MENU

Terceiro Caderno
Guia de Navegação em Casa
Guia de Navegação em Casa

Image
15
Abr
2020
Ílhavo
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO

No nosso Guia de Navegação em Casa, fazemos 23 sugestões semanais a que podem aceder em casa. Dividimos cada caderno em cinco categorias: assistir, pensar, experimentar, visitar e famílias. São propostas em sintonia com aquilo que fazemos habitualmente no 23 Milhas: convidam-nos a refletir, a chegar a outros lugares e a conhecer melhor o nosso território. Podem e devem manter os telemóveis ligados e fazer o barulho que quiserem. Estamos em casa.

Image

Por Guilherme Gomes
O que é: espetáculo
Quando: 17 e 24 de abril e 1 e 8 de maio, às 18:00
Onde: Facebook do 23 Milhas

Provas reais de um espetáculo em cena é uma variação da realidade, um exercício em quatro partes, como uma espécie de delírio por capítulos, sobre a imaginação de um criador de teatro em tempo de isolamento. É a primeira criação para a rubrica Auditório da Rádio 23 Milhas, a emitir no Facebook do 23 Milhas e em 105.0 FM, a frequência da Rádio Terranova.

O que é: Cinema
Quando: Entre as 12h00 de 16 de abril e as 12h00 de 18 de abril

Para quem: M/16

Quanto tempo: 125 minutos

Mesmo em quarentena ou sobretudo em quarentena, a Medeia Filmes disponibiliza filmes para ficar no sofá. Esta semana, da trilogia Grandes Mestres, é possível ver “Nostalgia” de Andrei Tarkovsky. O filme retrata a vida de um poeta russo que, sentindo-se aprisionado pela fama e por um casamento infeliz, parte à procura do seu passado cultural em Itália. Um encontro com Domenico, um velho aparentemente lunático, acaba por permitir ao escritor compreender o segredo da sua própria nostalgia.

O que é: Curta-metragem
Para quem: M/16
Quanto tempo: 6 minutos e 30 segundos

Esta é uma curta-metragem hipnótica subaquática que acompanha a mergulhadora e cineasta Julie Gautier numa dança a 40 metros de profundida. Ama, que significa mulher do mar em japonês, é inspirada nas mulheres japonesas que apanham pérolas no fundo do mar, uma prática milenar, praticamente extinta.

O que é: espetáculo de teatro
Quando: 16 a 22 de abril
Para quem: M/16

Com o veterano João Perry, esta peça propõe-nos uma reflexão sobre os nossos atos e as suas consequências, com o seu registo trágico-cómico, a atravessar toda a peça, como uma voz da consciência. Dois irmãos voltam a encontrar-se, dezasseis anos depois da morte do pai, para desocuparem a casa que deixaram intacta ao longo de todos aqueles anos. Neste encontro cheio de emoções, debatem-se as grandes questões da vida, com a esperança sempre acesa de uma maior compreensão do que é profundamente humano.

Quanto tempo: VOL.1: 1 hora e 23 minutos; VOL.2: 1 hora e 26 minutos; VOL.3: 1 hora e 33 minutos

“Human” foi o primeiro filme a ter estreia mundial na Assembleia Geral das Nações Unidas, a propósito do 70.º aniversário da organização e, em 2015, integrou a seleção oficial da Bienal de Veneza, tendo desde então percorrido o mundo para, com o seu conteúdo, tentar responder à questão “O que nos torna humanos?”. Neste documentário em três volumes estão, entre os entrevistados, refugiados sírios, trabalhadores fabris, veteranos de guerra norte-americanos, presidiários no corredor da morte, aborígenes, camponeses africanos e tantas outras pessoas das mais diferentes origens e culturas do planeta. O VOL.1 aborda os temas do amor, das mulheres, o trabalho e a pobreza;.O VOL.2 trata dos temas da guerra, do perdão, da homossexualidade, da família e da vida após a morte. O VOL.3 trata dos temas da felicidade, da educação, da deficiência, da corrupção e do sentido da vida.

Image

Por Diogo Moreira

O que é: fotografia com drone
Para quem: M/6

Diogo Ramos Moreira sentiu que tinha de retratar este momento que veio alterar grande parte das nossas vivências. A paixão e ligação profissional à fotografia impeliram este aveirense a sair para a rua e a fazer um registo destes tempos de isolamento. As ruas vazias são a prova de que as famílias estão a cumprir a ordem para ficar em casa. Com recurso a um drone, e com as devidas autorizações, fotografou mais de uma dezena de famílias de Aveiro a partir das suas varandas, terraços ou jardins.

O que é: visita virtual
Para quem: M/16

Também na ótica de disponibilizar o máximo de conteúdos  digitais  possíveis, a Casa da  Arquitectura   disponibiliza uma visita virtual a 360º  aos seus espaços e à  Exposição “Souto de Moura – Memória,  Projectos, Obras” .

Por David Quiles Guilló

O que é: plataforma e edição digital de arte contemporânea
Para quem: M/12

The Wrong – New Digital Art Biennale – é considerada a maior, mais diversificada e acessível bienal de arte digital do mundo. Foi fundada em 2013 pelo empreendedor cultural, escritor e artista maker espanhol, David Quiles Guilló. Tem como objetivo criar, promover e fomentar o pensamento inovador artístico através de exposições de arte digital em dois formatos: online e offline ou físicas. Envolve uma vasta seleção de obras de arte selecionadas, artistas, curadores e instituições da emocionante cena global da cultura digital.

O que é: visita virtual a museu
Para quem: M/12

Esta é uma oportunidade de ver os museus como nunca os vimos. A Fundação Gala-Salvador Dalí é uma instituição cultural privada fundada pelo pintor Salvador Dalí com a missão de promover a sua obra artística, cultural e intelectual.

O que é: visita virtual

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado pelo empre­sário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi para dirigir o MASP, função que exerceu por cerca de 45 anos. As primeiras obras de arte do MASP foram selecionadas por Bardi e adquiridas por doações da sociedade local, formando o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Hoje, a coleção do MASP reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Image

O que é: programa de TV - debate
Para quem: M/12
Quanto tempo: 86 minutos

Moderado pela jornalista Ana Lourenço, no episódio 7 o “Fronteiras XXI” debate as soluções que as pessoas, as empresas e as organizações podem implementar para garantir a sustentabilidade de tudo e todos os que vivem e convivem no planeta Terra. Uma emissão com a participação especial do realizador e ativista ambiental brasileiro, Fernando Meirelles, a socióloga Luísa Schmidt, o engenheiro do ambiente Tiago Domingos e a economista Filipa Saldanha.

O que é: conversa
Para quem: M/12

Quanto tempo: 25 minutos e 42 segundos

O arquiteto brasileiro Marcelo Ferraz, fundador do escritório Brasil Arquitetura, é o primeiro convidado do Studio Casa. Brasil Arquitetura é um projeto que nasceu em São Paulo, em 1978, e que se destaca por uma forte componente social e cultural. Durante as próximas semanas, a Casa da Arquitectura lança um conjunto de entrevistas inéditas a vários arquitetos e outros convidados – um estúdio em sua casa.

O que é: debate
Quando: 16 de maio, 18:00
Onde: Facebook do 23 Milhas

No Territórios Públicos, rubrica semanal da Rádio 23 Milhas que replica o encontro de serviço educativo e mediação que acontece todos os anos, em ílhavo, repensam-se, discutem-se e reinventam-se as práticas culturais aplicadas a uma nova realidade: a da impossibilidade do encontro físico.

O que é: entrevista
Para quem: M/12

Esta é uma entrevista de 2005, cujas temáticas se mantêm atuais e em que José Gil, filósofo e ensaísta, analisa a sua obra “Portugal Hoje – O Medo de Existir”, que abre com uma expressão usada por um apresentador no Telejornal: “É a vida!”. Mas terá de ser a vida exatamente assim, como a vivemos, acompanhada por um encolher de ombros? O desafio é pensar, insiste. Insistimos. “Pensando, descobrimos sempre qualquer coisa de novo”, afirma José Gil nesta entrevista realizada em 2005.

O que é: Conversa
Quanto tempo: 9 minutos e 53 segundos

Em colaboração com o MIL - Lisbon Internacional Music Network, o canal 180 publica uma conversa em que um produtor e um realizador discutem o futuro do vídeo de música. Uma conversa entre Karen Saurí (CANADA produtor de vídeos de música) e Ian Pons Jewell (realizador/diretor) com curadoria do Canal 180, que teria lugar no Festival MIL antes do cancelamento provocado pela pandemia.

Image

O que é: programa de rádio
Quando: 15 e 22 de abril
Onde: Facebook do 23 Milhas

Na antecipação de uma versão adaptada do festival Rádio Faneca, os ondamarela convocam a comunidade, através da Bida Airada, para ir trabalhando a partir das suas casas no projeto deste ano do festival.

Por Mariana Carvalho
O que é
: conceção de livro

O Livro Aberto é um projeto de partilha de palavras, criado por Mariana Carvalho, que nasce deste tempo de isolamento e, consequentemente, de distância. Convida-nos a escrever uma partícula da experiência que estamos a ter dele, para que nos sintamos como uma comunidade numa mesma página. Cada visitante desta página pode ler a última frase escrita e continuar com a sua. “E quando tudo estiver mais calmo e as portas de casa não se fecharem tanto, partilharemos este livro aberto com todos”, escreve Mariana.

Por Museu Oriente

O que é: oficina plástica

O desafio desta semana é o de construir uma máscara, inspirada numa peça do Museu do Oriente, a Chandrabhaga, usada nas representações do Chhau, teatro dançado com máscaras de Seraikala, na Índia. O Chhau é representado durante o festival anual Chaitra Parva, nas festividades dedicadas ao ciclo agrícola que coincide com a transição da lua, do sol e das constelações. As máscaras representam deuses, personagens ou entidades cósmicas, em cenas originais, como a noite que dança com a lua, ou o sol que seduz Chandrabhaga, uma jovem rapariga. Uma máscara para usar no rosto, fazer teatro, alegrar a casa ou apenas para que se crie em família.

Image

Por Anne Frank House

O que é: websérie
Para quem: M/12

A Casa de Anne Frank em Amesterdão, em conjunto com a Every Media, iniciou uma série no YouTube que conta a história de Anne Frank através de diários em vídeo. A Casa de Anne Frank surge com uma nova forma de contar a história de Anne Frank, imaginando como seria se Anne não tivesse tido um diário nos anos 40, mas antes uma câmara de vídeo para blogs. Todos os vídeos têm legendas em Alemão, Inglês, Português e Espanhol. O último episódio estará disponível no dia 4 de Maio, dia em que se assinala o Dia da Lembrança na Holanda.

Por Teatro Viriato e Editora BOCA

O que é: áudio-livro

Para quem: M/6

O Teatro Viriato e a editora BOCA partilham diariamente excertos dos áudio-livros Boca Júnior. São para crianças de todas as idades e incluem poesia, teatro, contos de autor e histórias de tradição ora. Dispensam-se ecrãs. A maior tela é a da imaginação.

Por Teatro Marionetas do Porto

O que é: teatro de marionetas

Quando: 15 a 22 de abril

Para quem: M/4

Este é um espetáculo de teatro de marionetas sobre a cor do céu, dependendo do tempo, do contexto e de quem o vê.

Por Fundação Portuguesa das Comunicações

O que é: oficina plástica
Quando: todos os dias até 24 de abril
Para quem: M/3

A Fundação Portuguesa das Comunicações convida as famílias a entrarem no “Zoo das comunicações”. Todos os dias, divulgam um objeto do património do Museu das Comunicações e identificam um animal. O desafio é artístico: usar o objeto que fornecem e o animal que identificam para criar uma obra de arte.

Por Red Ted Art
O que é
: oficina de tricot

Quanto tempo: 9 minutos e 38 segundos

O tricot é uma técnica de entrelaçar fios com o apoio de duas agulhas. Para as crianças, o manuseio de instrumentos nem sempre é fácil, por isso o desafio é utilizar os dedos para aumentar e diminuir pontos e dar forma a um animal.

15
Abr
2020
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO
Fábrica Ideias
TEATRO
26
Nov
21:30
APATIA
por Mariana Fonseca

APATIA é a segunda criação de Mariana Fonseca, a partir de um texto original de sua autoria. O espetáculo, com uma forte componente física, protagonizado pelos atores Daniel Viana e Sandra Pereira, inclui ainda um Coro composto por cinco  atores inspirado pela obra "Os velhos também querem viver", de Gonçalo M. Tavares.

Casa Cultura
TEATRO
14
Nov
11:00
Paradoxos de Alice
por Teatro do Silêncio

O Paradoxos de Alice convida-nos a mergulhar num mundo muito “estranho”. Aqui há: sorrisos sem gato, prateleiras absolutamente vazias e outros objetos impossíveis, comida e bebida que faz as pessoas mudarem de tamanho.

Fábrica Ideias
MÚSICA
13
Nov
21:30
Primeira Dama
Concerto

Primeira Dama é uma das figuras mais presentes do nosso panorama musical. Com 23 anos, tem o mérito do seu nome, com os LPs "Primeira Dama" e "Histórias por contar", não se sustentar apenas pela preponderância que teve na revitalização de Lena d'Água em concertos de repertório repartido, com a banda que agora o acompanha, quer no estúdio e palco com Filipe Sambado ou na produção do último LP de Sreya.

Planteia
OFICINA
23
Out
11:30
Do Mato para o Prato
Oficina de ervas silvestres e flores comestíveis, por Fernanda Botelho

Que ervas são estas que crescem à nossa volta e que insultamos, envenenamos e desrespeitamos? Todas têm um valor e uma identidade: umas são medicinais, outras são comestíveis, outras servem de alimento para insetos ou para aves.

Fábrica Ideias
MÚSICA
22
Out
21:30
Festival Safra
com Coelho Radioativo + Víctor Hugo

O SAFRA é um ciclo de programação artística para a promoção da música moderna produzida a partir da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro (CIRA). Na presente edição, o SAFRA promove onze datas, nos onze concelhos que compõem a CIRA.

Planteia
OFICINA
3
Out
10:30
Oficina de Ilustração
por Sara Bandarra

O que acontece no Planteia quando se prepara para hibernar? Nesta oficina de ilustração os participantes vão encontrar respostas, fazer novas perguntas, revelar o que não se vê, mas pode lá estar.

Planteia
TEATRO
24
Out
11:00
Frida Kahlo
Antiprincesas

Criado por Cláudia Gaiolas,  a partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, Antiprincesas é um ciclo de espetáculos sobre mulheres que marcaram a história.

Casa Cultura
MÚSICA
23
Out
21:30
B Fachada
concerto

Uma pessoa que em princípio estava bem e depois ficou: na mesma. Que é como quem diz, B Fachada mantém-se irrepreensível enquanto escritor de canções, timoneiro no embelezamento da rotina, guardador de rebanhos de palavras que nos fazem ser “muita coisa feliz ao mesmo tempo”.

Fábrica Ideias
MÚSICA
16
Out
21:30
The Lemon Lovers
apresentam "pretend that I care"

Os The Lemon Lovers regressam com “pretend that i care": um álbum que viaja ao futuro e que foi feito na ótica de alguém que sofre por antecipação e escreve sobre problemas antes de eles existirem, esperando com isso encontrar uma espécie de expiação.

Fábrica Ideias
MÚSICA
1
Out
21:30
SIRICAIA
apresentam Família Fandango

"FAMÍLIA FANDANGO" retrata, através de música, pintura, literatura e vídeo, a vida de um seio familiar, ao longo de quatro gerações, numa viagem de volta às raízes, a bordo de sonoridades contemporâneas e eletrónicas.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image