MENU

Primeiro Caderno
Guia de Navegação em Casa
Guia de Navegação em Casa

Image
1
abr
2020
Ílhavo
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

17:00

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO

No nosso primeiro caderno do Guia de Navegação em Casa, fazemos 23 sugestões a que podem aceder em casa. Dividimos cada caderno em cinco categorias: assistir, pensar, experimentar, visitar e famílias. São propostas em sintonia com aquilo que fazemos habitualmente no 23 Milhas: convidam-nos a refletir, a chegar a outros lugares e a conhecer melhor o nosso território. Podem e devem manter os telemóveis ligados e fazer o barulho que quiserem. Estamos em casa.

Não queremos que este tempo passe, apenas. Queremos que este tempo seja aproveitado com sentido. Para tal, queremos continuar a alimentar o espírito crítico e sugerir programas que nos tragam o novo. O mundo parou e inundou as redes de milhares de propostas e nem sempre a quantidade corresponde à necessidade. Aqui pretendemos baralhar o seu algoritmo e apresentar-lhe concertos, festivais, que respondem ao momento, como o caso do Festival Iminente; documentários que falam de Espaço Público, como o do Atelier d'Arquitectura; ou os processos artísticos como os Dias da Dança. São projetos que não têm a nossa intervenção, mas que refletem muito daquilo que nos move.

Image

Por Festival Iminente
O que é: Festival de música, performance,dança, pintura ao vivo e conversas

com Ana Moura, Dino D'Santiago, Dj Marfox, Gerador, Hugo Oliveira, Julinho KSD, Mais Menos, Mariana Barros, Mayra Andrade, Mucha x Wilson Core, Piny, Prétu, Shaka Lion, Tamara Alves

Quando: 4 abril
16:00
Como aceder: Instagram do Festival Iminente - Directo
Quanto tempo: 350 minutos
Para quem: M/6

Na triagem da viagem, pulseira vermelha para continuar. É urgente juntarmo-nos, seja como for. Esta “Emergency Edition” é, acima de tudo, uma experiência de intensa intimidade coletiva. Cada um por si, mas todos juntos.. Uma edição especial online do Festival Iminente associada a uma campanha de angariação de fundos para o Centro Hospitalar Lisboa Central e Centro Hospitalar e Universitário S. João (Porto).

Por Ricardo Toscano e os vizinhos Bruno Santos e Rita Redshoes

O que é: Sessões de música no Quintal
Quando: Todos os dias
16:00
Como aceder: Instagram de Ricardo Toscano - Directo

Dois vizinhos, dois quintais, um saxofone e uma guitarra. Todos os dias, tentam tocar juntos à distância. Se o tempo permitir estarão nos seus quintais todos os dias às quatro da tarde. Com a distância de segurança recomendada. Com a sintonia de segurança recomendada.

Por Victor Neves (arquitecto) e Carlos Lopes (urbanista) com a realização de Ricardo Gonçalves
O que é: Documentário de arquitectura e design
Quanto tempo: 25 minutos
Espaço Público I Convidados: João Luís Carrilho da Graça (Arquitecto), Adriana Galvão (Utilizadora Ponte Pedonal), Manuel Roque (Arquitecto), Raul Roque (Arquitecto), Ana Vasconcelos Pinto (Lojista na Praça das Artes), Miguel Arruda (Arquitecto), Luís Cardoso (Skater)
Espaço Público II Convidados: Tomás Salgado (Arquitecto), José Fernando Costa (Capitão do Moby Dick), José Romão (Morador), Miguel Arruda (Arquitecto), João Gomes da Silva (Arquitecto Paisagista), João Ferreira Nunes (Arquitecto Paisagista), João Pratas (Gerente do Quiosque da Ribeira das Naus), Lurdes Sousa (Restaurante Solar do Kadete), Francisco Silva (Guia Turístico)

O espaço público é o elemento aglutinador da forma urbana, da estrutura das cidades. É o espaço comum de diferentes estratos sociais. O Espaço Público ordena a Cidade. Os arquitectos desenham espaços públicos qualificados e requalificam outros, atribuindo-lhes novos usos e formas. Neste documentário, inserido na série de documentários Atelier d’Arquitetura, evidencia-se o papel do Espaço Público no desenho e no ordenamento das cidades e no trabalho dos arquitectos. Pretende-se ainda abordar o impacto do turismo e do uso intenso do espaço público ao longo do tempo.
Os documentários Atelier d'Arquitetura percorrem edifícios, estruturas, conceitos, peças, casas ou museus que mais se destacam no território nacional.

Realizado por Cristina Ferreira Gomes e autoria de Luiz Antunes
O que é: documentário sobre dança contemporânea portuguesa
Quanto tempo: 98 minutos
Para quem: M/12

Neste documentário, Lander Patrick e Jonas Lopes preparam a sua próxima criação: Adorabilis. Estão de partida para uma residência artística no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Podemos acompanhar o dia a dia de trabalho intenso da dupla de criadores entre os ensaios, as provas de figurinos e a preparação da primeira apresentação pública. Da residência no Alentejo, viajamos até à véspera da estreia da peça em Lisboa, no Teatro Maria Matos. Estamos, entretanto, nos bastidores e na organização de todos os pormenores até ao dia da estreia. Ao longo do documentário, podemos verificar a evolução coreográfica, a transformação por que passa o espetáculo e embarcarmos no mundo criativo desta dupla de coreógrafos.

