MENU

Projeto
O que é?

O 23 Milhas é o projeto cultural do Município de Ílhavo. Além de uma vasta programação em diversas áreas artísticas, promove a criação artística, a formação e o pensamento crítico, procurando cultivar a relação entre artistas e espetadores, bem como ativar território e comunidade.

A sua atividade acontece em quatro espaços: Casa da Cultura, Fábrica das Ideias, Cais Criativo e Laboratório das Artes.

Visão

Da imaterialidade

Qual a função da cultura no dia a dia?

Projeto - Visão

Os lugares e a cultura sobrevivem sob o efeito da mesma fórmula: gente, tempo e vontade. Ainda que possa ter como referente a produção material, o património imaterial é o verdadeiro responsável pela agregação das comunidades e dos seus territórios. E, por muito bem-intencionado que seja, não há espólio de betão que o possa substituir.

Ílhavo é um território rico em equipamentos culturais. Edifícios arrojados, cuja missão não pode deixar de equacionar o património cultural das suas comunidades. Mas, por mais valorizado e vivenciado que seja, esse património não se basta a si mesmo. É também indispensável confrontá-lo com a contemporaneidade. É preciso ver, ouvir e experienciar - ingredientes fundamentais para sentir, pensar e questionar, fomentando o sentido crítico e a participação cívica. Um intento que pode ser alcançado à luz das atuais práticas da criação e do pensamento.

Ao munir-se de uma identidade coesa, vibrante e contemporânea, um território oferece uma experiência de lugar única – não só a quem nele habita, mas também a quem o observa do exterior. Um aspeto de indiscutível importância, porque a prosperidade de um território não é um mero espelho da riqueza económica que produz.

Pertinência

O 23 Milhas concilia programação cultural exigente e ação de proximidade.

A sua orientação programática busca um constante encontro entre as necessidades e interesses locais e a pertinência e validade das propostas artísticas, procurando cultivar a relação entre criadores e espectadores.

É um projeto de desenvolvimento cultural atento às produções e aos consumos das comunidades, o que não se traduz num constrangimento à sua ação mas numa oportunidade de ampliação da sua intervenção: através de práticas artísticas que facilmente estabelecem pontes com a comunidade – como o circo contemporâneo, a ilustração e a música – e de eventos nos quais esta se envolve enquanto cocriadora - como o Rádio Faneca -, o 23 Milhas inicia processos de relação e de abertura às mais diversas práticas contemporâneas. A mediação é um dos traços distintivos da sua ação cultural.

Projeto - Pertinência

O projeto vê em todas as atividades uma oportunidade de relação e de sensibilização de públicos. Um traço reforçado pela criação de atividades específicas para famílias, escolas, jovens, seniores e outros públicos. A sua intervenção abrange apoio à criação, experimentação, pesquisa, investigação e formação. Por isso, a par da programação regular de artes performativas e artes visuais, desenvolve quatro programas de ação específicos:

Programa de Residências Artísticas e Apoio à Criação

Programa de Projetos de Investigação e Inovação

Programa Práticas da Cultura

Programa de Formação

Objetivos

O 23 Milhas é um projeto, transversal e inclusivo, que tira partido da lógica policêntrica do povoamento do concelho de Ílhavo, focando-se no território, na comunidade e na relação com o exterior.

Tem três objetivos estratégicos:

Promover as práticas e a participação cultural da comunidade

Contribuir para o desenvolvimento do setor cultural

Reforçar a coesão e a atratividade do território

Ílhavo

A relação do concelho de Ílhavo com o mar, iconicamente marcada pelo bacalhau, e a sua ligação com a Vista Alegre, marca, lugar e complexo fabril, posicionam o território como berço de dois dos principais símbolos culturais de Portugal: mar e mesa.

Projeto - Ílhavo

A riqueza imaterial é a verdadeira responsável pela agregação de pessoas e dos seus territórios. A relação de Portugal com a “mesa” é inegável. A mesa é o momento de encontro, partilha e celebração. A gastronomia é um dos aspetos culturais mais relevantes dos povos e, no caso português, o bacalhau é o seu ex­‑libris, dentro e além fronteiras. No Natal, serve­‑se o “fiel amigo” na não menos fiel “prata da casa”, enche­‑se a mesa de porcelana. Embaixadas intangíveis que delimitam a história, prolongando a viagem.

Projeto - Ílhavo

CM ÍLHAVO

Equipamentos

Em quatro equipamentos - Laboratório, Fábrica, Casa e Cais - é dinamizado um programa de ação holístico, que pretende ampliar a importância das atividades culturais na vida quotidiana e apoiar os profissionais da cultura.

CASA CULTURA ÍLHAVO

Projeto - Equipamentos

A Casa da Cultura é um equipamento especializado numa programação eclética e multidisciplinar. A aptidão deste espaço para apresentar espetáculos exclusivos, estreias e antestreias tira partido de um conjunto reforçado de parcerias e de redes, posicionando Ílhavo no roteiro nacional de programação de artes performativas.

FÁBRICA IDEIAS GAFANHA NAZARÉ

Projeto - Equipamentos

A Fábrica das Ideias é um equipamento cultural especializado em residências de criação, particularmente vocacionado para as artes visuais e performativas
Ao propósito de acolher e apoiar artistas em processo de criação, junta-se o de trazer a produção cultural para o dia a dia da Gafanha da Nazaré: promover a permanência dos artistas e potenciar o seu cruzamento com os públicos, desmistificar os processos de criação e conceber projetos em parceria com a comunidade.

