MENU

Concerto ilustrado - Nova Sinfonia de Beethoven
Orquestra e Coro da Universidade do Minho & Francisca Lima
Ilustração à Vista

Concerto ilustrado - Nova Sinfonia de Beethoven
11
Mai
2024
Largo da Vista Alegre
Vista Alegre

HORÁRIO

22:00

-

23:00

CATEGORIA

Música

FAIXA ETÁRIA

M/6

PREÇO

Gratuito, sem bilhete

A Orquestra e Coro da Universidade do Minho juntam-se a Francisca Lima para interpretar a 9ª Sinfonia de Beethoven com uma ilustração manipulada e projetada ao vivo. A peça de vídeo funciona como plano cenográfico projetado sobre a fachada da Capela da Vista Alegre, pensado para dialogar com a música, e não necessariamente para se sincronizar com a pauta musical. Foi construída a partir da leitura e análise dos quatro andamentos que compõem a sinfonia, bem como do texto de Friedrich Schiller, “Ode à Alegria”, explorado no último andamento. Na ilustração, foram incorporados e explorados, de forma livre e abstrata, diferentes elementos do território da Vista Alegre: materialidade da porcelana, as texturas dos minerais e das pastas, as transparências e os reflexos dos vidros, a fluidez e os movimentos das águas, a força do fogo, entre outras, também referências para a criação do corpo do trabalho. 



FICHA TÉCNICA


videomapping Francisca Lima

Orquestra e Coro da Universidade do Minho


SOLISTAS


Isabel Alcobia / Soprano


Licenciada pela Escola Superior de Canto de Madrid, onde estudou com Marimi del Pozo, concluiu o mestrado na Universidade de Cincinnati (EUA) com Barbara Honn e doutorou-se em Canto pela Universidade de Aveiro. Desenvolve intensa atividade solística em Portugal e no estrangeiro, tendo-se apresentado nos mais importantes festivais de música e com as principais orquestras portuguesas. A sua atividade como cantora estende-se a Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, EUA e ao Oriente, onde se tem apresentado tanto em recitais a solo, em conjunto com destacados pianistas portugueses, como em concertos com orquestra ou em produções de ópera, onde se destacam, entre outros, os concertos realizados a convite do tenor José Carreras, com num espetáculo realizado no Coliseu do Porto e transmitido em direto pela RTP e um concerto no Altice Arena onde interpretaram árias e duetos de Ópera e Zarzuela. A sua atividade artística inclui ainda a estreia absoluta de inúmeras obras e ainda diversas aparições radiofónicas e televisivas, assim como diversa discografia.

Obteve diversos prémios em concursos de canto, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em "Cleveland International Einsteddfod" (Inglaterra) e no concurso "Three Arts scholarship" (U.S.A).

No campo da pedagogia, tem realizado várias master classes a convite de Universidades e Conservatórios Portugueses. É, desde 1998, docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e menbro do INET-md.



Pedro Rodrigues | Tenor


Pedro Rodrigues natural de Santa Maria de Lamas concelho de Santa Maria da feira é Licenciado em Música na Performance de Canto pela Universidade de Aveiro na classe da Professora Isabel Alcobia. Como Solista tem interpretado obras das quais se destacam: L'enfance du Christ de Berlioz, Carmina Burana de Carl Orff, Fantasia Coral em Dó menor op.80 de Beethoven, Sinfonia nº 9 em Ré menor op.125, de Beethoven, Messe de Requiem op.48 de G. Fauré, Missa Brevis Kv 140 de Mozart, Petit Messe Solennelle e Stabat Mater de Rossini, Paixão Segundo S. Mateus de J.S Bach, Messa da Requiem de Verdi , Missa Solemnis de Beethoven e Requiem do Bomtempo. No ramo da Ópera tem participado em inúmeras produções nacionais quer internacionais das quais se destacam: o papel D. Curzio e Don Basílio na Ópera As Bodas de Fígaro de Mozart, o papel de Orfeu na ópera o Orfeu nos Infernos de Offenbach, o papel de Rinuccio na Ópera Gianni Schicchi de Puccini, o papel de El Dancairo e Don Jose na Ópera Carmen de Bizet, o papel de Ferrando na Ópera Cosi Fan Tutte de Mozart, Tamino na Ópera Flauta Mágica de Mozart entre outras produções como La traviata de Verdi, La Bohème e Madame Butterfly de Puccini. Tem trabalho ainda com diversos maestros dos quais se destacam: Maestro António Vassalo Lourenço, Ernst Schelle, Maestro Olari Elts , Takuo Yuasa, Eugene Rogers, José Ferreira Lobo, Ernesto Coelho, Yi-Chen Lin, Antonio Pirolli, Jean-Sébastien Béreau, Claudio Desderi, Jan wierzba e Pedro Amaral. Tem trabalho com diversas orquestras das quais se destacam Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Tem cantado por diversas salas do país entre as quais se destacam o Coliseu do porto, Casa da Música, Teatro da Trindade em Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos, Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa, Centro Cultural de Belém, Teatro Thalia, Forúm Lusia Todi, Milão, Itália e Amesterdão.



