![Companhia Jovem de Dança de Ílhavo [2026]](https://img.bndlyr.com/nkqfjskujo/_assets/23milhas-2026_1t-site_cjdi_2026.jpg?fit=fill&w=1024)
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/14
com experiência prévia em dança
INSCRIÇÕES EM BREVE
Os trabalhos para a nova criação de Companhia Jovem de Dança de Ílhavo arrancam no dia 20 julho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Este ano, a Companhia volta a trabalhar com as escolas do Município de Ílhavo e estende o desafio a todos os jovens dos 14 aos 18 anos, com formação prévia em dança. A criação será orientada por Rui Horta. O espetáculo final será apresentado na Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, que decorre de 30 de outubro a 1 de novembro.
Nos próximos meses, os trabalhos com os jovens que integram o espetáculo acontecem nestes períodos:
20 março | 17:30 - 19:00 - FULL DANCE STUDIO
20 março | 19:15 - 20:45 - CASA DO POVO GAFANHA DA NAZARÉ
21 março | 11:00 - 12:30 - IP ARABESQUE
com Pablo Girolami
Coreógrafo da Associação de Dança Italiana IVONA
26 março | 20:00 - 21:30 - Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré
com Kenji Ribeiro
Professor na Escola Superior de Dança de Lisboa
6 a 11 de abril | 10:00 - 14:00 - Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré
Masterclasse de Comemoração Dia Mundial da Dança
com equipa da Companhia de Isabelle Beernaert
29 abril | 19:00 - 21-00 - Cais Criativo Costa Nova
com coreógrafo Rui Horta
20 a 31 julho - Cais Criativo Costa Nova | 1ª residência (c/ open call)
1 a 13 setembro - Casa Cultura Ílhavo | 2ª residência
19 outubro a 1 de novembro - Casa Cultura Ílhavo | 3ª residência
30 outubro - Casa Cultura Ílhavo | ensaio geral
31 de Outubro | 1 de Novembro - Casa Cultura Ílhavo | Estreia inserida na programação da MILHA - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo
+ informações e inscrições beatriz.23milhas@cm-ilhavo.pt
A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo surgiu no contexto do espetáculo “A Ria gela a partir das Margens”, do coreógrafo e atual diretor artístico da Companhia, que convocou escolas de dança do Município para criarem um espetáculo de dança para apresentar na edição de 2020 da Milha. Desde então, a Companhia já apresentou «5280 pés», em 2021, dirigida pela dupla São Castro e António Cabrita, «Avalanche», em 2022, do coreógrafo Bruno Alexandre, “AAAAHHHH!!!! Exercícios para a desobediência”, em 2023, de Jo Castro e ainda «GINECEU», em 2024, em que Luiz Antunes voltou a assumir a coreografia. Em 2025 Tânia de Carvalho coreografou, fez a composição musical e a conceção de figurinos para a criação «15 a 20 vezes por minuto».
Além de desafiar, todos os anos, um coreógrafo que trabalha criações originais com os bailarinos, através de um trabalho colaborativo e num ambiente aproximado ao do contexto profissional, a Companhia convoca artistas locais para colaborar no espetáculo através da criação da banda sonora, do cenário ou dos figurinos.
até 20 JUL
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/14
com experiência prévia em dança
Geringuéu explora os paradoxos da vida através da construção (musical e não só). No palco, o fácil encontra o difícil e a ordem dissolve-se num caos harmonioso.
Para brincarmos no Planteia, precisamos de cuidar dele. Para isso, vamos retocar as pinturas que já fizemos. Existem marcas que não queremos que desapareçam, não só porque orientam a visão e os jogos que já criámos e já fizemos, mas também porque queremos criar outros, brincar mais.
A Primeira Vez é uma peça sobre a juventude. Um rapaz e uma rapariga refugiam-se num parque, longe dos olhares alheios, para se descobrirem pela primeira vez.
O habitat natural de qualquer palhaço é no palco, de frente para o seu público. Mas o que acontece quando um palhaço fica sozinho?
Esta é uma travessia estática dentro de um balão aerostático, em que a viagem que realmente importa é a interior. O desafio é o de navegar para fora do mundo, pelo ar e pela imaginação.
Não é à toa que os nomes dos álbuns de Cláudia Pascoal são pontos de exclamação: «!» (2020) e «!!» (2023). A sua música e presença são sempre sintoma de espanto, novidade e afirmação perante o mundo.
A Teatro e Marionetas de Mandrágora reproduz as habituais histórias de Teatro Dom Roberto depois de anos de estrada a aprender e guardar as suas palavras, tiques e contornos.
Encantar-nos com aquilo que nos rodeia não é inocência, é um poder que devemos aproveitar e guardar com muita força.
Este espetáculo parte de três arquétipos: um rato, um pato e um lobo.
O urso que não era é a história de um urso que vivia numa floresta. Quando os gansos migram para sul e as folhas das árvores ficam amarelas, vermelhas ou castanhas e começam a cair, o Urso procura um lugar para dormir, dormir o seu sono de inverno, hibernar até à primavera.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263