MENU

Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
ondamarela + comunidade
Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
26
Abr
2024
Fábrica Ideias
Gafanha Nazaré

HORÁRIO

10:30

-

19:00

CATEGORIA

Projeto de comunidade

“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade. Quando, em 1969, Pete Seeger inscreveu no seu banjo (um instrumento conotado com a América branca, conservadora e racista – sendo na verdade um legado dos escravos negros do caribe), “This Machine Surrounds Hate and Forces It to Surrender”, aludia à imensa capacidade de desmontar e subverter ideias e sistemas que a arte sempre possuiu. 

 

A ondamarela, através de um programa que envolve a comunidade, promove oficinas, debates, residências e performances que resultam de uma construção coletiva a partir de sessões exploratórias em torno da música, da palavra e do pensamento. 

As oficinas, orientadas para públicos escolares e familiares numa abordagem experimental, educativa e informal, refletem acerca do ativismo e da cidadania. O par desafia de duas personalidades de diferentes áreas de pensamento, com trabalho público relevante, a juntar-se na criação de uma nova performance. Por fim, o debate leva-nos a fazer perguntas e a refletir juntos. 


orientação Ricardo Baptista, Ana Bragança e Sara Fernandes

Esta Oficina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se

orientada por ondamarela

oficina 27 abril

inscrições até 3 abril através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt

gratuito


Este Par Cerca o Ódio e Força-o a Render-se

por Ana Markl e Alexandra Saldanha

apresentação 27 abril · sáb 21:30

gratuito


Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se

com ondamarela e comunidade

apresentação 28 abril · dom 17:00

4,00€


Esta Conversa Cerca o Ódio e Força-o a Render-se

moderação Maria Vlachou

28 abril · dom 18:00

gratuito

26-28 ABR 24

Fábrica Ideias

CATEGORIA

Projeto de comunidade
Laboratório Artes
FEIRA DO LIVRO
11
Mai
10:00
Feira do Livro Ilustrado
Livros para todas as idades

Num festival de ilustração, temos de poder tocar numa das suas formas mais imaculadas: os desenhos dos livros que, desde cedo, transportam quem os folheia e quem os conta para tantos lugares para além do óbvio. Nunca esquecemos quem nos contou uma história.

Museu Vista Alegre
Oficina
11
Mai
10:00
Oficina - Desenhar a Vista Alegre
orientada por Marco Nunes Correia

Esta oficina será orientada pelo ilustrador Marco Nunes Correia, especialista em ilustração científica, que irá mostrar os cadernos e alguns exemplos de registo de campo, acompanhada de apresentação de conceitos gerais sobre composição visual, técnicas e materiais.

Fábrica Ideias
Oficina
27
Abr
10:30
Esta Oficina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
ondamarela

As oficinas, orientadas para públicos escolares e familiares numa abordagem experimental, educativa e informal, refletem acerca do ativismo e da cidadania.

Largo da Vista Alegre
Música
11
Mai
22:00
Concerto ilustrado - Nona Sinfonia de Beethoven
Orquestra e Coro da Universidade do Minho & Francisca Lima

A Orquestra e Coro da Universidade do Minho juntam-se a Francisca Lima para interpretar a 9ª Sinfonia de Beethoven com uma ilustração manipulada e projetada ao vivo. A peça de vídeo funciona como plano cenográfico projetado sobre a fachada da Capela da Vista Alegre, pensado para dialogar com a música, e não necessariamente para se sincronizar com a pauta musical.

Laboratório Artes
Música
11
Mai
23:30
DJ Set - Noiserv + Pedro Branco
Festa

“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”

Laboratório Artes
Oficina
12
Mai
10:30
Oficina para famílias - Luz Líquida
orientada por Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho

A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.

Laboratório Artes
Música
12
Mai
17:00
Piano Oceano
Mariana Miguel

A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.

Largo da Vista Alegre
Performance Itinerante
11
Mai
21:30
Brimborions
Picto Facto [FR]

Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.

Largo da Vista Alegre
Teatro de Marionetas Holográficas
11
Mai
15:00
El Onírico Interior
Cia. Holoqué [ES]

Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.

Vista Alegre
PERCURSO
11
Mai
15:00
Criaturas - Percurso Sonoro
Esfera 4 - Waterworld

“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
23milhas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile