→
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
público-alvo: professores, artistas, técnicos e mediadores culturais
PREÇO
€10,00
BILHETES →
Vera Alvelos nasceu em Lisboa em 1976. É mestre em Artes Performativas (FCSH - Universidade Nova, 2018) e estudou Psicologia no ISPA. Iniciou o seu percurso na mediação cultural no Centro de Pedagogia e Animação do CCB e no serviço educativo da FC Gulbenkian, onde durante dez anos criou e orientou visitas e actividades artístico-pedagógicas. Como criadora e encenadora realizou no passado recente trabalho artístico com comunidades, sobre memórias e património imaterial, em projectos visuais e performativos (Festival Imaginarius, CAE - Sever do Vouga, Festival Rádio Faneca, Festival Todos). Tem criado e encenado vários espectáculos, sobretudo para público jovem, dos quais destaca Mito Móvel - Histórias de Princípios, Estrada Esfomeada, A Viagem de Sonia Delaunay, Baile dos Pirilampos, Arqueologia Sentimental, entre outros.
A OFICINA
Fazer com Gente
"O meu trabalho passa por encontrar as histórias das pessoas, dos lugares e dos objectos, sendo muitas vezes relativo a um lugar, situação ou grupo específicos, às memórias individuais e colectivas, e à relação entre realidade e ficção. Nesta formação vou dar a conhecer alguns projectos que tenho vindo a desenvolver quer em relação com as comunidades, quer em visitas guiadas que relacionam o público com os lugares a descobrir, quer em objectos performativos para públicos vários. A mediação cultural, a criação artística e o trabalho artístico com comunidades, sobretudo ao nível performativo mas também com aspectos visuais de realçar, são abordados aqui em várias vertentes: investigação para projectos, estratégias de participação, interacção com públicos, relações e preocupações educativas e artísticas. Numa segunda parte lançarei alguns desafios simples que se prendem com os modos de fazer do meu trabalho, estratégias para fazer as histórias surgir e acontecer, ou seja, a sua criação e o seu desenvolvimento performativo, colocando em evidência formas de relacionar essas histórias com contextos vários e com o próprio público.
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
público-alvo: professores, artistas, técnicos e mediadores culturais
PREÇO
€10,00
BILHETES →
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263