MENU

Image
Palheta
4—8 ABR 2019
Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

Robertos e marionetas

Este evento herda o legado da Mostra de Robertos e Marionetas, criada em 2013, e tem como mote o trabalho e espólio de Armando Soares Ferraz, bonecreiro da Gafanha da Nazaré. É um espaço que estimula a criação de novos projetos e o cruzamento com as práticas artísticas contemporâneas, ao mesmo tempo que convoca a comunidade local na sua organização e acolhimento. A programação inclui espetáculos, formação, animações de rua, exposições, conversas e oficinas de criação.

Image overlay
Lorem ipsum

O que é o LEME?

O LEME é um festival inovador, que explora as novas linguagens do circo contemporâneo e a criação artística para espaços não convencionais, em busca de diferenciadas abordagens criativas em confronto com a experimentação. Uma transfiguração do habitual olhar do espaço cultural dos nossos tempos, abrindo portas a novas perspetivas artísticas, com foco na multidisciplinaridade e na diferença, tornando o festival um espaço de enleio coletivo para todas as idades. Inspirado numa vontade de criar um contexto novo, focado no contacto entre os criadores portugueses e a massa crítica internacional, o LEME responde aos anseios de um setor em plena evolução, representando um espaço de oportunidade para a criação artística contemporânea portuguesa nestes domínios, enquanto promove o confronto com as tendências internacionais.


Com um festival temporalmente descentralizado e a partir de uma programação que tem o circo como linguagem base, o LEME traça um projeto mais amplo que pretende deixar lastro muito além dos quatro dias de festival.


O festival atua em seis domínios distintos que cruzam a sua visão de programação e alargam o seu espetro de ação ao contexto do desenvolvimento de públicos. Ideias como internacionalização, novidade (estreias nacionais), captação de público familiar, promoção de encontros para público especializado e descoberta de um novo território, são conceitos que descrevem o fio condutor do projeto que pretende criar referências e conquistar novos públicos. Além disso, pretende envolver novos contextos, alargar o contacto artístico a novas linguagens, transformar a visão da comunidade sobre o circo, ir além da imagem clássica e transportar o público para novas realidades ou novos contextos, criar oportunidades às novas gerações para contactar, experimentar e observar visões artísticas distintas, internacionais e disruptivas.

Image
Image

Objetivos estratégicos

Aproximar a comunidade de outras práticas artísticas contemporâneas

Reconhecer o setor e criar condições para a sua qualificação

Dinamizar os equipamentos culturais do Município de Ílhavo

Posicionar a região e o país no circuito internacional do circo contemporâneo

Criar condições de atratividade internacional para agentes profissionais

Potenciar o turismo cultural contrariando a sazonalidade dos eventos.

Estratégia

Entre a vontade de aproximar a comunidade local a novas práticas artísticas contemporâneas e, simultaneamente, aproveitando o novo olhar nacional sobre o circo, surge o Leme. Portugal é um país de sol com condições para a prática e programação de artes de rua. Com os novos fluxos turísticos existe um reforço nacional para eventos mobilizadores de massas e representativos dos vários territórios. Contudo, a criação, a produção e a programação de artes de rua e circo em Portugal, apesar de alguns bons exemplos, ainda é muito pontual. Assim sendo, o circo contemporâneo e as artes de rua são uma área onde a oferta e a procura estão desequilibradas onde a procura é muito maior que a oferta. É neste contexto de oportunidade que surge o Leme. Um festival que pretende criar referências, apoiar a formação, criar espaço de pensamento e redes.


Ílhavo, através do seu projeto cultural, o 23 Milhas, tem uma rede de equipamentos e eventos que lhe confere um lugar privilegiado para a criação deste festival de inverno que rompe, entre outras coisas, com a sazonalidade dos eventos de circo.Sem perder escala e dinâmica, o Leme beneficia de várias equipamentos de excelência para acolher artistas e público.

Image
Image

Eixos de programação

ESTREIAS NACIONAIS

Assente num objetivo estratégico de posicionamento do festival num espaço de referência nacional e internacional, o eixo central de programação do LEME destaca um conjunto de companhias e espetáculos do circuito internacional na sua primeira apresentação em Portugal. O programa artístico da edição 2019 do LEME está em fase final de desenvolvimento, prevendo-se a inclusão de 9 estreias nacionais, distribuídas pelos 4 dias da agenda do festival.

APOIO À CRIAÇÃO

O LEME desafia criadores portugueses a desenvolver novos projetos artísticos, encarando o festival como um espaço de experimentação e pensamento. Em contraponto com a programação de referência internacional, duas companhias portuguesas são anualmente desafiadas a desenvolver novos trabalhos abordando as dinâmicas do circo contemporâneo e os desafios da criação em espaços não convencionais.

MEDIAÇÃO

Paralelamente às atividades de criação e programação, o LEME desenvolve diferentes ações de mediação com envolvimento de públicos distintos (desde o público escolar em ações de laboratório, passando pela comunidade nas atividades de residência, jovens e artistas emergentes em ações de debate e conversa e o público em geral através de ensaios abertos).

FORMAÇÃO CAPACITAÇÃO

Num processo embrionário, o programa do festival inclui ações de formação com públicos e objetivos distintos. Jovens da região são convidados as transformar as suas visões relativamente ao movimento contemporâneo no contexto do circo, ou profissionais de outras áreas são desafiados a compreender dinâmicas e linguagens, assim como as inovações ao nível do desenvolvimento cénico.

ENCONTRO PROFISSIONAL

Os dias do festival anseiam transformar-se num momento de encontro do setor do circo em Portugal, em torno de um espaço comum, aberto ao debate e que convida profissionais nacionais e internacionais para um ambiente de conhecimento e partilha informais. Em 2019, ganha forma o CIRCUS FORUM internacional, num dia intenso de debate e informação complementar às atividades da programação artística.

