MENU

Mediação

Image

No 23 Milhas, as atividades e programas de mediação confundem-se com a programação geral. Com a multiplicidade de ações e abordagens de programação, as relações de correspondência são mais equilibradas. O serviço de mediação distingue-se da restante abordagem pela identificação concreta do seu público criando programação para famílias, escolas, jovens, séniores, grupos especializados, bem como pelas atividades de aproximação do trabalho dos artistas com o público. Com as abordagens distintas do 23 Milhas, o programa do serviço educativo ganha espaço e escala, tornando-se, progressivamente, independente do programa geral. A par das atividades e dos espetáculos programados, o serviço de mediação é responsável pela integração do + Palco e da realização de um encontro nacional para serviços educativos e de mediação.

Projetos especiais

O 23 Milhas desenvolve uma série de projetos especiais anuais, como por exemplo a Orquestra de Percussão ou o + Palco, que fortalecem os laços do projeto com a comunidade escolar e os jovens, além de ter uma forte componente prática e estruturante.

Territórios Públicos

Encontro Nacional de Serviços Educativos e de Mediação

Image

Na segunda edição pública do Territórios Públicos, o 23 Milhas volta a lançar o desafio de refletir e debater princípios e boas práticas nas áreas da mediação cultural e dos serviços educativos. Este ano, voltamos a convidar profissionais que desenvolvem programas, projetos e técnicas que têm mudado o panorama da mediação cultural em Portugal. Com o foco claro no envolvimento de públicos nas práticas artísticas e no acesso aos conteúdos e instituições culturais, o Territórios Públicos cria vários momentos de partilha com tempo para a troca ativa de ideias. Da música à literatura, do trabalho em comunidade à dança, debatemos, discutimos práticas e partilhamos ferramentas.

+ Palco

Projeto de formação de teatro para jovens

Image

O +Palco é um projeto do 23 Milhas - Ílhavo, orientado pelas professoras Anabela Mateus e Paula Gomes, que aposta na formação dos mais jovens na área da representação, mas não só. Esta é uma experiência cheia de novos desafios a todos os níveis de aprendizagem.

formadoras Anabela Mateus e Paula Gomes

público alvo jovens 14-20 anos

A Performance da democracia

Projeto de programação e pensamento

Image

Em 2018, a revolução foi o tema transversal a várias espetáculos no 23 Milhas e mote para uma sessão de pensamento com centenas de jovens do Município. Agora, no biénio 2019 e 2020, vamos pensar sobre a democracia com os alunos das turmas de português, filosofia, história, entre outras. Pensar através dos conteúdos artísticos, que trabalham temáticas como as migrações, a liberdade, a participação, a consciência cívica. Este projeto inclui formações em plena sala de aula como a “Dança e a filosofia”, da artista Leonor Barata, quatro espetáculos de teatro e dança por ano, fichas de trabalho e um grande debate de encerramento sobre o tema principal: a Democracia.

objetivo central promover o espirito crítico
público alvo Escolas Secundárias do Município de Ílhavo

Desenhos articulados

Projeto de desenho e construção de marionetas

Com o surgimento da turma de artes visuais da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, surgiu também a oportunidade de criar uma maior relação entre a escola e a Fábrica das Ideias. A partir dos dois festivais que marcam a dinâmica e a identidade cultural da Gafanha da Nazaré, o Palheta e o Ilustração à Vista, estes alunos vão trabalhar com o cenógrafo Rui Rodrigues para aprenderem técnicas de desenho e construção de marionetas, bem como reforçar a sua ligação ao imaginário dos robertos e da ilustração. Estas aulas semanais vão ter lugar na Fábrica das Ideias, em contexto escolar.

formador Rui Rodrigues
público alvo turma de artes da Escola secundária da Gafanha da Nazaré
objetivo central Potenciar as práticas artísticas e a relação com a comunidade local

Orquestra de Percussão

Projeto coadjuvado de formação em música e dança

Em Janeiro de 2019, iniciamos o projeto piloto para a criação de uma orquestra de percussão para as escolas do 1º Ciclo do Município de Ílhavo. Um projeto inserido no currículo escolar, que agrega artistas e professores numa hora semanal de formação. Esta formação contínua envolverá os docentes dos 3º e 4º anos e respetivos alunos. Pretende-se despertar a criatividade dos alunos, explorar as noções rítmicas e fortalecer o seu contacto com as práticas artísticas.

formador música João Pratas formadora dança Renata Silva

objetivo central Promover as práticas e a participação cultural da comunidade
público alvo EB 1 da Gafanha do Carmo

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image