MENU

Arquivo

Image

Admirável Mundo Novo: O digital vai matar as redes de vizinhanças? com Giovanni Allegretti e Abel Coentrão

Nestes dias de isolamento social, o espaço público de encontro e de interação foi substituído pelo substituído pelo computador e pelas redes sociais digitais. Há o receio que este enclausuramento enfraqueça os laços que ligam os membros da comunidade e deixe mais fragilizados os grupos sociais de risco, nomeadamente os mais idosos. Curiosamente, esta crise revelou uma enorme energia cívica e de voluntariado, com o surgimento de movimentos cívicos de cidade e de bairro em resposta a necessidades dos seus pares. Colocam-se dúvidas sobre a robustez e sustentabilidade destas novas respostas e sobre os efeitos nas redes tradicionais de vizinhança. Que protagonistas emergiram e que aprendizagens é possível fazer? Como os poderes locais se organizaram para tirar partido desta energia? O que vai mudar a partir daqui?


Abel Coentrão é licenciado em Comunicação Social e é jornalista do Público há mais de 18 anos. À excepção de um curto período na secção de Economia, o seu percurso neste diário tem estado ligado ao "Local Porto", nalgumas fases como subeditor, e noutras, como actualmente, enquanto redactor dedicado a temas como o urbanismo e a mobilidade, a inteligência urbana e o desenvolvimento sustentável. No seu trabalho vem dando também especial atenção ao impacto da crise climática nas cidades e às questões da participação cívica nos processos de decisão de âmbito local.


Giovanni Allegretti é licenciado em Arquitetura e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental. É investigador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde coordena o curso doutoral "Democracia no seculo XXI". As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina, Asia e África) e o tema das Redes de Cidades no cenário internacional. De 2014 até 2019 foi nomeado co-coordenador da Autoridade para a Garantia e a Promoção da Participação pelo Parlamento da Região de Toscana.  Coordenou o Projecto "EMPATIA" /2016-2018) sobre plataformas para a participação, e actualmente coordena em Portugal o projecto "Inova Juntos" com a Confederação de Municípios do Brasil, e a unidade portuguesa do "PLUS" (Platform Labor in Urban Spaces) sobre a economia das plataformas.

gravado no dia 23 de abril de 2020 para a Rádio 23 Milhas, convidados Giovanni Allegretti e Abel Coentrão mediação José Carlos Mota

Arquivo relacionado

Ver arquivo completo →

FORMAÇÃO
Admirável Mundo Novo? apresentação do plano de programação digital

Admirável Mundo Novo? apresentação do plano de programação digital

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO
Admirável Mundo Novo: O digital vai matar as redes de vizinhanças?

Nestes dias de isolamento social, o espaço público de encontro e de interação foi substituído pelo substituído pelo computador e pelas redes sociais digitais. Há o receio que este enclausuramento enfraqueça os laços que ligam os membros da comunidade e deixe mais fragilizados os grupos sociais de risco, nomeadamente os mais idosos.

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO
Territórios Públicos: Festivais Independentes com António Pedro Lopes e Elisabete Paiva

Festivais Independentes com António Pedro Lopes e Elisabete Paiva

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO
Territórios Públicos: Redes Culturais com Magda Henriques e Marta Martins

Redes Culturais com Magda Henriques e Marta Martins

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO
Admirável Mundo Novo: As tecnologias de ensino e trabalho à distância podem aproximar?

Como reagimos ao que estamos a viver? O que estamos a fazer? O que imaginamos e desejamos para o futuro?

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO
Territórios Públicos: Teatros Municipais com Paulo Brandão e Francisco Frazão

Teatros Municipais com Paulo Brandão e Francisco Frazão

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO
Admirável Mundo Novo?

Admirável Mundo Novo? com Luís Sousa Ferreira, José Carlos Mota e Bruno dos Reis

MAIS INFORMAÇÕES

Pesquisa sem resultados

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image