem de Tiago Iorc em Portugal. O cantor brasileiro é autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina" e tem-se consagrado, em 16 anos de carreira, um dos principais ícones do pop brasileiro.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263