MENU

Primeiro Caderno
Guia de Navegação em Casa
Guia de Navegação em Casa

Image
1
abr
2020
Ílhavo
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

17:00

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO

No nosso primeiro caderno do Guia de Navegação em Casa, fazemos 23 sugestões a que podem aceder em casa. Dividimos cada caderno em cinco categorias: assistir, pensar, experimentar, visitar e famílias. São propostas em sintonia com aquilo que fazemos habitualmente no 23 Milhas: convidam-nos a refletir, a chegar a outros lugares e a conhecer melhor o nosso território. Podem e devem manter os telemóveis ligados e fazer o barulho que quiserem. Estamos em casa.

Não queremos que este tempo passe, apenas. Queremos que este tempo seja aproveitado com sentido. Para tal, queremos continuar a alimentar o espírito crítico e sugerir programas que nos tragam o novo. O mundo parou e inundou as redes de milhares de propostas e nem sempre a quantidade corresponde à necessidade. Aqui pretendemos baralhar o seu algoritmo e apresentar-lhe concertos, festivais, que respondem ao momento, como o caso do Festival Iminente; documentários que falam de Espaço Público, como o do Atelier d'Arquitectura; ou os processos artísticos como os Dias da Dança. São projetos que não têm a nossa intervenção, mas que refletem muito daquilo que nos move.

Image

Por Festival Iminente
O que é: Festival de música, performance,dança, pintura ao vivo e conversas

com Ana Moura, Dino D'Santiago, Dj Marfox, Gerador, Hugo Oliveira, Julinho KSD, Mais Menos, Mariana Barros, Mayra Andrade, Mucha x Wilson Core, Piny, Prétu, Shaka Lion, Tamara Alves

Quando: 4 abril
16:00
Como aceder: Instagram do Festival Iminente - Directo
Quanto tempo: 350 minutos
Para quem: M/6

Na triagem da viagem, pulseira vermelha para continuar. É urgente juntarmo-nos, seja como for. Esta “Emergency Edition” é, acima de tudo, uma experiência de intensa intimidade coletiva. Cada um por si, mas todos juntos.. Uma edição especial online do Festival Iminente associada a uma campanha de angariação de fundos para o Centro Hospitalar Lisboa Central e Centro Hospitalar e Universitário S. João (Porto).

Por Ricardo Toscano e os vizinhos Bruno Santos e Rita Redshoes

O que é: Sessões de música no Quintal
Quando: Todos os dias
16:00
Como aceder: Instagram de Ricardo Toscano - Directo

Dois vizinhos, dois quintais, um saxofone e uma guitarra. Todos os dias, tentam tocar juntos à distância. Se o tempo permitir estarão nos seus quintais todos os dias às quatro da tarde. Com a distância de segurança recomendada. Com a sintonia de segurança recomendada.

Por Victor Neves (arquitecto) e Carlos Lopes (urbanista) com a realização de Ricardo Gonçalves
O que é: Documentário de arquitectura e design
Quanto tempo: 25 minutos
Espaço Público I Convidados: João Luís Carrilho da Graça (Arquitecto), Adriana Galvão (Utilizadora Ponte Pedonal), Manuel Roque (Arquitecto), Raul Roque (Arquitecto), Ana Vasconcelos Pinto (Lojista na Praça das Artes), Miguel Arruda (Arquitecto), Luís Cardoso (Skater)
Espaço Público II Convidados: Tomás Salgado (Arquitecto), José Fernando Costa (Capitão do Moby Dick), José Romão (Morador), Miguel Arruda (Arquitecto), João Gomes da Silva (Arquitecto Paisagista), João Ferreira Nunes (Arquitecto Paisagista), João Pratas (Gerente do Quiosque da Ribeira das Naus), Lurdes Sousa (Restaurante Solar do Kadete), Francisco Silva (Guia Turístico)

O espaço público é o elemento aglutinador da forma urbana, da estrutura das cidades. É o espaço comum de diferentes estratos sociais. O Espaço Público ordena a Cidade. Os arquitectos desenham espaços públicos qualificados e requalificam outros, atribuindo-lhes novos usos e formas. Neste documentário, inserido na série de documentários Atelier d’Arquitetura, evidencia-se o papel do Espaço Público no desenho e no ordenamento das cidades e no trabalho dos arquitectos. Pretende-se ainda abordar o impacto do turismo e do uso intenso do espaço público ao longo do tempo.
Os documentários Atelier d'Arquitetura percorrem edifícios, estruturas, conceitos, peças, casas ou museus que mais se destacam no território nacional.