LABORATÓRIO ARTES TEATRO VISTA ALEGRE

Projeto - Equipamentos

O Laboratório das Artes é um equipamento cultural especializado nas áreas da experimentação, pesquisa, investigação e formação. Para um projeto com a dimensão do 23 Milhas é essencial que exista um espaço – físico e conceptual – dedicado ao pensamento e à exploração nos domínios da criação artística, das ciências sociais e das práticas do setor cultural.

CAIS CRIATIVO COSTA NOVA

Projeto - Equipamentos

O Cais Criativo é um equipamento, de programação e residências, cuja especialização tem um caráter sazonal. Na primavera e no verão, a programação pretende tirar partido dos fluxos turísticos, criando um conteúdo complementar à praia.

Identidade

Partindo das 23 milhas náuticas de alcance luminoso do Farol da Barra, monumento concelhio e nacional, “de luz subitamente tão acesa, de noite e ausência tão rapidamente volvida”, a luz começou a ditar as regras da construção gráfica da representação. Não só da representação figurativa, mas também do significado direto de uma identificação local/regional que se interliga com o território global - uma vez que os limites luminosos de um farol se fundem com todos os congéneres.

A partir da ideia de circunferência luminosa, com a natural e evidente identificação de quatro espaços (ideia igualmente ligada à codificação luminosa do Farol da Barra, composta por quatro luzes fixas), o círculo separa-se em quatro partes iguais, cada uma representativa de cada um dos espaços culturais.

O logotipo do projeto global, 23 Milhas, remete-nos para a representação estilizada de elementos ligados à navegação: um quadrante, uma embarcação ou o feixe luminoso de um farol.

Projeto - Identidade
Projeto - Identidade
Planteia
Oficina
29
Jun
10:00
Oficina Planteia: Desidratador Solar
com Vítor Morais

Nesta oficina, vamos construir um desidratador solar para otimizar o efeito do sol sobre um produto alimentar. Parece ser coisa de engenharia espacial ou de magia, mas não precisamos, nem da NASA, nem de feitiços para construir um desidratador funcional.

Cais Criativo
Música
22
Set
19:00
Golden Slumbers
Ciclo Cânticos das Sereias

As Golden Slumbers são Cat e Margarida Falcão. São irmãs e, além dos seus projetos a solo, cantam desde sempre e juntas, recorrendo a maravilhosas harmonias vocais enquanto cantam sobre o amor, o ser mulher e o quotidiano familiar.

Cais Criativo
Música
15
Set
19:00
Amaura
ciclo Cânticos das Sereias

Amaura é um dos novos nomes da soul em Portugal. Depois de colaborar com artistas de rap, reivindicou um espaço próprio e foi nesse registo e no r&b que encontrou abrigo.

Cais Criativo
Música
8
Set
19:00
Joana Espadinha
Ciclo Cânticos das Sereias

Joana Espadinha regressa ao Município de Ílhavo, depois de ter passado pelo Festival Rádio Faneca em 2019, para apresentar o seu último disco, enquanto prepara já o próximo.

Centro Histórico de Ílhavo
Teatro para famílias
15
Jun
11:00
Histórias nos becos: Onde há Fumo
Alfredo Martins

Onde há fumo, há qualquer coisa que começa a arder. Uma faísca, uma brasa, uma revolução. Onde há fumo, há um desconforto, uma inquietação. Há vontade de falar sobre o que nos angustia no mundo. Há vontade de gritar, de mexer, de mudar. Muitas vezes, as canções de Carlos Paião são essa faísca que procura iluminar um caminho mais largo, um caminho de futuro.

Palco Jardim
Música
16
Jun
22:00
Selma Uamusse
na Rádio Faneca

Selma Uamusse parece ser a amiga que todos queremos ter. A sua música é um manifesto, um olhar positivo sobre o mundo e uma forma de luta e de esperança por uma sociedade mais livre, com mais amor. Terminar um festival assim é a melhor forma de começar logo a pensar no próximo.

Palco Carlos Paião
Música
16
Jun
21:00
Jéssica Pina
na Rádio Faneca

Jéssica Pina toca trompete desde pequenina. O seu caminho de baddie bem resolvida no jazz levou-a a integrar a digressão mundial MADAME X, de Madonna, outra baddie não menos resolvida.

Travessa Filarmónica Ilhavense
Música
16
Jun
18:00
Xumiga + Adriana Grego, Jorge Anjos e Micael Lourenço
Encontro PRAIA

O terceiro encontro que shippamos é de três bateristas e um baixista e produtor. Adriana Grego, Jorge Anjos, Micael Lourenço e Xumiga construíram, em resposta ao desafio do 23 Milhas, o  espetáculo “Sons de abril, ecos de liberdade”, em que celebram os 50 anos de revolução recriando o dia 25 de abril de 1974 a partir das memórias de Jorge Anjos, que estava nas ruas de Lisboa, nesse dia.

145 Townhouse
Música
16
Jun
17:00
Máximo
na Rádio Faneca

Máximo tem 19 anos, começou a estudar piano e composição aos sete na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e, atualmente, frequenta a licenciatura em composição de jazz na Codarts Roterdam. Embora ainda não o conheçamos, já gostamos dele.

Palco Carlos Paião
Música
15
Jun
23:30
Los Atléticos
DJ Set

Quando a pistola dispara, Los Atléticos arrancam em toda a velocidade na pista. Está ganho à partida porque dançar é já vencer e celebrar é meio caminho andando nesta maratona. Os sets destes dois desportistas são verdadeiras pistas de obstáculos, com saltos entre a pop, a eletrónica, o rock e o eurodance, banger atrás de banger até à meta. 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image
23milhas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile