MENU

FŪ TSUGI
por Rafael Alvarez
Image
9
Abr
2022
Fábrica Ideias
Gafanha Nazaré

HORÁRIO

21:30

-

22:15

CATEGORIA

DANÇA

FAIXA ETÁRIA

M/6

PREÇO

5,00€

DESCONTOS

desconto de 20% 

grupos +10 pessoas, seniores +65 anos, jovens até 17 anos, Cartão Jovem Municipal e Cartão Família

BILHETES →

“FŪ TSUGI” (vento de ligações) reúne um conjunto de cerca de 15 participantes maiores de 55 anos e seniores da região de Ílhavo, desafiados pelo coreógrafo Rafael Alvarez para desenvolver e criar uma partitura de paisagens coreográficas, partindo da experiência adquirida através de um laboratório intensivo de pesquisa e criação em dança contemporânea, na continuidade de uma primeira etapa de criação e apresentação com participantes maiores de 55 anos e seniores das cidades de Lisboa e Paris, culminando agora nesta versão criada em Ílhavo. 


Fū ⾵風, em japonês ‘vento’, representa no godai (cinco elementos) todas as coisas que crescem, se expandem, e gozam de liberdade de movimento, como o ar, a neblina ou o fumo. Fū representa o respirar e os processos internos associados à respiração. Mental e emocionalmente, representa uma postura de "mente livre e aberta" e um sentimento de despreocupação. Pode ser associado à vontade, indefinição, evasão, compaixão e sabedoria. 

 

O ‘kintsugi’ técnica centenária do Japão que consiste em reparar e ligar peças de cerâmica quebradas através de uma liga dourada inspira o título e universo deste projecto. O objectivo não é devolver o objecto ao seu estado imaculado — pelo contrário, as fissuras são realçadas com uma mistura de laque e ouro em pó. São “perfeitamente imperfeitos”.  Estes corpos que se convocam através do projecto TSUGI, são  corpos de experiência, resiliência e acção, são de corpos de ligação. Não pretendemos camuflar a natureza frágil, que nos torna mais humanos, mas antes celebrar a experiência de vida destes intérpretes e simultaneamente a liberdade de criação aberta à diversidade humana e à poesia dos corpos em movimento que, na velocidade contemporânea, nos convidam a um tempo e um lugar de diálogo, para escutar, sentir, pensar e dançar o mundo, longe e perto, mais perto do que longe. Este é um espetáculo que pretende, através da dança, materializar estas sensações e estes elementos.

direcção artística e coreografia Rafael Alvarez co-criação e interpretação Helena Fidalgo, Alice Jesus, Fátima Teixeira, João Mesquita, Manuel Lima, Blandina Jesus, Lurdes Ribeiro, Eulália Velha, Gumersindo, Leonor Correia Idalina Ferreira, Maria Noémia, Fernando Conde, Maria Custódia, Alice Froufe e Berchiolina Santos desenho de luz e operação técnica Guilherme Pompeu fotografia e livro Elisabeth Vieira Alvarez produção BODYBUILDERS  | Rafael Alvarez gestão financeira Sara Lamares assessoria de imprensa Mafalda Simões parcerias / acolhimentos Carpintarias de São Lázaro, Micadanses (Paris), Companhia Olga Roriz coprodução BODYBUILDERS | Rafael Alvarez e 23 Milhas apoio à criação, edição e internacionalização República Portuguesa - Cultura / DGARTES

9
Abr
2022
Fábrica Ideias

HORÁRIO

21:30

-

22:15

CATEGORIA

DANÇA

FAIXA ETÁRIA

M/6

PREÇO

5,00€

DESCONTOS

desconto de 20% 

grupos +10 pessoas, seniores +65 anos, jovens até 17 anos, Cartão Jovem Municipal e Cartão Família

BILHETES →

Planteia
OFICINA
25
Jun
10:30
Oficina Planteia: Jardins sensoriais – Comunicar com a Natureza
com Carla Ladeira

(ADIADO - DATA A DEFINIR)

Na escola dizem-nos que temos cinco sentidos. E se descobríssemos que, afinal, podem ser muito mais as formas com que comunicamos e como interpretamos o meio ambiente?

Palco Jardim
MÚSICA
9
Jun
22:00
Marta Ren com Funk You Brass Band
Concerto

Marta Ren cresceu na Senhora da Hora a espreitar ensaios na cave de sua casa e a dar espectáculos na sala. Foi no campo de futebol local que viu o seu primeiro concerto: Lena D’Água. E havia já tanto campo nelas. A viagem musical de Marta Ren tem um tempo próprio, relacionando-se muito com a música de época, da época que escolheu.

Palco Rádio
CONVERSA
11
Jun
11:00
100 anos - Jornal O Ilhavense
Conversa

O Jornal O Ilhavense, fundado em 1921, tornou-se no final do ano passado um jornal centenário. São cem anos a narrar a vida ilhavense, cem anos de redações e de leitores, de muita mudança e muita escrita.

Centro Histórico de Ílhavo
PERCURSO
9
Jun
18:00
Vem pelo jardim
Projeto artístico com a comunidade, por Renato Cruz Santos

No Festival Rádio Faneca, desafiamos os habitantes dos becos do Centro Histórico de Ílhavo a deixar a porta aberta e a permitirem que se eternize, sobretudo através da fotografia e da conversa, a beleza destes espaços lapidados pelo tempo e pelos gestos. Não desfazendo das casas, nesta edição, vamos pelo jardim.

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
9
Jun
17:30
Ílhavo antigo
Podcast

O podcast “Ílhavo Antigo” é uma conversa entre pai e filha: os ilhavenses João Aníbal Ramalheira e Sara Marques. Conversam sobre histórias da cidade, sobre os seus costumes e sobre os que viveram e vivem em Ílhavo, reforçando a sua tradição de música, religião, pesca do bacalhau e vasta cultura.

Planteia
OFICINA
29
Mai
10:30
Oficina de Ilustração
por Helena Zália

O PLANTEIA acordou há meses e tem vivido intensamente o período da luz e renascimento. Nesta oficina de ilustração/criação com a ilustradora Helena Zália, os intervenientes vão criar um livro-objeto para celebrar o [re]nascer.

Planteia
OFICINA
28
Mai
10:30
Oficina de Compostagem sem jardim
por Mónica Monteiro

Mónica Monteiro já se interessa por compostagem há muitos anos, mas passar da teoria à ação nem sempre é fácil. Foi com o marido que construiu o primeiro compostor no jardim. E parecia suficiente, até aprender a construir outro tipo de compostores.

Jardim Henriqueta Maia
PROGRAMA DE RÁDIO
9
Jun
10:00
Oficina do brincar
Para descansar e divertir

Este é um lugar para as famílias brincarem em conjunto a partir de cartão ou outros materiais reutilizáveis.

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
9
Jun
14:30
Na minha opinião
com LaBaq, Éme e Moxila e noiserv

“Na minha opinião” desafia os mais novos a fazer uma crítica a alguns objetos artísticos a que são expostos. Temos algo a dizer sobre tudo desde muito pequenos. Aliás, os putos é que sabem.

Planteia
ATIVIDADES
9
Jun
10:00
O Ganhar Futuro
Jogos do Helder

O Ganhar Futuro é um projeto dos Jogos do Hélder que, de uma forma lúdica e pedagógica, procura alertar para a sustentabilidade.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image