Realizado por Cristina Ferreira Gomes e autoria de Luiz Antunes
O que é: documentário sobre dança contemporânea portuguesa
Quanto tempo: 98 minutos
Para quem: M/12

Neste documentário, Lander Patrick e Jonas Lopes preparam a sua próxima criação: Adorabilis. Estão de partida para uma residência artística no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Podemos acompanhar o dia a dia de trabalho intenso da dupla de criadores entre os ensaios, as provas de figurinos e a preparação da primeira apresentação pública. Da residência no Alentejo, viajamos até à véspera da estreia da peça em Lisboa, no Teatro Maria Matos. Estamos, entretanto, nos bastidores e na organização de todos os pormenores até ao dia da estreia. Ao longo do documentário, podemos verificar a evolução coreográfica, a transformação por que passa o espetáculo e embarcarmos no mundo criativo desta dupla de coreógrafos.

Realização: Adriano Baía Nazareth (RTP)
Produção Céu Pinto (RTP)

Autoria e Direção Artística: Teresa Coutinho

Quanto tempo: 39 minutos

Para quem: M/12

O assunto mais premente da atualidade discutido à volta da mesa por cinco das mentes mais brilhantes do nosso país. A prova viva da pertinência e acutilância do pensamento contemporâneo, para dar resposta aos exageros, às histerias, a esse politicamente correto que parece estar na ordem do dia e tanto nos tem roubado o nosso tão precioso tempo. É uma maçada. Mas não aqui. Finalmente, uma conversa entre pares, entre pensadores, esses grandes herdeiros do pensamento ocidental, com outra atitude. Sem arrogâncias, sem violências, para que se perceba bem como a banda toca, como tem tocado até agora. Pois, porque o problema não está no conteúdo do que para aí se vai reivindicando. Está na maneira, percebem? É a maneira.

Visitar algo, sem sair de casa, poderá ser uma amarga compensação. Contudo, com o pragmatismo que a época exige, temos algumas sugestões de viagens virtuais por destinos longínquos, como a Coreia do Sul, país convidado na última edição do festival LEME, ou mesmo aqui à porta, através do programa "Visita Guiada" à Vista Alegre. Viagens pela história, pelo património, cá dentro e lá fora, que vêm arejadas com novos conhecimentos sobre o território.

Image

Quatro exposições online
Origem: Coreia do Sul
O que é: visita a museu
Para quem: M/12

O Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia do Sul (MMCA) é um museu de arte contemporânea com o museu principal em Gwacheon e três filiais em Deoksugung, Seul e Cheongju. O museu foi fundado em 1969 como o único museu nacional de arte do país que acomoda arte moderna e contemporânea da Coreia e arte internacional de diferentes períodos históricos.

Onde: Porto, Portugal
O que é: visita orientada a museu
Para quem: M/3

O Museu das Marionetas do Porto é um pequeno lugar de descoberta do universo das marionetas contemporâneas. O museu dispõe de dois andares, onde estão expostos cartazes, peças de cenografia, fotografias, adereços, marionetas e vídeos de peças e documentários.

Onde: Tomar, Portugal
O que é: visita virtual a monumentos nacionais
Para quem: M/3

As visitas virtuais 360º são um compêndio de oito séculos de história da arte em portugal, no conjunto monumental mais eclético do país. Nesta, fazemos um percurso pela história tomarense, pelo seu centro histórico e pelas suas habitações antigas. Todas as ruas são bonitas e dignas de explorar. Destaque para o edifício do Posto de Turismo, até ele, também ele, construído no estilo manuelino. No site 360 Portugal há mais de 1600 panoramas em 360º de portugal, os seus monumentos, vilas, cidades, paisagens, na repositório online mais vasto sobre o território português.

Onde: Vista Alegre, Portugal
O que é: Visita guiada / programa de televisão
Quanto tempo: 40 minutos

Para quem: M/12

O Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, foi uma nação dentro da nação. Há 200 anos, José Ferreira Pinto Basto fundou a primeira fábrica de porcelana de Portugal. Mas o projeto mais audaz daquele que é considerado o primeiro industrial português foi muito mais que um parque industrial. Foi um sítio com regras próprias, à parte do resto do país: o local de vida, trabalho, arte e lazer de sucessivas gerações de patrões e empregados. Impecavelmente preservado, ao Lugar da Vista Alegre foi acrescentado um museu que conta esta e outras histórias. O Visita Guiada, disponível na RTP2, é um programa de televisão e rádio sobre os tesouros do património cultural português.