Realização: Adriano Baía Nazareth (RTP)
Produção Céu Pinto (RTP)

Autoria e Direção Artística: Teresa Coutinho

Quanto tempo: 39 minutos

Para quem: M/12

O assunto mais premente da atualidade discutido à volta da mesa por cinco das mentes mais brilhantes do nosso país. A prova viva da pertinência e acutilância do pensamento contemporâneo, para dar resposta aos exageros, às histerias, a esse politicamente correto que parece estar na ordem do dia e tanto nos tem roubado o nosso tão precioso tempo. É uma maçada. Mas não aqui. Finalmente, uma conversa entre pares, entre pensadores, esses grandes herdeiros do pensamento ocidental, com outra atitude. Sem arrogâncias, sem violências, para que se perceba bem como a banda toca, como tem tocado até agora. Pois, porque o problema não está no conteúdo do que para aí se vai reivindicando. Está na maneira, percebem? É a maneira.

Visitar algo, sem sair de casa, poderá ser uma amarga compensação. Contudo, com o pragmatismo que a época exige, temos algumas sugestões de viagens virtuais por destinos longínquos, como a Coreia do Sul, país convidado na última edição do festival LEME, ou mesmo aqui à porta, através do programa "Visita Guiada" à Vista Alegre. Viagens pela história, pelo património, cá dentro e lá fora, que vêm arejadas com novos conhecimentos sobre o território.

Image

Quatro exposições online
Origem: Coreia do Sul
O que é: visita a museu
Para quem: M/12

O Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia do Sul (MMCA) é um museu de arte contemporânea com o museu principal em Gwacheon e três filiais em Deoksugung, Seul e Cheongju. O museu foi fundado em 1969 como o único museu nacional de arte do país que acomoda arte moderna e contemporânea da Coreia e arte internacional de diferentes períodos históricos.

Onde: Porto, Portugal
O que é: visita orientada a museu
Para quem: M/3

O Museu das Marionetas do Porto é um pequeno lugar de descoberta do universo das marionetas contemporâneas. O museu dispõe de dois andares, onde estão expostos cartazes, peças de cenografia, fotografias, adereços, marionetas e vídeos de peças e documentários.

Onde: Tomar, Portugal
O que é: visita virtual a monumentos nacionais
Para quem: M/3

As visitas virtuais 360º são um compêndio de oito séculos de história da arte em portugal, no conjunto monumental mais eclético do país. Nesta, fazemos um percurso pela história tomarense, pelo seu centro histórico e pelas suas habitações antigas. Todas as ruas são bonitas e dignas de explorar. Destaque para o edifício do Posto de Turismo, até ele, também ele, construído no estilo manuelino. No site 360 Portugal há mais de 1600 panoramas em 360º de portugal, os seus monumentos, vilas, cidades, paisagens, na repositório online mais vasto sobre o território português.

Onde: Vista Alegre, Portugal
O que é: Visita guiada / programa de televisão
Quanto tempo: 40 minutos

Para quem: M/12

O Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, foi uma nação dentro da nação. Há 200 anos, José Ferreira Pinto Basto fundou a primeira fábrica de porcelana de Portugal. Mas o projeto mais audaz daquele que é considerado o primeiro industrial português foi muito mais que um parque industrial. Foi um sítio com regras próprias, à parte do resto do país: o local de vida, trabalho, arte e lazer de sucessivas gerações de patrões e empregados. Impecavelmente preservado, ao Lugar da Vista Alegre foi acrescentado um museu que conta esta e outras histórias. O Visita Guiada, disponível na RTP2, é um programa de televisão e rádio sobre os tesouros do património cultural português.

Hi! So You Are
Origem: Portugal
O que é: plataforma de visitas virtuais a exposições
Para quem: M/12

Esta é uma plataforma de arte online, sem fins lucrativos, que disponibiliza várias exposições, desafios e obras de arte nacionais e internacionais, conectando utilizadores, galerias e colecionadores de arte de todo o mundo. O objetivo é ligar pessoas e arte. Sempre mais pessoas, sempre mais arte.

Pensar para pensar é um dos motes do 23 Milhas e nunca tivemos tanto tempo como agora para fazê-lo. Contudo, não acreditamos que este pensamento deva ser feito em recolhimento. Propomos que se pense em conjunto, com as dúvidas dos outros e com os diferentes olhares que criam a comunidade. Nesta semana, propomos conversas e tertúlias em torno da cultura, dirigidas por parceiros antigos como a Acesso Cultura e pelos vizinhos do GrETUA. Por outro lado, porque isto das redes sociais também têm os seus contras, sugerimos um conjunto de vídeos da RTP Ensina dedicados à educação para os media.

Image

Por Acesso Cultura

O que é: encontro/conversa online

Quando: 1 abril (primeira sessão)
21:00
Todas as quartas-feiras de abril e maio

Nestes encontros online, que estreiam a 1 de abril com o diretor do projeto 23 Milhas, Luís Ferreira, a Acesso Cultura convoca colegas de diferentes idades, que vivem e trabalham em diferentes pontos do país, com responsabilidades diversas, a partilharem a sua reflexão consigo. O que é que nos faz refletir, o que é que nos inspira neste momento tão atípico que estamos a viver? Que impacto as atuais aprendizagens poderão ou deverão ter no futuro?

Origem: Portugal
O que é: tertúlias sobre arquitetura, cidade e sociedade

Quando: Todos os dias da semana

21:00
Para quem: M/12

Estas tertúlias sobre arquitetura são momentos de encontro no espaço digital para refletir sobre os tempos de mudança.

Por Manicómio

O que é: conversas

Origem: Portugal
Quando: 1 abril
21:30

As Conversas do Manicómio, neste tempo de quarentena, serão com a psiquiatra Ana Matos Pires, o escritor Valter Hugo Mãe e o artista plástico Pedro Cabral Santo. O Manicómio é um atelier/galeria de Lisboa dedicado a artistas com doenças mentais.

RTP Ensina / vários autores
O que é: vídeos pedagógicos

Origem: Portugal

Para quem: 1º, 2º e 3º ciclos

O portal RTP Ensina apresenta um conjunto de recursos - para alunos e professores - que podem contribuir para a educação para a cidadania. A RTP apresentou, ao longo das últimas décadas, rubricas e programas que podem auxiliar estudantes e professores a complementar os seus conhecimentos na área de Educação para a Cidadania.

Por GrETUA

O que é: conversas
Origem
: Portugal

O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro, mais conhecido por GrETUA, promove uma série de conversas com artistas, colaboradores, agentes culturais, enfim, pessoas que se cruzam no seu caminho e se tornam caminho. Fala-se sobre tudo e, inevitavelmente, sobre como sobreviver, tirando partido disso, ao “grande retiro”.

Aqui residem as propostas de desafio. Queremos propor práticas culturais, diversificadas, que na tranquilidade ou agitação do lar, todos possam fazer. Dançar, desenhar, cozinhar. Todas aquelas atividades que sempre quisemos ter tempo para poder fazer, ou fazer mais, mas que nunca nos propusemos a fazer. Já que tínhamos que começar por algum lado, deixamos aqui uma receita de bacalhau, ou não estivéssemos em Ílhavo, e aulas práticas de desenho de cabeças. Nesta altura, mais que nunca, todos precisamos de não perder a nossa.

Image

Por Ohad Naharin
Origem: Israel e USA
O que é: aulas de dança
Quando: Todos os dias, dois fusos horários
Quanto tempo: 60 minutos
Para quem: M/16

Estas aulas de dança são abertas a qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, saiba ou não dançar. A Gaga é uma linguagem de movimento que Ohad Naharin desenvolveu ao longo de muitos anos e que é utilizada pelos membros da Batsheva Dance Company nos seus treinos e exercícios diários. A linguagem Gaga surgiu da crença de que os movimentos são terapêuticos, dinâmicos e em constante mudança e evolução.

Por Henrique Sá Pessoa
Origem: Portugal
O que é: vídeos de receitas
Quanto tempo: 20 minutos

Em Comtradição, além de um belo trocadilho, o chef Henrique Sá Pessoa faz uma reinterpretação da cozinha tradicional portuguesa numa viagem às raízes da gastronomia nacional em que pretende atualizar receitas e trazer a “comida de conforto” tradicional para os dias de hoje. Começamos a partir de Ílhavo por partir de Ílhavo. Servimos Tiborna de Bacalhau.

Por Proko - Stan Prokopenko
O que é: aulas de desenho

Aqui, a proposta é ver e aprender com três vídeos sobre desenho de cabeças de loomis. Demonstram-se esboços iniciais, explorações e algumas abordagens mais intuitivas a este tipo de cabeça. Stan Prokopenko afirma que as suas aulas de desenho são acessíveis o suficiente para iniciantes e detalhadas que baste para artistas avançados. A sua filosofia é explorar conceitos atemporais de forma criativa.

Depende de todos nós fazermos com que este estar juntos seja profícuo.
Aqui vamos apresentar algumas alternativas programáticas à oferta massificada, que ajudam no crescimento dos mais novos e que são pistas para outros desafios e conversas em família. Estórias bem contadas, espetáculos que falam de assuntos difíceis, por companhias parceiras do 23 Milhas como a Mandrágora e a Formiga Atómica; oficinas de construção e curtas-metragens com o selo IndieJunior.

Image

Origem: Portugal
O que é: peça de teatro
Quanto tempo: 50 minutos
Para quem: M/6

Este espetáculo conta a história de um homem e de uma manada de elefantes. Quando o homem morre, os elefantes fazem uma caminhada misteriosa a sua casa para lhe prestar uma última homenagem. Não era um homem qualquer, era um deles. “A Caminhada dos Elefantes” é sobre a existência, a vida e a morte, e o caminho que todos temos de fazer, um dia, para nos despedirmos de alguém. Um espetáculo que reflete sobre o fim, que é um mistério para todos, crianças ou adultos.

Vários países
O que é: Cinema - seleção de curtas de animação
Para quem: M/3

Ficar em casa pode ser aborrecido. E também pode não ser. Por isso, o IndieJúnior Allianz escolheu algumas curtas metragens que estiveram no festival para os mais novos, e não só, a passar o tempo mais depressa: a história de um carpinteiro obcecado pela ideia de fazer o objeto perfeito, um lobo que gosta de fazer ballet, uma casa num mundo semelhante ao nosso, um camaleão, o sol e a chuva ou uma mãe atarefada.

Origem: Portugal
O que é: teatro de marionetas
Para quem: M/6

Nas entranhas da Montanha vive Aurora, elemento cuidador da natureza. Aurora nasce, e todos os dias a montanha enche-se de luz e cor. Todos os dias Aurora cuida das plantas, das árvores e dos animais. Até ao dia em que tudo muda. Um espetáculo inserido no projeto "Gnómon - escolas na biosfera". A redescoberta da natureza, das tradições e raízes do Parque Nacional da Peneda Gerês e do norte de Portugal é a essência que guia o espetáculo.

