MENU

Vem pelo jardim
Projeto artístico com a comunidade, por Renato Cruz Santos
Rádio Faneca

Image
9
Jun
2022
Centro Histórico de Ílhavo
Lorem ipsum

HORÁRIO

18:00

-

19:00

CATEGORIA

PERCURSO

PREÇO

Gratuito

Os jardins, pátios e quintais, apresentados tantas vezes como partes anexas das casas, são na verdade espaços que acumulam, na sua inacabada e perfeita desarmonia, recursos que traçam cronologias e memórias de quem as habita. Se alguns refletem a ordem imposta pelo rigor logístico dos seus moradores, outros beneficiam da organização caótica da forma como as coisas se colocam ao serviço das rotinas humanas. No exterior, sobra o que cresce ou o que não se deita fora. São as não-coisas que se guardam porque existe um canto para tudo, menos para o compromisso do desapego. Renato Cruz Santos é um artista multidisciplinar que explora as temáticas da memória, do imaginário ficcionado e das narrativas sensoriais que separam um lugar comum de um lugar-comum. Caxinas, a indisciplinada vila piscatória onde nasceu, acabou por nortear a forma como perceciona o mundo. As viagens de Renato são outras e os seus monumentos são baldes, plantas, vestígios de intimidade: portas escancaradas e a roupa desordenada ainda a secar.

No Festival Rádio Faneca, desafiamos os habitantes dos becos do Centro Histórico de Ílhavo a deixar a porta aberta e a permitirem que se eternize, sobretudo através da fotografia e da conversa, a beleza destes espaços lapidados pelo tempo e pelos gestos. Não desfazendo das casas, nesta edição, vamos pelo jardim.

Este é um projeto do festival Rádio Faneca, semelhante na sua lógica ao Casa Aberta, que desafia os moradores dos becos do Centro Histórico de Ílhavo a participarem num projeto artístico a partir das suas memórias, dos seus hábitos e objetos.

PARA QUEM: habitantes do Centro Histórico de Ílhavo
INSCRIÇÕES: mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt
PERÍODOS DE TRABALHOS COM A COMUNIDADE: durante o mês de maio

9—12 Jun 2022

Centro Histórico de Ílhavo

SESSÕES

9, 10 e 11 Jun - 18:00 (percurso de sábado esgotado)
12 Jun - 17:00 (cancelada)

CATEGORIA

PERCURSO

PREÇO

Gratuito

Planteia
OFICINA
24
Set
10:30
Oficina Planteia: Construção de um herbário
com Rosa Pinho

Para nos ajudar a construir um herbário, convidámos a responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro, Rosa Pinho, que nos desafia nesta oficina a observar a diversidade de plantas do Planteia e a distingui-las e arquivá-las, através da técnica de secagem de plantas.

Planteia
OFICINA
11
Set
10:30
Planteia em família
Oficina TEXTURAS DO PLANTEIA + Jogos Ganhar Futuro

Nesta oficina vamos explorar as texturas que existem no Planteia e descobrir como as suas folhas, flores e cores se podem refletir num objeto artístico a partir de papel e barro.

Planteia
OFICINA
27
Ago
10:30
Oficina Planteia: Cosmética Natural
com Mariana Andrade

Esta oficina de cosmética natural explora o mundo a aromaterapia, recorrendo a matérias primas de origem natural e 100% vegetal.

Planteia
OFICINA
21
Ago
10:30
Planteia em família
Oficina — Os insetos que habitam o Planteia + Jogos Ganhar Futuro

Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no Planteia, de forma a descobrirem os pequenos animais que nele habitam.

Fábrica Ideias
MÚSICA
27
Nov
16:00
Orquestra Filarmónica Gafanhense
Concerto do 186º Aniversário

A Orquestra Filarmónica Gafanhense (OFG) surgiu como uma estrutura destinada à produção de música erudita, composta maioritariamente para Instrumentos de Sopro, em que os horizontes da criação e da performance são abrangidos pela abertura ao experimentalismo e à contemporaneidade.

Casa Cultura
MÚSICA
11
Dez
16:00
Concerto de Natal
por Orquestra Filarmonia das Beiras com coro do DECA/UA

No concerto de Natal deste ano, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta um grandioso programa, constituído por obras intemporais de música clássica alusivas à época natalícia.

Casa Cultura
MÚSICA
15
Nov
21:30
Festivais de Outono
com Orquestra La Ideal

A Orquestra Típica de Tango “LA IDEAL” é uma orquestra formada em setembro de 2013 na cidade do Porto com o duplo propósito de recriar a música de dança das milongas tradicionais e apresentar em concerto de compositores como Piazzolla e Rovira.

Planteia
TEATRO
23
Out
11:00
Não há duas sem três!
por Catarina Requeijo

A família quase perfeita reúne-se outra vez. Na feira popular ninguém passe frete. É a certeza da tia Odete. A sobrinha Manela vai adorar e o marido Alfredo vai ter de alinhar. Lugar de aventuras, mas também de surpresa.

Planteia
OFICINA
23
Out
14:30
Plantio de Outono
por Fernanda Botelho

A forma como a natureza, e neste caso os jardins e as suas espécies e possibilidades evoluem, está intimamente sincronizada com as estações do ano.

Casa Cultura
MÚSICA
2
Out
16:00
Gestos Invisíveis
por Sonoscopia

O som gesticula, mexe, tem um impacto mais que sonoro. Partindo da invisibilidade do gesto eletrónico como elemento de exploração musical e cénica, este é um exercício que une Gustavo Santos, da Sonoscopia, a João Dias e Miquel Bernat do Drumming Grupo de Percussão.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image