Hi! So You Are
Origem: Portugal
O que é: plataforma de visitas virtuais a exposições
Para quem: M/12

Esta é uma plataforma de arte online, sem fins lucrativos, que disponibiliza várias exposições, desafios e obras de arte nacionais e internacionais, conectando utilizadores, galerias e colecionadores de arte de todo o mundo. O objetivo é ligar pessoas e arte. Sempre mais pessoas, sempre mais arte.

Pensar para pensar é um dos motes do 23 Milhas e nunca tivemos tanto tempo como agora para fazê-lo. Contudo, não acreditamos que este pensamento deva ser feito em recolhimento. Propomos que se pense em conjunto, com as dúvidas dos outros e com os diferentes olhares que criam a comunidade. Nesta semana, propomos conversas e tertúlias em torno da cultura, dirigidas por parceiros antigos como a Acesso Cultura e pelos vizinhos do GrETUA. Por outro lado, porque isto das redes sociais também têm os seus contras, sugerimos um conjunto de vídeos da RTP Ensina dedicados à educação para os media.

Image

Por Acesso Cultura

O que é: encontro/conversa online

Quando: 1 abril (primeira sessão)
21:00
Todas as quartas-feiras de abril e maio

Nestes encontros online, que estreiam a 1 de abril com o diretor do projeto 23 Milhas, Luís Ferreira, a Acesso Cultura convoca colegas de diferentes idades, que vivem e trabalham em diferentes pontos do país, com responsabilidades diversas, a partilharem a sua reflexão consigo. O que é que nos faz refletir, o que é que nos inspira neste momento tão atípico que estamos a viver? Que impacto as atuais aprendizagens poderão ou deverão ter no futuro?

Origem: Portugal
O que é: tertúlias sobre arquitetura, cidade e sociedade

Quando: Todos os dias da semana

21:00
Para quem: M/12

Estas tertúlias sobre arquitetura são momentos de encontro no espaço digital para refletir sobre os tempos de mudança.

Por Manicómio

O que é: conversas

Origem: Portugal
Quando: 1 abril
21:30

As Conversas do Manicómio, neste tempo de quarentena, serão com a psiquiatra Ana Matos Pires, o escritor Valter Hugo Mãe e o artista plástico Pedro Cabral Santo. O Manicómio é um atelier/galeria de Lisboa dedicado a artistas com doenças mentais.

RTP Ensina / vários autores
O que é: vídeos pedagógicos

Origem: Portugal

Para quem: 1º, 2º e 3º ciclos

O portal RTP Ensina apresenta um conjunto de recursos - para alunos e professores - que podem contribuir para a educação para a cidadania. A RTP apresentou, ao longo das últimas décadas, rubricas e programas que podem auxiliar estudantes e professores a complementar os seus conhecimentos na área de Educação para a Cidadania.

Por GrETUA

O que é: conversas
Origem
: Portugal

O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro, mais conhecido por GrETUA, promove uma série de conversas com artistas, colaboradores, agentes culturais, enfim, pessoas que se cruzam no seu caminho e se tornam caminho. Fala-se sobre tudo e, inevitavelmente, sobre como sobreviver, tirando partido disso, ao “grande retiro”.

Aqui residem as propostas de desafio. Queremos propor práticas culturais, diversificadas, que na tranquilidade ou agitação do lar, todos possam fazer. Dançar, desenhar, cozinhar. Todas aquelas atividades que sempre quisemos ter tempo para poder fazer, ou fazer mais, mas que nunca nos propusemos a fazer. Já que tínhamos que começar por algum lado, deixamos aqui uma receita de bacalhau, ou não estivéssemos em Ílhavo, e aulas práticas de desenho de cabeças. Nesta altura, mais que nunca, todos precisamos de não perder a nossa.

Image

Por Ohad Naharin
Origem: Israel e USA
O que é: aulas de dança
Quando: Todos os dias, dois fusos horários
Quanto tempo: 60 minutos
Para quem: M/16

Estas aulas de dança são abertas a qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, saiba ou não dançar. A Gaga é uma linguagem de movimento que Ohad Naharin desenvolveu ao longo de muitos anos e que é utilizada pelos membros da Batsheva Dance Company nos seus treinos e exercícios diários. A linguagem Gaga surgiu da crença de que os movimentos são terapêuticos, dinâmicos e em constante mudança e evolução.