O canal da Estéfi
Origem: Brasil
O que é: oficina de expressão plástica
Para quem: M/3

A proposta é simples e o papel principal é de todos: criar um teatro de sombras em casa, em família.

da autoria de Werner Holzwarth e ilustração de Wolf Erlbruch
Por Miguel José Pereira com a interpretação de Tiago Sami Pereira

Origem: Portugal
O que é: Histórias para ouvir ou ouvir e ver
Quanto tempo: 5 minutos
Para quem: M/3

Podia acontecer a qualquer um, mas naquele dia foi a vez da toupeira. Saía da sua toca, quando algo de muito mal cheiroso lhe caiu em cima da cabeça, de forma que se viu obrigada a percorrer o campo todo, muito indignada, para investigar qual dos animais que por ali vivia é que lhe tinha feito semelhante desfeita: a pomba, o cavalo, a lebre?

1
abr
2020
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

17:00

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO
Casa Cultura
CIRCO CONTEMPORÂNEO
5
dez
23:00
Monstro
por Collectif sous le manteau [FR/BE/DE/NL/NO/PT]

“Monstro” é um espetáculo que parte de uma angústia e que materializa a luta contra a ideia de um crescente individualismo na sociedade.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
CIRCO CONTEMPORÂNEO
5
dez
17:00
Instable
por Nicolas Fraiseau [FR/GT]

Inicialmente, há um sonho: pendurar um mastro chinês numa linha quase invisível, um fio, deixando o objeto em movimento.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
CIRCO CONTEMPORÂNEO
5
dez
21:30
Sisyphus Ascending
por GLiMT [DK]

Sisyphus Ascending é uma fábula moderna sobre como vencer a monotonia da repetição.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
CIRCO CONTEMPORÂNEO
5
dez
19:00
Don't leave me hanging
por Sabok [EE/FI/DE]

Don't Leave Me Hanging é um espetáculo em que dois artistas circenses e um músico se levam ao limite, através de acrobacia, dança, música ao vivo e outras técnicas. Celebra-se o corpo, a beleza, a força e a coragem.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
dez
23:00
Vaarna
por NUUA [FI]

Vaarna é uma palavra finlandesa antiga que se refere a um prego de madeira ou uma estaca que é usada em casas em construções e é essencial para manter as coisas juntas e no lugar.

MAIS INFORMAÇÕES

Gafanha da Nazaré
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
dez
21:30
Surface
por Familiar Faces [BE/DE/AT]

“Surface” (superfície) é uma peça sobre os mandamentos da água com influências da técnica de acrobacia mão-a-mão, desenhada e apresentada pela companhia Familiar Faces.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
dez
18:30
Irredutível - versão conferência
por Rui Paixão [PT]

No LEME, o espetáculo Irredutível, a criação de Rui Paixão, criador apoiado em 2020, sempre foi um work in progress e seria, e será, apresentado como tal. Numa edição também sobre o risco, o criador sofreu uma lesão que o impede de apresentar uma versão mais materializada, no que ao físico diz respeito, do seu novo espetáculo.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
dez
15:00
Tired out
por Darya Efrat [IL]

“Tired out” é um ato participativo interdisciplinar, visual e físico. É um momento espontâneo de interação, construção e desconstrução, uma paisagem visual e ponto de reflexão sobre as noções de conexão e as barreiras que mantemos em relação a nós próprios e aos outros.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
dez
12:30
Na rosa dos ventos
por Diogo Santos [PT]

“Há muito tempo, num dia regular, dei por mim perdido na rosa dos ventos; a encruzilhada do meu equilíbrio, as quatro portas, o norte, o sul, o este e o oeste da minha caminhada tomavam direções contrárias à minha vontade e à minha existência.”

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
dez
10:30
Um sentido de viagem ao retorno
por Ome Dual [PT]

Um solo desenvolvido em conjunto sobre a interpretação da criação de materiais diversos de forma espontânea: frases, desenhos, movimentos, fotografias, experiências sobre o passado e o futuro.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
FORMAÇÃO
24
out
10:00
Corpo Cénico
por Sissi Abrão

Esta oficina propõe ao aluno uma prática de exercícios com foco no movimento do corpo e no processo criativo.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
22
out

A

5
out
Residência - Surface
por Familiar Faces [NL]

Antes da antestreia de Surface, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a companhia Familiar Faces tem um momento de residência artística com o 23 Milhas.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
FORMAÇÃO
1
nov
10:00
Formação
com Samuel Úria

Nesta formação, destinada aos músicos ilhavenses, o cantautor Samuel Úria, que acaba de lançar o seu novo disco Canções do Pós Guerra, orienta uma formação sobre a composição de canções, deste a métrica à composição.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
FORMAÇÃO
31
out
10:00
Formação
com Mão Morta

Como é que os Mão Morta compõem? Como interagem as letras com a composição musical? Quais os princípios e os limites a que obedecem as suas composições, caso existam?

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERFORMANCE
1
nov
16:00
Bida Airada
por Ondamarela + Comunidade

O espetáculo deste ano da Bida Airada foi criado em dois tempos. Em confinamento, a comunidade juntou-se a partir de casa e experimentou um Roteiro de Exploração Doméstica. Partilhou palavras, sons, imagens, pensamentos, coisas grandes, coisas pequenas para, mais uma vez, criar em conjunto algo de novo. Depois, saiu de casa. Juntando peças, ensaiou, cuidadosamente, como se desenha uma casa, numa combinação de música, vídeo, palavra.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
31
out
21:30
Música para os Ilhavenses do futuro
por Sampladélicos com músicos de Ílhavo

Os Sampladélicos são Sílvio Rosado, músico, e Tiago Pereira, realizador. Juntos, criam álbuns digitais e performances audiovisuais a partir das gravações do arquivo d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Em Ílhavo, trabalham o arquivo dos “Patrimónios Sonoros Marítimos”, um projeto do Museu Marítimo de Ílhavo com Tiago Pereira.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
DANÇA
30
out
21:30
A ria gela a partir das margens
por Luiz Antunes + bailarinos e músicos de Ílhavo

A criação de Luíz Antunes junta os bailarinos das escolas Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, a FulldanceStudio e a IP Arabesque. Durante meses, encontraram-se para três residências artísticas que culminam agora nesta criação, integrada na Milha

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
INTERDISCIPLINAR
10
dez

A

17
dez
Residência - Corpo Anímico
por Pedro Ramos

Esta visão sobre a floresta não é o que a floresta é. É sim uma sensação de vasto e ínfimo, que se sente ao estar na sua presença e na sua pertença, no seu silêncio habitado.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
31
out
10:30
Olhar por Dentro
A Colónia Agrícola, com o artista Mário Ferreira de Almeida

O artista Mário Ferreira de Almeida vai mostrar a sua própria narrativa, a partir do seu olhar de artista e das suas memórias de infância, do projeto do Estado Novo para a Colónia Agrícola da Mata Nacional da Gafanha.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
DANÇA
27
nov
21:30
Autópsia
por Companhia Olga Roriz

Tudo o que amamos está prestes a morrer. Está sempre tudo prestes a morrer.

A aflição vem em ondas de dor e de luto. Lá onde o corpo fica excluído da compreensão, restam os lugares abandonados. Lugares de memória abertos a outros acontecimentos. Lugares de mutação à espera de uma transformada existência.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
20
nov
21:30
FAKE
por Formiga Atómiga

"Fake" explora as tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
14
nov
21:30
António Zambujo
+ concerto Milha Ricardo Filipe

António Zambujo permanece como um dos maiores representantes da música, cultura e língua portuguesas além-fronteiras e continua, há anos, numa quase ininterrupta digressão internacional.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
INTERDISCIPLINAR
7
nov

A

13
nov
Residência - Coreografia
por João dos Santos Martins

Numa conferência-performance intitulada Salário Máximo, apresentada na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, em 2014, Vera Mantero dizia que a dança lhe parecia a arte menos apropriada para falar do que quer que fosse. Segundo a artista, seria mais simples vincular uma ideia concreta no cinema ou na literatura. Esta afirmação sustenta uma ideia comum de que a dança não pode falar, sendo, no entanto, uma metáfora para o pensamento.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
8
nov
17:00
Festivais do Outono
Ciclo Beethoven - Sonatas para Violino e Piano

Esta edição dos Festivais de Outono é com André Fonseca, professor de violino no Conservatório de Música de Aveiro e professor de violino e da classe de orquestra de cordas da Universidade de Aveiro.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
28
nov
10:30
Olhar por Dentro
A arquitetura do bacalhau e do sal c/ a historiadora Inês Amorim

O papel dos ilhavenses na pesca do bacalhau e no uso do sal foi significativo para vincar a história das rotas marítimas, os hábitos de consumo e as formas de viver.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO
17
out
21:30
Folle Époque (antestreia)
por Silly Season

Folle Époque celebra o centenário dos Loucos Anos 20 e propõe uma revisitação histórica à luz dos tempos em que vivemos, tempos de difícil caracterização e ambiguidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
17
out

A

21
out
Residência - Irredutível
por Rui Paixão

Depois de dois anos de concetualização do trabalho a partir de elementos que foi acumulando sobre o Clown e a sua experiência a viver na China por mais de um ano, esta residência criativa de Rui Paixão marca o início da construção da obra final.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
16
out
21:30
Noiserv
+ concerto Milha Henrique Vilão

Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram "o homem-orquestra" ou "banda de um homem só", conta no seu currículo com o bem sucedido disco de estreia “One Hundred miles from thoughtlessness” [2008]

MAIS INFORMAÇÕES

Vista Alegre
MÚSICA
11
out
16:00
Ars ad Hoc
Concerto 250 anos de Beethoven

Na sua ainda curta existência, o ars ad hoc entra naquela que é a sua segunda temporada, ameaçada pelas restrições à livre circulação entre os países europeus em que alguns dos seus elementos residem.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
10
out
21:30
Salvador Sobral
+ concerto Milha Ela Vaz

Depois de ter sido um dos músicos que atuou, a partir do seu terraço, para a Rádio 23 Milhas, em maio, Salvador Sobral apresenta-se agora ao vivo, na Casa da Cultura de Ílhavo, com uma nova formação, em quinteto.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO
6
out

A

13
set
Residência - Língua
por Estrutura

Língua é um espetáculo que utiliza a Língua Gestual Portuguesa como veículo primordial de comunicação e que pretende colocar em causa as relações de poder e de privilégio que estruturam, há muito, essa coisa chamada teatro.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
26
set
10:30
Olhar por Dentro
A paisagem industrial com João Paulo Cardielos

Nesta visita do Olhar por Dentro vamos, de bicicleta, compreender a riqueza da paisagem industrial ilhavense. Num tempo histórico relativamente curto, modelaram-se paisagens distintas.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
19
set
21:30
Rouxinol Faduncho
Concerto

Ao fim de alguns anos, o grande propósito do conceito de Rouxinol Faduncho mantém-se: levar boa disposição ao público português num espetáculo interativo e de grande investimento musical e performativo.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
out
21:30
Surface (antestreia)
por Familiar Faces [NL]

“Surface” (superfície) é uma peça sobre os mandamentos da água com influências da técnica de acrobacia mão-a-mão, desenhada e apresentada pela companhia Familiar Faces.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
27
set
10:00
Malas e Fraldas
por Catrapum Catrapeia

“Malas e fraldas” é um espetáculo de luz, video mapping e música ao vivo para bebés desde os zero aos três anos em que o público é convidado a participar.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
INTERDISCIPLINAR
2
set

A

13
set
Residência artística — Terra Batida
por Rita Natálio

Terra Batida é uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
25
jul
16:00
Olhar por Dentro
na Ilha dos Puxadoiros com Júlio Coelho

"salicórnia" do latim sal, salis, sal + cornus, -us, chifre, corno

Planta halófita, de textura carnuda, cor verde e sabor salgado. O seu crescimento natural nas Marinhas de Sal da Ria é característica difusa da sua paisagem.

MAIS INFORMAÇÕES

Largo Amália Rodrigues
TEATRO
10
jul
10:30
Avós - Histórias germinadas no quintal
Rádio Faneca

Este ano, como tudo, o projeto das Histórias nos Becos também se transforma. Sai dos becos para o recinto criado para a edição especial do Rádio Faneca e instala-se no Palco Amália. Graça Ochoa orientou um projeto que, com a comunidade ilhavense, nos últimos três meses, trabalhou memórias de avós e netos a que agora chamamos Histórias Germinadas no Quintal.

MAIS INFORMAÇÕES

Centro Histórico de Ílhavo
PERCURSO
10
jul
18:30
Percurso Casa Aberta
Rádio Faneca

Duas Casas, o projeto da Casa Aberta da edição de 2020 do Rádio Faneca, desafia a comunidade a receber em sua casa uma encomenda especial - uma casa de pássaro, materiais diversos, pistas para o pensamento e algumas propostas de transformação daqueles.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
12
jul
19:00
Himalion
Rádio Faneca

himalion é o novo projeto de Diogo Sarabando que, com EGRESS, apresenta um conjunto de oito canções que simbolizam um novo começo. Gravado no puppy garden studios - nome dado à casa onde o seu estúdio está sediado, que é também a casa onde cresceu - e sempre com um pé na natureza, EGRESS aborda conceitos como equanimidade e a importância de “deixar ir” (relacionado com a filosofia japonesa mushin)

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
12
jul
15:30
Fumaça - "A minha casa é a prisão"
Rádio Faneca

Fumaça é um órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar.

No Rádio Faneca refletem sobre o tema “A minha casa é a prisão”. Se o confinamento forçado, por causa da Covid-19, traumatizou a sociedade, como estará quem permanece anos e anos atrás das grades?

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
11
jul
19:00
Old Mountain
Rádio Faneca

Old Mountain é um projeto co-liderado pelos músicos Pedro Branco e João Sousa. Em fevereiro de 2020, editaram “Parallels” e “This Is Not Our Music”, um lançamento duplo que marcou o início da parceria com a editora Nischo Records. O seu objectivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
11
jul
16:30
O Grito e o Cochicho
Rádio Faneca

O Grito e o Cochicho é um programa da Rádio Estação Diária, em Viseu. Aos sábados de manhã a arte e a cultura passam por lá, privilegiando a voz dos artistas que vão falando com Catarina Machado sobre o que andam a fazer.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
10
jul
19:00
Maria Reis
Rádio Faneca

Maria Reis lançou o seu novo disco “Chove na Sala, Água nos Olhos” na reta final de 2019. Sucede ao EP “Maria”, de há dois Verões, na Cafetra, e a um percurso de sonho vivido no grupo Pega Monstro. “Chove na Sala, Água nos Olhos” é “maravilhoso, curto e directo, animado de dúvidas e sentenças que a sua experiência achou nas acções humanas, expressas em breves e elegantes canções”.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PROJETO COMUNITÁRIO
12
jul
17:00
Bida Airada - Concerto especial
Rádio Faneca

O espetáculo deste ano da Bida Airada foi criado em dois tempos. Em confinamento, a extraordinária comunidade ilhavense juntou-se a partir de casa e experimentou um Roteiro de Exploração Doméstica. Partilhou palavras, sons, imagens, pensamentos, coisas grandes, coisas pequenas para, mais uma vez, criar em conjunto algo de novo.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
11
jul
22:00
Dead Combo
Rádio Faneca (edição especial)

2020 não seria, desde logo, um ano qualquer para os Dead Combo. Foi o ano em que decidiram acabar. E decidiram acabar com uma tour, que em parte se adia em função do que vivemos. No entanto, adaptado à nova realidade, o concerto marcado para o Rádio Faneca mantém-se.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
10
jul
22:00
Clã
Rádio Faneca (edição especial)

2020 marca o aparente fim do mundo, mas também o regresso dos Clã aos discos. Tal como prometido, Véspera chegou com a Primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, foi recebido com euforia pelos fãs da banda, imprensa e crítica especializada e o público foi no embalo.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
15
jun
16:00
Programação 15 — 19 junho
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
20
jun
21:30
Herman José
Regresso ao Futuro

O festival Regresso ao Futuro conta com 3 novas confirmações de artistas e Teatros Municipais: Carlão actua no Cine-Teatro de Rio Maior; Katia Guerreiro é apresentada pelo Museu do Fado no Capitólio, em Lisboa; e a Casa da Cultura de Ílhavo recebe Herman José ao vivo. São agora 24 concertos, de 24 artistas, em 24 salas distribuídas por 22 cidades de norte a sul do país, que no dia 20 de Junho de 2020 decorrem em simultâneo, a partir das 21h30.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
31
jul
22:00
Stereossauro + Dj Ride
Cais à Noite

No Bairro da Ponte de Stereossauro, celebra-se o acervo exclusivo da voz de Amália Rodrigues e da guitarra de Carlos Paredes, redescoberto por Stereossauro e partilhado com duas mãos cheias de artistas convidados, como DJ RIDE.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
17
jul
22:00
Fred + Jupiter (abertura)
Cais à Noite

O primeiro trabalho a solo do produtor e músico FRED foi lançado em Maio de 2019. Quem conhece FRED, dos Orelha Negra, da Banda do Mar ou dos Buraka Som sistema, sabe bem o quão criativo é e a capacidade que tem de se adaptar a vários projetos, todos eles tão diferentes.


MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
3
jul
22:00
Branko
Cais à Noite

Branko é o rosto do ativismo da Global Club Music. Produtor, compositor, DJ, visionário, João Barbosa (Branko) é o nome ligado a Enchufada (label criada por si) e Buraka Som Sistema (do qual é fundador), entre outros projetos.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
26
jun
22:00
Throes + The Shine
Cais à Noite

Os Throes + The Shine nasceram em 2011 no coração do Porto. Uma comunhão entre Portugal e Angola, o grupo é um híbrido de kuduro (a música de dança explosiva oriunda de Angola), texturas eletrónicas e a fúria do rock.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
8
jun
16:00
Programação 8 — 12 junho
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
1
jun
16:00
Programação 1 — 5 junho
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
25
mai
16:00
Programação 25 — 29 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
18
mai
16:00
Programação 18 — 22 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
ATIVIDADES
11
mai
10:00
Sebenta da Quarentena
Kit Cultura do dia a dia

O primeiro desafio do 23 Milhas, inserido no Kit da cultura do dia a dia é a Sebenta da Quarentena. Neste caderno alargado estão 40 ideias, pensadas por 40 autores, para aproveitar o tempo dentro de casa.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
11
mai
16:00
Programação 11 — 15 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
4
mai
16:00
Programação 4 — 8 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
29
abr
13:00
Quinto Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
27
abr
16:00
Programação 27 abril — 1 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
RÁDIO
24
abr
21:45
Festival Liv(r)e
Concertos online para cantar a Liberdade

O Festival Liv(r)e – organizado e programado numa parceria entre o Camaleão, a MPAGDP - A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e o 23 Milhas, conta com doze artistas, em quatro sessões de três concertos de 30 minutos cada.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
22
abr
13:00
Quarto Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
20
abr
16:00
Programação 20 — 24 abril
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
15
abr
13:00
Terceiro Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
13
abr
16:00
Programação 13 — 17 abril
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
8
abr
13:00
Segundo Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
1
abr
13:00
Primeiro Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
Comunicado
24
mar
17:00
Estamos a construir uma casa onde caibamos todos dentro das nossas
23 Milhas

Embora cautelosamente distantes, estamos agora mais próximos que nunca, porque juntos no caos, temos meios que nos trazem o calor, o conforto e o contacto possíveis.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
6
nov
21:30
André Henriques
+ concerto Milha Perpétua

Conhecemo-lo de outro lado, dos Linda Martini, mas é impossível ficar indiferente a este outro lado aqui. Sabemo-lo inteiro na escrita de canções, na forma como subverte os alicerces da música pop e o constante namoro que alimenta entre o fado e a canção portuguesa e as suas letras emotivas e contundentes.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
19
dez
21:30
Sílvia Pérez Cruz
+ concerto Milha Inês Filipe

Neste novo concerto, Silvia Pérez Cruz apresenta-se a solo no palco para construir múltiplas sonoridades a partir das suas guitarras.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
10
abr
21:30
HMB
Dia do Porto de Aveiro

Em Abril comemoram-se 209 anos sobre a abertura da Barra de Aveiro. Este ano, a Comunidade Portuária celebra a data com um concerto dos HMB.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
7
abr
21:30
Anaquim
Concerto

“Descobrir o mundo, viver aventuras” - sete anos, uma versão de Tom Sawyer a convite de uma avestruz e muitos originais depois da sua última passagem por Ílhavo, “As vidas dos outros” já não é o tema mais cobiçado dos conimbricenses Anaquim.

MAIS INFORMAÇÕES

Convés
MÚSICA
24
abr
21:30
Um ao Molhe
Festival itinerante de one-man-bands

Se a tradução for literal, chamamos-lhe bandas de um homem só: Filipe, Hugo e João são artistas a solo que parecem orquestras ambulantes.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
8
abr
21:30
Memórias Partilhadas
por Teatro Montemuro

Três autores, três objetos: a carteira de Therese Collins, o lápis de Abel Neves e a almofada de Peter Cann.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
TEATRO
7
abr
10:30
Sopa Nuvem
por Companhia Caótica

É quase um espetáculo com almoço incluído: nesta história, que é verídica e até podia ser nossa, serve-se mesmo sopa no final. Na receita do enredo cabem humor e ternura, morte e família, amor e gastronomia. E

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
2
abr
16:00
E agora?
por TeatralIDADES - Teatro na Maior Idade

E agora? É a pergunta do grupo Teatralidades. Sessenta anos depois, e todo o elenco deste espetáculo já passou por eles, “o medo, a ausência de perspetiva e as memórias do passado” pautam a vida destas 17 personagens.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
1
abr
21:30
A Pachacha
por GRAL

Tudo acontece na pensão da Dona Elvira, onde trabalham a criada Laura e o mordomo Ambrósio e estão hospedadas, em permanência, a solteirona Piedade e a sua cadela, Pachacha.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
7
abr
21:30
Avarento, Ponto
por Mar Alegre

Adaptado das obras “O Avarento” de Moliére e do “Conto de Natal”, de Dickens, o enredo do espetáculo “Avarento, Ponto” retrata, com ironia, a inversão de valores numa sociedade norteada por interesses financeiros, num texto cuja tendência terá tudo para resistir à passagem do tempo.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
TEATRO
31
mar
21:30
Espírito de Natal
por Ribalta

