MENU

Arquivo

Image

Admirável Mundo Novo: O digital vai matar as redes de vizinhanças? com Giovanni Allegretti e Abel Coentrão

Nestes dias de isolamento social, o espaço público de encontro e de interação foi substituído pelo substituído pelo computador e pelas redes sociais digitais. Há o receio que este enclausuramento enfraqueça os laços que ligam os membros da comunidade e deixe mais fragilizados os grupos sociais de risco, nomeadamente os mais idosos. Curiosamente, esta crise revelou uma enorme energia cívica e de voluntariado, com o surgimento de movimentos cívicos de cidade e de bairro em resposta a necessidades dos seus pares. Colocam-se dúvidas sobre a robustez e sustentabilidade destas novas respostas e sobre os efeitos nas redes tradicionais de vizinhança. Que protagonistas emergiram e que aprendizagens é possível fazer? Como os poderes locais se organizaram para tirar partido desta energia? O que vai mudar a partir daqui?


Abel Coentrão é licenciado em Comunicação Social e é jornalista do Público há mais de 18 anos. À excepção de um curto período na secção de Economia, o seu percurso neste diário tem estado ligado ao "Local Porto", nalgumas fases como subeditor, e noutras, como actualmente, enquanto redactor dedicado a temas como o urbanismo e a mobilidade, a inteligência urbana e o desenvolvimento sustentável. No seu trabalho vem dando também especial atenção ao impacto da crise climática nas cidades e às questões da participação cívica nos processos de decisão de âmbito local.


Giovanni Allegretti é licenciado em Arquitetura e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental. É investigador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde coordena o curso doutoral "Democracia no seculo XXI". As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina, Asia e África) e o tema das Redes de Cidades no cenário internacional. De 2014 até 2019 foi nomeado co-coordenador da Autoridade para a Garantia e a Promoção da Participação pelo Parlamento da Região de Toscana.  Coordenou o Projecto "EMPATIA" /2016-2018) sobre plataformas para a participação, e actualmente coordena em Portugal o projecto "Inova Juntos" com a Confederação de Municípios do Brasil, e a unidade portuguesa do "PLUS" (Platform Labor in Urban Spaces) sobre a economia das plataformas.

gravado no dia 23 de abril de 2020 para a Rádio 23 Milhas, convidados Giovanni Allegretti e Abel Coentrão mediação José Carlos Mota

Arquivo relacionado

Ver arquivo completo →

Planteia
OFICINA
10
Abr
10:30
Planteia em família
Oficina — Os insetos que habitam o Planteia + Jogos Ganhar Futuro

Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no Planteia, de forma a descobrirem os pequenos animais que nele habitam.

Fábrica Ideias
TEATRO
27
Mai
21:30
O Grande Sousini
por Gerson Batista

Sousini é um compositor e pianista cansado da busca por inspiração, que possui uma caixa onde esconde um segredo que pode mudar o mundo.

Vista Alegre
MULTIDISCIPLINAR
2
Abr
10:00
Festival Papagaio
Um Festival para bebés, crianças e famílias!

O Festival PAPAGAIO é a oportunidade para  uma viagem conjunta e íntima de descoberta do mundo das artes performativas para bebés, crianças e suas famílias. 

Planteia
OFICINA
9
Abr
10:30
Oficina de construção de ABRIGOS PARA INSECTOS POLINIZADORES
com Ana Jervis

Esta é a primeira oficina da nova temporada do Planteia. A primavera voltou e os momentos de convívio e aprendizagem ao ar livre também. Nesta sessão, vamos aprender a construir abrigos para insectos polinizadores, conversar sobre esses bichos e o seu papel, quais são e onde e como podem ser encontrados.

Fábrica Ideias
MÚSICA
27
Mar
16:00
Metamorfoses
Orquestra Filarmónica Gafanhense

A ocorrência do fenómeno sonoro assenta numa multiplicidade de Metamorfoses. Este é o princípio orientador da proposta da Orquestra Filarmónica Gafanhense, em formato Banda Sinfónica, para um concerto que tem como obras centrais "Aegean Festival Overture" de Andreas Makris e "Il Cantico" de Oliver Waespi.

Casa Cultura
MÚSICA
1
Abr
21:30
Funk You Brass Band
apresentam PT MUSIC SESSIONS

A Funk You Brass Band, uma das brass bands com mais história do país, regressa à Casa da Cultura de Ílhavo para o concerto de lançamento do seu mais recente projeto PT MUSIC SESSIONS.

Fábrica Ideias
CONVERSA
16
Mar
18:00
Residência à Conversa
Vera Alvelos | Princesa Sal

O espetáculo Princesa Sal, de Vera Alvelos, estreia este domingo, dia 20 de março, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Já em residência artística de finalização deste trabalho, na Fábrica das Ideias, e depois de um longo trabalho prévio, a criadora fala sobre o processo e o tema deste espetáculo destinado, sobretudo, a crianças dos 8 aos 12 anos.

Casa Cultura
MÚSICA
25
Mar
21:30
Two-Time Winners
apresentam AND THE AWARD GOES TO, com Marta Ren e Diana Martinez

Two-Time Winners é uma dupla nu-soul/R&B formada por Samuel Silva e João Sêco, músicos/produtores que, depois de muitos anos de partilha de experiências e palcos, se juntam pela primeira vez para criar um projeto de música original.

Local a definir
CONVERSA
5
Mar
14:30
Especificalistas
Grupo Específico de Ação Crítica, por LUGAR ESPECÍFICO

Os Especificalistas - Grupo específico de ação crítica é um projeto do Lugar Específico, que junta grupos de crianças e ou pessoas de outras faixas etárias interessadas em descobrir o que é isso de fazer crítica de arte.

Fábrica Ideias
TEATRO DE MARIONETAS
5
Mar
10:00
Oficina pais e filhos - Meias Monstras
por S.A. Marionetas

A oficina de construção de marionetas de luva consiste na construção individual de uma marioneta a partir de objetos utilizados no dia-a-dia.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image