→
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
Todas as idades
PREÇO
Gratuito
Lotação limitada. É necessário o levantamento de bilhete junto da bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo
Este ano, como tudo, o projeto das Histórias nos Becos também se transforma. Sai dos becos para o recinto criado para a edição especial do Rádio Faneca e instala-se no Palco Amália. Graça Ochoa orientou um projeto que, com a comunidade ilhavense, nos últimos três meses, trabalhou memórias de avós e netos a que agora chamamos Histórias Germinadas no Quintal.
"O Quintal dos avós é fértil de histórias, histórias esquecidas nas nossas memórias de infância e na memória dos mais velhos. Andámos a revolvê-las, abrimos gavetas, baús, álbuns de fotos, que andavam para lá esquecidos em qualquer canto do quintal.
Como olhamos hoje para as histórias de vida dos nosso avós?
Germinaram outras lá no quintal."
Destas histórias, representadas por diferentes atores, que se tocam mesmo em distintos tempos e lugares do globo, conhecemos “Canção de Embalar”, “História de um estendal e de uma avó que não sabia ler”, “A avó que não foi avó” e “Entre palavras tuas”. Quatro histórias para ver, diariamente, nos três dias do festival. A lotação é limitada.
Sexta-feira 10:30 + 11:30 | 15:00 + 16:30
Sábado e domingo 11:00 + 12:00 | 15:00 + 16:30
Palco Amália (junto à Câmara Municipal de Ílhavo)
Lotação limitada. É necessário o levantamento de bilhete na bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo.
Gratuito
Coordenação artística: Graça Ochoa
Co-criação e interpretação: Catarina Mota, Graça Ochoa, Inês Oliveira e Paulo Quedas
Concepção Plástica: Catarina Mota
Produção: Monstro Colectivo
Agradecimentos: Casa da Cultura de Setúbal, MÁS KI ÁS KLANFUZ, PIA- projectos de intervenção artística, Stage Center Maiolle, Helena Mancelos, João Raposo (Livraria Uni Verso), Lúcia Moniz, Lucinda Saldanha, Ricardo Martins
Histórias:
1
História de um Estendal e de uma Avó que não sabia ler
por Catarina Mota
A partir do olhar da criança esta é a história particular de uma janela com estendal e de uma avó. Uma história transversal de muitas realidades contada de forma simples e fantasiosa.
2
A Avó que não foi Avó
por Graça Ochoa
Esperamos alguém especial para jantar. Tudo tem de estar a preceito! Enquanto preparo a mesa, como as cerejas as conversas vão-se encadeando umas nas outras. Desafiamo-nos a moldar novas tradições e reparamos que o tempo passou.
3
Entre Palavras Tuas
por Inês Oliveira
A casa cheirava a livros, alcatifas e madeira. Ela adorava lá ir e esconder-se no topo das estantes - onde se encontravam algumas relíquias que, ainda hoje, o avô teimava em guardar ou muito lá em cima ou muito lá em baixo nessa pirâmide de palavras. Entre livros, palavras e sons, uma pequena viagem no universo duma criança-adulta que tenta entender a sua herança familiar. Uma história “por classificar”, que o tempo se encarregou de decifrar.
4
Canção de embalar
por Paulo Quedas
Rema, rema ó barqueiro
Vira o barco com jeitinho
Que a barca vai chegar
Para te levar de mansinho
O meu avô ensinou esta canção à minha avó. A minha avó ensinou-a à minha mãe. E a minha mãe ensinou-a aos filhos.
A história de uma canção de embalar que resiste ao silêncio.
por Graça Ochoa
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
Todas as idades
PREÇO
Gratuito
Lotação limitada. É necessário o levantamento de bilhete junto da bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo
Depois de esgotar todas as sessões na sua última passagem por Portugal, a Companhia de Dança Deborah Colker regressa com “Sagração”, espetáculo criado a partir do clássico “A Sagração da Primavera” e que soma sons e ritmos brasileiros à partitura de Igor Stravinsky, além da energia, vigor e originalidade presentes na linguagem coreográfica de Deborah.
No Dia de São Valentim, David Carreira apresenta um espetáculo intimista na Casa da Cultura, onde simula a sua sala de estar.
Devíamos ter conhecido David Fonseca nos anos 80, mas tivemos a sorte, ainda assim, de o conhecermos ainda antes do ano 2000. O cantor regressa aos teatros para uma viagem pela sua carreira de 25 anos com um espetáculo que cruza música, performance e cinema, para cantar e contar as histórias de canção.
“Q de Quê?” é um espetáculo em forma de pergunta que procura refletir sobre diversidade, identidade e expressão de género.
E se ao invés da festa, do convívio e do amor, sugeríssemos o sono, a conchinha, e o amor?O GrETUA, em parceria com a Universidade e o 23 Milhas sugerem que durmamos, ou não, na companhia de música ininterrupta durante a noite.
CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO é um projeto para a infância que explora a dimensão da criança como força autónoma de cidadania, capaz de tomar decisões, exercer os seus direitos e assumir uma posição ativa na sua vivência consigo própria e com os outros.
María de Buenos Aires é uma ópera-tango, ou “operita”, como definiu Piazzolla, com libreto do escritor uruguaio Horacio Ferrer.
A Performance Wop! surge de uma experiência criativa em que Caixas de Papelão que são transformadas em plataformas interativas colocando o interprete em contacto com janelas imaginárias.
5201314 é uma performance de circo contemporâneo que explora o equilíbrio, a acrobacia e a manipulação de cadeiras de madeira. Encolhendo-se sob o peso do mistério, o artista revela-se vulnerável, mas curioso, experienciando o mundo ao seu redor.
A inércia da rotina aprisiona-nos num ciclo vicioso, mantendo-nos na zona de conforto e deixando-nos sozinhos com a pergunta: Quem És Tu? Este espetáculo explora a profunda jornada de autodescoberta, desafiando o público a libertar-se do mundano e a abraçar o desconhecido.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263