O Sr. Avarento é um homem de caráter duvidoso que, em plena época natalícia, não desperdiça a oportunidade de repreender a secretária ou destratar o irmão.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
FORMAÇÃO
12
jul
18:30
Conversa com equipas artísticas dos projetos Antropocenas e Cavalos Selvagens
Conversa

O 23 Milhas quer conversa. No âmbito das residências artísticas Antropocenas e Cavalos Selvagens, que decorrem na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, as equipas artísticas dos projetos convidam o público a conhecer os seus processos de criação.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
DANÇA
15
jul

A

15
set
João dos Santos Martins e Rita Natálio
Antropocenas

Antropocenas é uma colaboração entre Rita Natálio e João dos Santos Martins com a contribuição de diversos agentes nas áreas da ecologia, dança, antropologia e artes visuais.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
DANÇA
15
jul

A

15
jul
Bruno Alexandre
Cavalos Selvagens

A residência artística de Bruno Alexandre, Cavalos Selvagens, parte dos Cadernos de Nijinsky como dispositivo literário para construir uma ficção acerca do mesmo, recorrendo às ideias de património coreográfico, insubmissão e tumulto.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
ARTES PLÁSTICAS
15
jun

A

15
jul
Maja Kirovska
Spectrum I

Artista plástica natural da Macedónia, Maja Kirovska está em residência artística entre 19 de junho e 9 de julho com o projeto “Spectrum I”, que se foca em temas tão atuais e delicados como a falta de equilíbrio entre a existência humana e a preservação ambiental do planeta ou a crise dos refugiados.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
10
set
10:30
Aniki Bebé
Teatro para bebés

Aniki Bebé, Aniki Bobó: viajamos no tempo num estúdio de cinema e revisitamos paisagens sonoras, lengalengas e canções inspiradas num clássico do cinema português, de Manoel de Oliveira.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
ARQUITETURA
30
set
10:30
Olhar por Dentro
A Arquitetura da Paisagem

Os primórdios do ordenamento do território em Portugal foram ensaiados na Colónia Agrícola da Gafanha com o projecto de António Campello em 1956.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
ARQUITETURA
26
ago
10:30
Olhar por Dentro
Visita Alegre à Vista Alegre

É no palco do Teatro Vista Alegre que se inicia uma visita que conta a história desta cidade dentro da cidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
ARQUITETURA
29
jul
10:30
Olhar por Dentro
Verão às Riscas

Os “palheiros” da Costa Nova, outrora armazéns para os homens dos mares e mulheres da terra, foram construídos sob a luz promissora do farol da Barra.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
23
set
21:30
White Haus
“Modern Dancing”

DJ, músico e produtor, João Vieira tem mais de dois amores, que em muito pouco são iguais.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
26
ago
21:30
Holy Nothing
Concerto

Pedro, Samuel e Nelson são os Holy Nothing. Donos e/ou reféns de uma eletrónica enérgica que arrasta influências desde o início dos anos 80 até agora, as suas canções, dizem eles, são viagens empíricas circunscritas a laboratórios pessoais de sintetizadores e sequenciadores.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
19
ago
21:30
First Breath After Coma
“Drifter”

Roberto, Telmo, Rui, Pedro e João: tudo bons rapazes. Gangsters do post-rock, meteram-se na eletrónica e hoje é vê-los agarrados, mas nunca resignados, ao estatuto de umas das bandas mais fascinantes do panorama musical português.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
29
jul
21:30
Los Luchos
“EP of the Year"

Tudo começa com um coração em fogo. “Heart on fire” foi a versão (a música original é de Albert One) que serviu de arranque, e que arranque, aos Los Luchos.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
22
jul
21:30
Sensible Soccers
Concerto

Em 2013, os Sensible Soccers puseram milhares de pessoas a olhar para nove homens a dançar descoordenadamente durante dez minutos.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
8
jul
21:30
Mirror People
“Bring the light"

Rui Maia está no meio da América, durante uma tour com os também seus X-Wife, quando imagina os Mirror People. Imagina um projeto que junta influências da “pop eletrónica” dos anos 80 com sons atuais da música de dança e, em “Voyager”, disco de estreia da banda, concretiza o sonho americano.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO
30
set
21:30
Júlia
por Daniel Gorjão

Atenção, isto é sobre desejo. A partir da obra de Strindberg, “Menina Júlia”, reflete-se sobre o ser humano na sua promiscuidade, na sua intimidade e na sua totalidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Jardim Henriqueta Maia
MÚSICA
21
jul
22:00
Kocani Orkestar
Músicas do Mundo

Exuberante banda de sopros cigana, a Kocani Orkestar é um dos grandes coletivos balcânicos, com o seu som frenético, quase sempre a cem à hora.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
MÚSICA
15
jul
15:00
Ballroom Open Air
por Prime, Music Promotion

O Ballroom é um movimento independente que tem marcado a música eletrónica na região de Aveiro.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
13
jul
21:30
Get the Blessing
Jazz

Jazz fazem, em jazz pagam. Os Get The Blessing vêm de Bristol de sotaque britânico afinado, sopros arrojados e sonoridade alegre, de assinatura vincada sem que alguém tenha palavras que os classifiquem, mas todos são unânimes: são inteligentes, criativos e competentes.

MAIS INFORMAÇÕES

Vista Alegre
MÚSICA
1
jul
22:00
Helder Moutinho
O Manual do Coração

Mar e fado no currículo, Hélder Moutinho é um dos fadistas mais conceituados da sua geração.

MAIS INFORMAÇÕES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image