MENU

Segundo Caderno
Guia de Navegação em Casa
Guia de Navegação em Casa

Image
8
abr
2020
Ílhavo
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO

No nosso Guia de Navegação em Casa, fazemos 23 sugestões semanais a que podem aceder em casa. Dividimos cada caderno em cinco categorias: assistir, pensar, experimentar, visitar e famílias. São propostas em sintonia com aquilo que fazemos habitualmente no 23 Milhas: convidam-nos a refletir, a chegar a outros lugares e a conhecer melhor o nosso território. Podem e devem manter os telemóveis ligados e fazer o barulho que quiserem. Estamos em casa.

Nesta semana aconselhamos três plataformas de música bastante distintas. Uma rádio online, criada como resposta a este período de quarentena, um concerto da Temporada Gulbenkian Música e um ciclo de concertos alternativos dentro de uma banheira. Isto tudo a partir de pessoas que por cá têm passado, tal como a performer Lígia Soares, que desenvolveu o seu primeiro áudio-espetáculo para o podcast Dito e Feito do TBA. Numa outra rede, sugerimos um dos espetáculos de envolvimento comunitário realizados pela Mala Voadora para a Arte em Rede.

Image

Por Gig Club Radio

O que é: rádio em direto

Quando: todos os dias

Para quem: M/12

A Play it Safe é uma rádio online, promovida pelo Gig Club, desenvolvida especificamente para acolher os concertos que, não acontecendo nos palcos, acontecem em casa, onde quase todos estamos. No ar desde o dia 21 de março, já acolheu dezenas de concertos, disponíveis no site, mas conta também com programas de curadoria específica, como os dos convidados Diogo Alves Pinto, Catarina Valadas ou Hugo Ferreira. É uma plataforma em que também é possível fazer donativos aos artistas que por lá passam, bem como aceder aos seus espaços de venda de discos ou merch.

O que é: concertos na banheira
Para quem: M/6

À partida, todos cantamos no banho. Mas algumas banheiras são maiores que outras. Por isso, e para combater o não-lugar que é a casa-de-banho, a Bathstage, idealizada por Carolina Caldeira, desafia músicos a fazê-lo, ocupando casas-de-banho de restaurantes, hotéis, habitações privadas ou, já numa segunda temporada, casas-de-banho trabalhadas por estúdios de arquitetura e outros parceiros. O patinho de borracha está sempre incluído.

Por Mala Voadora
O que é: peça de teatro
Quanto tempo: 105 minutos
Para quem: M/12

A Manual On Work and Happiness é um espetáculo e teatro da Artemrede, encenado pela Mala Voadora. É um manual de instruções, o texto é de Pablo Gisbert, para qualquer grupo de pessoas que faça um espetáculo a partir dele. Esta peça poderá ser replicada porque qualquer grupo, em que qualquer parte do mundo, bastando para isso obedecer a uma regra única: ter vontade de fazer coisas.

Por Lígia Soares
O que é: podcast de artes performativas
Quanto tempo: 15 minutos
Para quem: M/16

Dito e Feito é um podcast do Teatro do Bairro Alto em que falar é uma forma de fazer e vice-versa. A sua periodicidade é irregular. O seu formato também. Começou com três encomendas a artistas portugueses para criarem peças curtas sobre um teatro vazio. Evoluiu para um espaço para conversa, performance e música nova. De teatros vazios, ouvimo-los em casa.

O que é: concerto
Para quem: M/12

Este concerto insere-se na temporada de música da Gulbenkian. Porque a música continua, todas as terças-feiras é lançado um concerto que ficará disponível durante 30 dias. Sugerimos o de Pedro Burmester e Mário Laginha, que aconteceu em janeiro de 2018, quando os dois pianistas se apresentaram em duo na Gulbenkian Música durante o festival Pianomania, com um programa em que se destacam o Concerto para Dois Pianos de Mário Laginha e diferentes leituras da Balada n.º 1 de Chopin.

Continuamos a sugerir visitas virtuais a museus. Umas a partir das suas salas informativas, como no caso do museu da RTP, outras através de pequenos vídeos, no caso da seleção de obras da coleção permanente da Fundação Calouste Gulbenkian e da reportagem pedagógica relativa ao Museu Cupertino de Miranda. A par dos museus, também indicamos duas plataformas dedicadas à ilustração e à fotografia que nos conduzem a olhares mais particulares sobre a paisagem e o período em que vivemos.

Image

O que é: visita virtual
Para quem: M/8

Uma história da comunicação em Portugal está na Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão da RTP. Esta está disponível ao público para uma visita virtual, e se há altura ideal para ir é agora, com conteúdos e imagens de objetos muito antigos, a coleção “Os anos 20 na Coleção RTP”, jogos para testar a memória e não só.

Por André Vicente Gonçalves

O que é: galeria fotográfica
Para quem: M/12

Numa altura em que estamos confinados às nossas casas e em que fomos assistindo à crescente importância das janelas e varandas, quase como novos palcos e reduto dos pouco espaços ainda comuns, porque à vista, é-nos sugerido sair de casa através das janelas do fotógrafo André Vicente Gonçalves. “Janelas do Mundo” não é só sobre imagens de janelas, é sobre a identidade arquitetónica das cidades e regiões fotografadas, e do que pode ser apreciado a partir delas.

Da Fundação Calouste Gulbenkian

O que é: exposição online

Quanto tempo: 60 segundos por obra
Para quem: M/12

60 Obras, 60 segundos. 60 vídeos sobre algumas das obras de arte mais significativas das coleções do Museu Gulbenkian. No âmbito das comemorações dos 60 anos da criação da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2016, a RTP lançou o programa “Arte Num Minuto”, apresentando 30 obras da Coleção do Fundador e 30 obras da Coleção Moderna que serviram de ponto de partida para os vídeos agora publicados no site da Fundação.

por Tinta dos Nervos

O que é: mostra digital

Quarentena / Quarantine é uma iniciativa da Tinta nos Nervos para os dias de isolamento. Reúne imagens que os artistas estão a criar, em todos os países, fazendo da ilustração a sua máscara de combate à Covid-19.

Por Margarida Metello e Sofia Leite

O que é: programa televisivo
Quanto tempo: 6 minutos
Para quem: M/12

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, em que a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.
No Museu Cupertino de Miranda, estão obras de artistas surrealistas portugueses como Cesariny, Cruzeiro Seixas ou Fernando Lemos.

Tempo para pensar é sempre aquilo que desejamos. Aqui sugerimos uma entrevista a Agostinho da Silva, uma série de conversas comissariadas pela Fundação Manuel Rodrigues dos Santos e damos conta que a Imprensa Nacional também disponibilizou uma série considerável de edições. Por outro lado, aconselhamos o podcast do André Cruz, um dos autores da imagem do 23 Milhas, dedicado à cultura visual e uma série de vídeos animados sobre ciência.

Image

O que é: entrevista
Quanto tempo: 25 minutos

Nesta entrevista a Agostinho da Silva, inserida nas Conversas Vadias da RTP, a escritora Isabel Barreno aborda temas tão variados como o modelo repressivo da sociedade, Portugal ou a utopia. Temas centrais do pensamento de Agostinho da Silva. Fala-se ainda do modelo de organização da escola e do trabalho, um dos temas favoritos de uma das figuras mais únicas da cultura em Portugal.

Por Fundação Manuel Francisco dos Santos
O que é: conversas online
Quando: De segunda a sexta, às 19:00, até 30 de abril
Quanto tempo: 30 minutos
Para quem: M/16

“O País que Segue” é o mais recente projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos. acontece de segunda a sexta-feira, sempre às 19h00, e aborda temas cruciais no país, sempre com convidados e temas diferentes. Dos efeitos do coronavírus no sistema de saúde à paralisação da economia e ao impacto de uma nova recessão. Das consequências do isolamento social na forma como vivemos, à importância da educação à distância.

Por André Cruz
O que é: podcast sobre cultura visual
Quando: Dia 20 de cada mês
Para quem: M/12

Sumo é um podcast sobre design e cultura visual feito pelo designer gráfico André Cruz. Trabalhando sobretudo na área da cultura, é um dos responsáveis pelo Studio Dobra. Foi designer na ExperimentaDesign, colaborou com Stefan Sagmeister na implementação da identidade gráfica da Casa da Música e, também pela sua forte ligação à música, foi convidado a desenhar capas de disco ou a fazer identidades dos festivais Paredes de Coura e Primavera Sound de Barcelona e do Porto.

O que é: E-books

A Imprensa Nacional mantém o compromisso de serviço público com a cultura portuguesa, disponibilizando online alguns dos seus mais recentes títulos.

Por Kurzgesagt – In a Nutshell

O que é: vídeos animados de ciência
Quanto tempo: 8 minutos
Para quem: M/12

O Kurzgesagt é um estúdio de design alemão, mas também um canal de Youtube, em que são feitos e divulgados vídeos animados com uma perspetiva única sobre design e storytelling. Estes vídeos focam-se em temas como a ciência, o espaço, a tecnologia, a biologia, a história e a filosofia. O objetivo é desfiar as pessoas a aprender, com humor e através de histórias bem contadas, fatores tão importantes como factos concretos. Esta semana, sugerimos o vídeo “Qual é a verdadeira natureza da realidade” e acreditamos que não precisamos de explicar porquê.

Raras são as possibilidades de termos uma aula de repertório de uma coreografia contemporânea acessível na internet. Assim sendo, partilhamos uma aula prática da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker. Tocar António Variações e outros acordes com a Academia Musical também nos parece uma boa oportunidade para quem quer dar uso à guitarra lá de casa. A Editora Patológica também está a desafiar vários artistas a sugerirem atividades para fazer em casa, com é o caso da Maria Remédio, que nos sugere uma série de ilustrações a partir de recortes.

Image

Por Academia Musical

O que é: aulas de guitarra

Nesta aula de guitarra em específico, pela Academia Musical, aprende-se uma das música mais conhecidas de António Variações. Fala-se de acordes, pautas musicais e ritmo. Aprender a “Estou além” pode ser uma boa forma de continuar aqui.

Por Anne Teresa de Keersmaeker

O que é: aulas de repertório de dança
Quanto tempo: 11 minutos
Para quem: M/16

Esta é uma aula do repertório de dança da consagrada coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker. Ela e a bailarina Samantha Van Wissen ensinam os movimentos, passo a passo, da segunda parte do espetáculo Rosas danst Rosas. Dancem contra o “não tentem fazer isto em casa”.

O que é: trabalhos manuais
Para quem: M/6

O Pato Lógico, “animal editorial” que faz livros, junta-se a quem está em casa a e desafia as famílias a manter o ânimo e a curiosidade dentro de quatro paredes. Entre as diversas atividades que têm vindo a propor, esta oficina de colagem, com a Maria Remédio. O desafio é recolher todas as cartolinas e papéis de cores variadas em casa, incluindo pedaços mais pequenos ou rótulos de embalagens, e criar um jogo de memória.

40 ideias para 40 dias de quarentena é a proposta da Mistaker Maker. Como se isto já não fosse suficiente, acrescentamos as propostas de cinema de animação do Cinanima, festival que tem passagem obrigatória pelos espaços 23 Milhas. Ainda a lembrar o Festival Palheta, sugerimos o espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto. Para momentos mais dinâmicos em família sugerimos uma série de ideias para criar desenhos bem divertidos e interativos. Ao final do dia, depois desta animação, as Histórias ao Deitar da Leya parecem a sugestão mais indicada para todos os membros da família.

Image

O que é: festival de cinema - curtas metragens de animação
Quanto tempo: 21 filmes, com a duração de 4 a 10 minutos cada
Para quem: M/3

O Cinanima, festival internacional de cinema de animação de Espinho, cria um programa especial para a quarentena. São 21 filmes para ver e conversar com amigos, família, professores e colegas.

Por Teatro Marionetas do Porto

O que é: Espetáculo de teatro de marionetas
Quando: de 8 a 12 de abril
Quanto tempo: 58 minutos
Para quem: M/12

Wonderland é um espetáculo de teatro de marionetas sobre o sonho de Alice. Inspirada na obra de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, a Teatro de Marionetas do Porto desafia o público a pensar a história e, concretamente, o momento em que Alice pergunta ao gato como pode sair dali e o gato responde que isso depende sempre do sítio para onde se quer ir.

Por LEYA

O que é: histórias para ver e ouvir

Quando: De segunda a sexta, às 21:00

A LeYa solicitou aos seus autores que gravassem curtas histórias para serem ouvidas à hora de deitar e em família, por adultos e crianças. São histórias lidas por Alice Vieira, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Cristina Norton, Luísa Ducla Soares, Sónia Gomes da Costa, Francisco Moreira, Padre José Luís Borga, entre muitos outros. Enquanto estivermos em casa, há um conto por dia, de segunda a sexta-feira.

Por Ideias Incríveis

O que é: tutorial para desenhar com crianças
Para quem: M/3

Pintar e desenhar são bons passatempos para crianças e adultos. Neste vídeo, há dicas e truques de desenho que transformam as pinturas e quem as faz. Uma atividade adequada para qualquer idade, que desafia a imaginação, ajuda a desenvolver capacidades motoras e ainda relaxa.

Por Mistaker Maker

O que é: sebenta

Para quem: M/6

Na Sebenta da Quarentena, estão 40 ideias para aproveitar o tempo dentro de casa. Basta descarregar as imagens, imprimir e depois seguir a ordem numérica ou a alfabética, ir pelo grau de dificuldade, pela empatia, pelo tipo de desafio ou só por gosto.

8
abr
2020
Ílhavo

HORÁRIO

13:00

-

CATEGORIA

PROGRAMAÇÃO

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 918 206 410 / 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image