Rafaella Veiga | Soprano/Mezzo-soprano


Rafaella Veiga, soprano/mezzo-soprano nasceu no ano de 1995, em Braga, onde iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian concluindo o Curso Complementar de Formação Musical. Estudou com Cláudia Nelson e Isabel Maya e posteriormente ingressou na Universidade de Aveiro, instituição na qual concretizou a Licenciatura em Música – Performance na classe de Isabel Alcobia obtendo classificação máxima. Frequenta o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição e sob a mesma orientação, finalizando Canto com classificação máxima. No domínio do Canto e da Música de Câmara trabalhou com os professores e os mestres Inês Sofia Fernandes, Cristina Gonçalves, António Salgado, Liliana Bizineche, José de Oliveira Lopes, Fernando Balboa, Dora Rodrigues, Maria João Gomes, Manuel Soares, Dmitri Batagov, Nuno Dias, João Lourenço, João Paulo Santos, Pierre Mak, Helen Lawson, Ulrike Sonntag, Elisabete Matos, Paulo Ferreira, António Chagas Rosa, Shao Ling, Olga Prats, Palmira Troufa, Paula Dória, Kodo Yamagishi e Giampaolo Vessella. Obteve o 3º Prémio na 5ª e 6ª edições do Concurso Nacional dos Conservatórios Oficiais e foi semifinalista no 9º e 13º Concurso da Fundação Rotária Portuguesa. Em Oratória, como solista cantou Requiem de Verdi, Stabat Mater de Rossini, Petite Messe Solenelle de Rossini, Gloria de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Missa da Coroação de Mozart, The Armed Man – A Mass for Peace de Karl Jenkins, Paixão segundo São Mateus de Bach, Missa Brevis em Sol M de Mozart, Oratória de Natal de Saint-Säens, Via Crucis de Liszt e Kanarienvögel Kantate de Telemann (cantata secular). Fez a sua estreia no CCB como solista na 9ª Sinfonia de Beethoven, no Festival de Coros de Verão e também foi solista na Fantasia Coral do mesmo compositor. Estreou em território nacional o Magnificat para Mezzo-Soprano, Órgão e Coro do compositor Vasco Negreiros, com o organista André Pires e o Coro do DeCA. Para além destas obras cantou como coralista no Fidelio de Beethoven, na Missa Glagolítica de Janacek, no Te Deum de Bruckner, nos Responsórios de Natal de Duarte Lobo, no Te Deum de Mozart, no Requiem de Fauré, na Petite Messe Solenelle de Rossini, nas Vésperas Solenes de Mozart, na Missa de Stª Cecília de Gounod, no Messias de Händel, no Te Deum de Scarlatti, no Requiem de Delius, na Mass of the Children de Rutter, na obra Aver-a-Ria de Eurico Carrapatoso, na 9ª Sinfonia e na Fantasia Coral de Beethoven, na 2ª Sinfonia – A Ressurreição de Mahler, no Requiem for Portuguese Forests de Martina Vídenová (estreia), na Passio et mors Domini Nostri Jesu Christi Secundum Lucam de Pe. Joaquim dos Santos (estreia), em A Ceremony of Carols de Britten e em Carols and Lullabies de Susa Foi dirigida pelos maestros Antonio Pirolli, Graeme Jenkins, Bruno Borralhinho, António Vassalo Lourenço, Luís Carvalho, Paulo Vassalo Lourenço, Fernando Ribeiro, António Baptista, Paulo Matos, José Manuel Pinheiro, Hugo Diogo, Hélder Tavares, Ricardo Gabriel, Idílio Nunes, Bruno Martins, Vasco Negreiros, Joana Carneiro, Timothy Henty, Diogo Costa, Jan Wierzba e Michele Varriale. Colaborou com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra da Casa da Música, a Orquestra do Distrito de Braga, a Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade, a Orquestra Tutti Per l’Arte, a Orquestra Art’Ensemble, a Orquestra Viv’Arte, a VOCARE – Conservatório de Voz, Comunicação e Artes Performativas do Porto, a Associação Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a Associação Musical Sinfonieta de Braga, a Associação Filarmónica de Arganil, o Ensemble de Música de Aveiro, a Academia de Música de Viatodos, o Coral Mille Voci, o Coro do DeCa, o Coro do CIRAC, o Coro do Orfeão da Feira, o Coro e Orquestra do CMCGB e o Coro Génesis. Actualmente, é membro do coro Auri Voces e do Coro do Distrito de Braga. Esteve em cena no Teatro Rivoli com a peça de teatro Espanca - Eu não sou de ninguém e no Theatro Circo com os projectos musicais A Mascarada a partir da ópera L’Ivrogne Corrigé de C. W. Gluck no papel de Fúria II e Arquivo onde interpretou o célebre Lamento de Dido. Cantou Carmen, na ópera homónima de Bizet no Teatro Aveirense. Fez parte do elenco de A 70ª Semana de João Pedro Oliveira, ópera audiovisual que estreou nos Festivais de Outono 22’. Desde 2019, lecciona Canto na Academia de Música de Viatodos e desde 2024 é reforço no Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

