HORÁRIO
-
CATEGORIA
PREÇO
Gratuito
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar. Esta conversa reúne antigas dirigentes do primeiro — e já extinto — Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal. Não se trata (apenas) de nostalgia, mas de acertar contas com a memória de um passado que ainda tem tanto de futuro, no que há para andar.
_______
Esta conversa faz parte de um programa complementar ao espetáculo Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa.
PROGRAMA
11 março
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré
18h00 • Conversa
Saudações revolucionárias,querida camarada
19h30 • Inauguração da exposição
Mulheres todos os dias
21h30 • Espetáculo
Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa
HORÁRIO
-
CATEGORIA
PREÇO
Gratuito
No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo.
Este é um percurso ilustrado de algumas das páginas preservadas da música portuguesa do século XVI. Recorrendo a quatro vozes e a um pequeno órgão, num desenho intimista que beneficia a perceção de cada detalhe do rendilhado da polifonia renascentista.
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
Cristina Planas Leitão incorpora e partilha o conhecimento da técnica de Flying Low criada por David Zambrano, adaptada à sua visão artística e tendo em consideração as características dos participantes desta oficina.
Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
Em estreia no Palheta, numa versão musicada ao vivo, “Arabesco” aborda o universo de Edgar Allan Poe em questões como a vida e a morte, a intensidade e excentricidade de personagens à procura de emoções, o limbo entre a insanidade e a clareza de pensamentos, a difícil distinção entre ambos, com marionetas, atores e músicos num espaço denso, onírico e poético.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263