Por Henrique Sá Pessoa
Origem: Portugal
O que é: vídeos de receitas
Quanto tempo: 20 minutos

Em Comtradição, além de um belo trocadilho, o chef Henrique Sá Pessoa faz uma reinterpretação da cozinha tradicional portuguesa numa viagem às raízes da gastronomia nacional em que pretende atualizar receitas e trazer a “comida de conforto” tradicional para os dias de hoje. Começamos a partir de Ílhavo por partir de Ílhavo. Servimos Tiborna de Bacalhau.

Por Proko - Stan Prokopenko
O que é: aulas de desenho

Aqui, a proposta é ver e aprender com três vídeos sobre desenho de cabeças de loomis. Demonstram-se esboços iniciais, explorações e algumas abordagens mais intuitivas a este tipo de cabeça. Stan Prokopenko afirma que as suas aulas de desenho são acessíveis o suficiente para iniciantes e detalhadas que baste para artistas avançados. A sua filosofia é explorar conceitos atemporais de forma criativa.

Depende de todos nós fazermos com que este estar juntos seja profícuo.
Aqui vamos apresentar algumas alternativas programáticas à oferta massificada, que ajudam no crescimento dos mais novos e que são pistas para outros desafios e conversas em família. Estórias bem contadas, espetáculos que falam de assuntos difíceis, por companhias parceiras do 23 Milhas como a Mandrágora e a Formiga Atómica; oficinas de construção e curtas-metragens com o selo IndieJunior.

Image

Origem: Portugal
O que é: peça de teatro
Quanto tempo: 50 minutos
Para quem: M/6

Este espetáculo conta a história de um homem e de uma manada de elefantes. Quando o homem morre, os elefantes fazem uma caminhada misteriosa a sua casa para lhe prestar uma última homenagem. Não era um homem qualquer, era um deles. “A Caminhada dos Elefantes” é sobre a existência, a vida e a morte, e o caminho que todos temos de fazer, um dia, para nos despedirmos de alguém. Um espetáculo que reflete sobre o fim, que é um mistério para todos, crianças ou adultos.

Vários países
O que é: Cinema - seleção de curtas de animação
Para quem: M/3

Ficar em casa pode ser aborrecido. E também pode não ser. Por isso, o IndieJúnior Allianz escolheu algumas curtas metragens que estiveram no festival para os mais novos, e não só, a passar o tempo mais depressa: a história de um carpinteiro obcecado pela ideia de fazer o objeto perfeito, um lobo que gosta de fazer ballet, uma casa num mundo semelhante ao nosso, um camaleão, o sol e a chuva ou uma mãe atarefada.

Origem: Portugal
O que é: teatro de marionetas
Para quem: M/6

Nas entranhas da Montanha vive Aurora, elemento cuidador da natureza. Aurora nasce, e todos os dias a montanha enche-se de luz e cor. Todos os dias Aurora cuida das plantas, das árvores e dos animais. Até ao dia em que tudo muda. Um espetáculo inserido no projeto "Gnómon - escolas na biosfera". A redescoberta da natureza, das tradições e raízes do Parque Nacional da Peneda Gerês e do norte de Portugal é a essência que guia o espetáculo.

O canal da Estéfi
Origem: Brasil
O que é: oficina de expressão plástica
Para quem: M/3

A proposta é simples e o papel principal é de todos: criar um teatro de sombras em casa, em família.

da autoria de Werner Holzwarth e ilustração de Wolf Erlbruch
Por Miguel José Pereira com a interpretação de Tiago Sami Pereira

Origem: Portugal
O que é: Histórias para ouvir ou ouvir e ver
Quanto tempo: 5 minutos
Para quem: M/3

Podia acontecer a qualquer um, mas naquele dia foi a vez da toupeira. Saía da sua toca, quando algo de muito mal cheiroso lhe caiu em cima da cabeça, de forma que se viu obrigada a percorrer o campo todo, muito indignada, para investigar qual dos animais que por ali vivia é que lhe tinha feito semelhante desfeita: a pomba, o cavalo, a lebre?

1
abr
2020
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

17:00

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 918 206 410 / 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image