HORÁRIO
-
CATEGORIA
PREÇO
Gratuito — sujeito a inscrição
EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR
CURSO ILUMINAÇÃO
> 19 jan (20h30-22h30)
> 26 jan (20h30-22h30)
> 02 fev (20h30-22h30)
> 09 fev (20h00-24h00)
Total: 10 horas — 3 sessões de 2 horas teóricas/práticas + 1 sessão prática de 4 horas em palco
Formador: Dino da Costa
Designer de luz, formou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) em design de luz e som para espetáculos. Trabalhou como freelancer em vários teatros do Porto (São João, Rivoli, Campo Alegre), colaborou no “Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura”. Até 2019, foi coordenador técnico do Teatro Aveirense. Paralelamente, vem fazendo criações/desenhos de luz para produções independentes de ópera, dança, teatro e musicais, nomeadamente colaborando com o Estúdio de Ópera do Centro, a Escola de Bailado de Aveiro, a Efémero Companhia de Teatro e a Academia Musical Vilar do Paraíso, entre outras. Em 2019, fundou a empresa Sound and Vision Solutions.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ILUMINAÇÃO CÉNICA
- O que é Iluminação cénica
- Características da iluminação cénica
- Funções e propriedades da luz
- Teoria da cor
- Simbologia da cor
- Combinação de cor
EQUIPAMENTOS E REGRAS
- Projetores convencionais, lentes, espelhos, lâmpadas
- Reóstatos/dimmers, reles
- Autómatos/robótica, led, hmi, outros equipamentos
- Eletricidade básica
- Controladores Mesas/interfaces
- Manutenção e organização
DESENHO DE LUZ
- Propriedades da iluminação
- Funções da iluminação
- Análise de imagens do ponto de vista da iluminação cénica
- História da iluminação
- O desenho de luz
- O espaço a desenhar
- Implementação
- Organização, programação, operação
Lotação: 9 pessoas
Público-alvo: associações do Município de Ílhavo
Inscrições: mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt (até ao dia 12 de janeiro)
Parceria com a d'Orfeu AC.
HORÁRIO
-
CATEGORIA
PREÇO
Gratuito — sujeito a inscrição
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263