Programação
Histórico
Em Rei Lear, de William Shakespeare, existe um reino para dividir em três. Três são as filhas herdeiras e a cada uma caberá uma parte, tanto maior quanto a demonstração do seu afeto pelo rei. A premissa é simples e uma porta aberta à charlatanice. De um lado, um rei que procura comprar o amor de suas filhas. Do outro, duas filhas que não poupam em palavras doces e juras de amor eterno pelo rei.
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Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
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Com a orientação de Carlos Mendes, estudantes de jazz da ART’J - Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA embarcam num ciclo de concertos de improvisação coletiva, a partir de temas standards e de frases melódicas iniciais.
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Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
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Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa é o título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espetáculo.
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Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
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Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
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“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
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Em estreia no Palheta, numa versão musicada ao vivo, “Arabesco” aborda o universo de Edgar Allan Poe em questões como a vida e a morte, a intensidade e excentricidade de personagens à procura de emoções, o limbo entre a insanidade e a clareza de pensamentos, a difícil distinção entre ambos, com marionetas, atores e músicos num espaço denso, onírico e poético.
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No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo.
Este é um percurso ilustrado de algumas das páginas preservadas da música portuguesa do século XVI. Recorrendo a quatro vozes e a um pequeno órgão, num desenho intimista que beneficia a perceção de cada detalhe do rendilhado da polifonia renascentista.
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
Cristina Planas Leitão incorpora e partilha o conhecimento da técnica de Flying Low criada por David Zambrano, adaptada à sua visão artística e tendo em consideração as características dos participantes desta oficina.
Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
Em estreia no Palheta, numa versão musicada ao vivo, “Arabesco” aborda o universo de Edgar Allan Poe em questões como a vida e a morte, a intensidade e excentricidade de personagens à procura de emoções, o limbo entre a insanidade e a clareza de pensamentos, a difícil distinção entre ambos, com marionetas, atores e músicos num espaço denso, onírico e poético.
234 397 260
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