11
Mai
2024
Largo da Vista Alegre

HORÁRIO

22:00

-

23:00

CATEGORIA

Música

FAIXA ETÁRIA

M/6

PREÇO

Gratuito, sem bilhete

Museu Vista Alegre
Oficina
11
Mai
10:00
Oficina - Desenhar a Vista Alegre
orientada por Marco Nunes Correia

Esta oficina será orientada pelo ilustrador Marco Nunes Correia, especialista em ilustração científica, que irá mostrar os cadernos e alguns exemplos de registo de campo, acompanhada de apresentação de conceitos gerais sobre composição visual, técnicas e materiais.

Fábrica Ideias
Oficina
27
Abr
10:30
Esta Oficina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
ondamarela

As oficinas, orientadas para públicos escolares e familiares numa abordagem experimental, educativa e informal, refletem acerca do ativismo e da cidadania.

Largo da Vista Alegre
Música
11
Mai
22:00
Concerto ilustrado - Nova Sinfonia de Beethoven
Orquestra e Coro da Universidade do Minho & Francisca Lima

A Orquestra e Coro da Universidade do Minho juntam-se a Francisca Lima para interpretar a 9ª Sinfonia de Beethoven com uma ilustração manipulada e projetada ao vivo. A peça de vídeo funciona como plano cenográfico projetado sobre a fachada da Capela da Vista Alegre, pensado para dialogar com a música, e não necessariamente para se sincronizar com a pauta musical.

Laboratório Artes
Música
11
Mai
23:30
DJ Set - Noiserv + Pedro Branco
Festa

“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”

Laboratório Artes
Oficina
12
Mai
10:30
Oficina para famílias - Luz Líquida
orientada por Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho

A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.

Laboratório Artes
Música
12
Mai
17:00
Piano Oceano
Mariana Miguel

A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.

Largo da Vista Alegre
Performance Itinerante
11
Mai
21:30
Brimborions
Picto Facto [FR]

Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.

Largo da Vista Alegre
Teatro de Marionetas Holográficas
11
Mai
15:00
El Onírico Interior
Cia. Holoqué [ES]

Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.

Vista Alegre
PERCURSO
11
Mai
15:00
Criaturas - Percurso Sonoro
Esfera 4 - Waterworld

“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.

Fábrica Ideias
Projeto de comunidade
28
Abr
17:00
Esta Performace Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
ondamarela + comunidade

“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Concerto ilustrado - Nova Sinfonia de Beethoven
23milhas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile