MENU

Avós - Histórias germinadas no quintal
Rádio Faneca
Rádio Faneca

Image
10
Jul
2020
Largo Amália Rodrigues
Ílhavo

HORÁRIO

10:30

-

17:30

CATEGORIA

TEATRO

FAIXA ETÁRIA

Todas as idades

PREÇO

Gratuito

Lotação limitada. É necessário o levantamento de bilhete junto da bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo

Este ano, como tudo, o projeto das Histórias nos Becos também se transforma. Sai dos becos para o recinto criado para a edição especial do Rádio Faneca e instala-se no Palco Amália. Graça Ochoa orientou um projeto que, com a comunidade ilhavense, nos últimos três meses, trabalhou memórias de avós e netos a que agora chamamos Histórias Germinadas no Quintal.


"O Quintal dos avós é fértil de histórias, histórias esquecidas nas nossas memórias de infância e na memória dos mais velhos. Andámos a revolvê-las, abrimos gavetas, baús, álbuns de fotos, que andavam para lá esquecidos em qualquer canto do quintal.

Como olhamos hoje para as histórias de vida dos nosso avós?

Germinaram outras lá no quintal."


Destas histórias, representadas por diferentes atores, que se tocam mesmo em distintos tempos e lugares do globo, conhecemos “Canção de Embalar”, “História de um estendal e de uma avó que não sabia ler”, “A avó que não foi avó” e “Entre palavras tuas”. Quatro histórias para ver, diariamente, nos três dias do festival. A lotação é limitada.


Sexta-feira 10:30 + 11:30 | 15:00 + 16:30

Sábado e domingo 11:00 + 12:00 | 15:00 + 16:30


Palco Amália (junto à Câmara Municipal de Ílhavo)


Lotação limitada. É necessário o levantamento de bilhete na bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo.

Gratuito


Coordenação artística: Graça Ochoa

Co-criação e interpretação: Catarina Mota, Graça Ochoa, Inês Oliveira e Paulo Quedas

Concepção Plástica: Catarina Mota

Produção: Monstro Colectivo

Agradecimentos: Casa da Cultura de Setúbal, MÁS KI ÁS KLANFUZ, PIA- projectos de intervenção artística, Stage Center Maiolle, Helena Mancelos, João Raposo (Livraria Uni Verso), Lúcia Moniz, Lucinda Saldanha, Ricardo Martins


Histórias:


1


História de um Estendal e de uma Avó que não sabia ler

por Catarina Mota


A partir do olhar da criança esta é a história particular de uma janela com estendal e de uma avó. Uma história transversal de muitas realidades contada de forma simples e fantasiosa.


2


A Avó que não foi Avó

por Graça Ochoa


Esperamos alguém especial para jantar. Tudo tem de estar a preceito! Enquanto preparo a mesa, como as cerejas as conversas vão-se encadeando umas nas outras. Desafiamo-nos a moldar novas tradições e reparamos que o tempo passou.


3


Entre Palavras Tuas

por Inês Oliveira


A casa cheirava a livros, alcatifas e madeira. Ela adorava lá ir e esconder-se no topo das estantes - onde se encontravam algumas relíquias que, ainda hoje, o avô teimava em guardar ou muito lá em cima ou muito lá em baixo nessa pirâmide de palavras. Entre livros, palavras e sons, uma pequena viagem no universo duma criança-adulta que tenta entender a sua herança familiar. Uma história “por classificar”, que o tempo se encarregou de decifrar.


4


Canção de embalar

por Paulo Quedas


Rema, rema ó barqueiro

Vira o barco com jeitinho

Que a barca vai chegar

Para te levar de mansinho


O meu avô ensinou esta canção à minha avó. A minha avó ensinou-a à minha mãe. E a minha mãe ensinou-a aos filhos.

