MENU

Debate Cultura e Educação
Sara Barriga Bighenti e Teresa Calçada
Territórios Públicos

Image
7
fev
2020
Laboratório Artes
Teatro Vista Alegre

HORÁRIO

10:00

-

13:00

CATEGORIA

FORMAÇÃO

FAIXA ETÁRIA

público-alvo: professores, artistas, técnicos e mediadores culturais

PREÇO

Bilhete 7 Fevereiro €10,00

BILHETES →

No painel da manhã do Territórios Públicos - Encontro de serviços e mediação - Ílhavo, vamos pensar por pensar. Vamos criar um espaço de reflexão em torno dos planos nacionais e das estratégias para a educação das artes e da cultura. Contamos com Sara Barriga Brighenti e com Teresa Calçada que, através dos seus vastos percursos, conseguem trazer um entendimento global para práticas que se querem locais. Ambas são responsáveis pelo desenvolvimento de importantes estratégias que incluem novas ferramentas e metodologias para contextos ligados à educação e à mediação cultural. Que planos, agora?


Sara Barriga Bighenti (Subcomissária do Plano Nacional das Artes)

Licenciada em Artes Plásticas/Escultura e Mestre em Artes Visuais, fez uma pró-graduação em Museologia e Património, tendo depois encabeçado uma investigação em Museus de Arte Contemporânea. É, atualmente, subcomissária do Plano Nacional das Artes e membro do grupo de projeto para os «Museus no Futuro» do Ministério da Cultura. Até fevereiro de 2019, coordenou o Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, tendo sido responsável pela instalação deste museu e do núcleo de interpretação da Muralha de D. Dinis, bem como pela sua gestão de equipas, exposições, edições, projetos com a comunidade, programação cultural e educativa. Foi assessora do Ministério da Educação para o desenvolvimento dos programas de ensino artístico especializado e consultora para a DGARTES. Concebeu e realizou inúmeras outras atividades e projetos educativos por todo o país. É autora de livros, artigos e manuais escolares de Educação Visual e de suportes didáticos de interpretação e mediação artística. É formadora certificada nas áreas da museologia, programação educativa e cultural e educação museal, tendo desenvolvido projetos de formação-ação e consultoria para várias entidades. Em 2008 fundou a Associação i.Muse - Educação e Mediação na Cultura.

Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura)

Em 1986, Teresa Calçada integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da Política Nacional de Leitura Pública, visando a criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi, também, vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi responsável pela execução das ações desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública. Enquanto especialista das áreas temáticas das bibliotecas e da leitura integrou, em 1996, o grupo responsável pelo desenho do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, que coordenou até 2013. Em 2006, foi agraciada Comendadora da Ordem da Instrução Pública, ordem honorífica atribuída como galardão por altos serviços prestados na educação e no ensino. Entre 2006 e 2013 assumiu funções como Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura, tendo sido nomeada, em 2017, Comissária do novo Plano Nacional de Leitura 2027.

7
fev
2020
Laboratório Artes

HORÁRIO

10:00

-

13:00

CATEGORIA

FORMAÇÃO

FAIXA ETÁRIA

público-alvo: professores, artistas, técnicos e mediadores culturais

PREÇO

Bilhete 7 Fevereiro €10,00

BILHETES →

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 918 206 410 / 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image