VISÃO INTERNACIONAL

Vincando a sua posição de espaço de encontro preferencial para a comunidade artística nacional, nesta área, o LEME pretende, desde a primeira edição, encarar um posicionamento internacional, aberto ao debate e ao novo, indo mais além do que o mero envolvimento de artistas internacionais na programação oficial, com a sua participação em debates e conversas capazes de potenciar o pensamento crítico e trazer novos desafios para o setor em Portugal. Anualmente, visitam Ílhavo especialistas em diversas áreas, que integram o programa de debates e formações. Por outro lado, a presença ativa em redes profissionais internacionais permite ao festival criar laços e confiança dos pares, desenvolvendo-se de forma mais vincada um espaço de referência numa escala mais alargada.

Image
Image

Redes internacionais

O LEME integra Ílhavo e a região no circuito internacional do circo contemporâneo, estimulando o envolvimento de novos públicos no Município. Portugal coloca-se, através da integração nesta rede, num lugar privilegiado no setor, assegurado pelo projeto ambicioso do LEME para a criação e programação de circo contemporâneo em espaços não convencionais.

Dos nossos parceiros fazem já parte alguns nomes com influência no circo contemporâneo a nível internacional:

PARCEIROS

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

MAIS INFORMAÇÕES

MENOS INFORMAÇÕES

4—8 ABR 2019
Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

Atividades relacionadas

Escola Secundária Gafanha da Nazaré
TEATRO DE MARIONETAS
4
abr
10:00
Eu Quero a Lua!
por Partículas Elementares

Era uma vez uma menina chamada Alice. Certo dia, a menina ficou ficou doente e alegou que só haveria uma forma de se sentir melhor: tendo a lua

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
4
abr
11:00
W
por Sonoscopia + Teatro de Ferro

W é um concerto encenado que inclui marionetas, uma orquestra robótica e projeção de vídeo que parte da temática do trabalho, da libertação humana e das lógicas de poder e subjugação.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO DOM ROBERTO
4
abr
15:00
Teatro Dom Roberto1
por Teatro e Marionetas de Mandrágora

As histórias de Teatro de Dom Roberto partem de uma memória tradicional.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
PERCURSO
5
abr
10:00
Percurso Poético e Literário pelo Comércio Tradicional
por Marina Palácio

A partir de um catálogo ilustrado, Marina Palácio desafia a comunidade a descobrir a poesia escondida de alguns estabelecimentos comerciais da Gafanha da Nazaré

MAIS INFORMAÇÕES

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré
TEATRO DE MARIONETAS
5
abr
10:00
O Guardião dos Vagalume
por Nuvem Voadora + Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Guardião dos Vagalume é um homem que habita a cidade e que, fascinado pelo brilho dos pirilampos, decide trocar a cidade e tornar-se guardião da floresta, zelando por eles.

MAIS INFORMAÇÕES

Escola Secundária Gafanha da Nazaré
TEATRO DE MARIONETAS
5
abr
14:00
Uma Aventura no Espaço
por Teatro de Ferro

Nesta aventura no espaço, os espetadores vivem as peripécias de uma menina que, dominada pela curiosidade e sede de descoberta, embarca numa viagem espacial inesquecível.

MAIS INFORMAÇÕES

Mercado Municipal Gafanha de Nazaré
TEATRO DE MARIONETAS
5
abr
21:30
Anywhere
por Le Théatre de l’Entrouvert

Nesta aventura no espaço, os espetadores vivem as peripécias de uma menina que, dominada pela curiosidade e sede de descoberta, embarca numa viagem espacial inesquecível.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO DOM ROBERTO
6
abr
15:00
Teatro Dom Roberto 2
por S.A. Marionetas - Teatro e Bonecos

O Teatro de Robertos representa, seguramente, uma das tradições mais antigas das artes Cénicas. A S.A.Marionetas.

MAIS INFORMAÇÕES

Jardim 31 de Agosto - Gafanha da Nazaré
TEATRO DE MARIONETAS
6
abr
15:30
Marés
por Teatro e Marionetas de Mandrágora

Convidamos a comunidade para participar num grande espetáculo de rua em que cada um é desafiado a trabalhar algo diferente, desde a manipulação de objetos à construção de marionetas

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Música Gafanha da Nazré
TEATRO DE MARIONETAS
7
abr
17:00
Em Busca do Planalto Perdido
por Limite Zero

Temendo o frio do inverno que se aproxima, dois destemidos abutres do Egipto, os últimos do planeta, receiam o desaparecimento da sua espécie.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
7
abr
21:30
PAUS
com PIA

Este espetáculo não é só um concerto dos PAUS, mas sim um pretexto para quem vê se colocar em causa, se deixar invadir, intervir.

MAIS INFORMAÇÕES

DISCIPLINA

·

TEATRO DOM ROBERTO

·

PERFORMANCE

·

ENTREVISTA

·

TEATRO DE MARIONETAS

·

Stand-up

·

ARQUITETURA

·

DANÇA

·

ARTES PERFORMATIVAS

·

FORMAÇÃO

·

CIRCO CONTEMPORÂNEO

·

TEATRO

·

CINEMA

·

Música

LOCAL

·

Cais Criativo

·

Laboratório Artes

·

Fábrica Ideias

·

Casa Cultura

AUDIÊNCIA

·

Maiores de 5 Anos

·

Maiores de 14 Anos

·

dos 3 aos 10 anos

·

dos 3 meses aos 4 anos

·

M/11

·

M/12

·

M/16

·

M/10

·

M/4

·

M/6

·

M/3

SUBSCREVA À NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260

©2018 23 Milhas

Política de Privacidade

Termos e condições

Press

Informações

Image