A história de uma canção de embalar que resiste ao silêncio.

por Graça Ochoa

10
Jul
2020
Largo Amália Rodrigues

HORÁRIO

10:30

-

17:30

CATEGORIA

TEATRO

FAIXA ETÁRIA

Todas as idades

PREÇO

Gratuito

Lotação limitada. É necessário o levantamento de bilhete junto da bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo

Fábrica Ideias
TEATRO
26
Nov
21:30
APATIA
por Mariana Fonseca

APATIA é a segunda criação de Mariana Fonseca, a partir de um texto original de sua autoria. O espetáculo, com uma forte componente física, protagonizado pelos atores Daniel Viana e Sandra Pereira, inclui ainda um Coro composto por cinco  atores inspirado pela obra "Os velhos também querem viver", de Gonçalo M. Tavares.

Casa Cultura
TEATRO
14
Nov
11:00
Paradoxos de Alice
por Teatro do Silêncio

O Paradoxos de Alice convida-nos a mergulhar num mundo muito “estranho”. Aqui há: sorrisos sem gato, prateleiras absolutamente vazias e outros objetos impossíveis, comida e bebida que faz as pessoas mudarem de tamanho.

Fábrica Ideias
MÚSICA
13
Nov
21:30
Primeira Dama
Concerto

Primeira Dama é uma das figuras mais presentes do nosso panorama musical. Com 23 anos, tem o mérito do seu nome, com os LPs "Primeira Dama" e "Histórias por contar", não se sustentar apenas pela preponderância que teve na revitalização de Lena d'Água em concertos de repertório repartido, com a banda que agora o acompanha, quer no estúdio e palco com Filipe Sambado ou na produção do último LP de Sreya.

Planteia
OFICINA
23
Out
11:30
Do Mato para o Prato
Oficina de ervas silvestres e flores comestíveis, por Fernanda Botelho

Que ervas são estas que crescem à nossa volta e que insultamos, envenenamos e desrespeitamos? Todas têm um valor e uma identidade: umas são medicinais, outras são comestíveis, outras servem de alimento para insetos ou para aves.

Fábrica Ideias
MÚSICA
22
Out
21:30
Festival Safra
com Coelho Radioativo + Víctor Hugo

O SAFRA é um ciclo de programação artística para a promoção da música moderna produzida a partir da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro (CIRA). Na presente edição, o SAFRA promove onze datas, nos onze concelhos que compõem a CIRA.

Planteia
OFICINA
3
Out
10:30
Oficina de Ilustração
por Sara Bandarra

O que acontece no Planteia quando se prepara para hibernar? Nesta oficina de ilustração os participantes vão encontrar respostas, fazer novas perguntas, revelar o que não se vê, mas pode lá estar.

Planteia
TEATRO
24
Out
11:00
Frida Kahlo
Antiprincesas

Criado por Cláudia Gaiolas,  a partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, Antiprincesas é um ciclo de espetáculos sobre mulheres que marcaram a história.

Casa Cultura
MÚSICA
23
Out
21:30
B Fachada
concerto

Uma pessoa que em princípio estava bem e depois ficou: na mesma. Que é como quem diz, B Fachada mantém-se irrepreensível enquanto escritor de canções, timoneiro no embelezamento da rotina, guardador de rebanhos de palavras que nos fazem ser “muita coisa feliz ao mesmo tempo”.

Fábrica Ideias
MÚSICA
16
Out
21:30
The Lemon Lovers
apresentam "pretend that I care"

Os The Lemon Lovers regressam com “pretend that i care": um álbum que viaja ao futuro e que foi feito na ótica de alguém que sofre por antecipação e escreve sobre problemas antes de eles existirem, esperando com isso encontrar uma espécie de expiação.

Fábrica Ideias
MÚSICA
1
Out
21:30
SIRICAIA
apresentam Família Fandango

"FAMÍLIA FANDANGO" retrata, através de música, pintura, literatura e vídeo, a vida de um seio familiar, ao longo de quatro gerações, numa viagem de volta às raízes, a bordo de sonoridades contemporâneas e eletrónicas.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image