Arquivo
O Arquivo do 23 Milhas reúne os conteúdos que resultam da sua atividade enquanto projeto produtor de conteúdos. Tendo um vasto currículo em projetos de criação, resultante de propostas integradas nos diversos festivais, parte da programação regular ou fruto da mediação, mas também sendo um repositório de conhecimento e experiência resultantes de acções que decorreram em espaços do 23 Milhas, tais como residências artísticas, este arquivo será, além de um registo, um lugar de encontro e partilha para todos os que têm feito parte da história do 23 Milhas.
Olhar por dentro, percursos pelo território de Ílhavo
↓
↑
O Olhar por Dentro foi um ciclo de visitas de arquitetura que desafiou vários especialistas a ler o território ilhavense e o público a descobri-lo através desses diferentes olhares. Vários profissionais de diversas áreas, como a arquitetura, o design ou a história, pensaram, percorreram e criaram percursos de e em Ílhavo. O Olhar por Dentro foi uma parceria mensal entre o 23 Milhas e a Talkie Walkie.
As obras de Frari - Architecture network com a arquiteta Maria Fradinho
com a designer Etelvina Almeida
com o historiador Filipe Serra Carlos
A Salicórnia da Horta da Ria com Júlio Coelho
Paisagem Híbrida – Indústria, Urbanidade e Ruralismo com o arquiteto João Paulo Cardielos
Arquitetura e Construção Naval com o António Vítor N. de Carvalho
Os Palheiros da Costa Nova com a Arquiteta Nide Santos
O Arquivo de Octávio Lixa Figueiras com a Professora Teresa Soeiro
A Cidade das Bicicletas com o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas
O Modernismo de Ílhavo com o arquiteto João Paulo Rapagão
As Casas da EN109 com Álvaro Domingues
Concertos Milha na Rádio 23 Milhas
↓
↑
Durante três meses, todas as segundas-feiras, o 23 Milhas acolheu um concerto na Rádio 23 Milhas. Numa fase em que víviamos particularmente confinados, os artistas atuaram a partir das suas casas ou estúdios para o palco virtual.
Entrevista Milha com mema.
Entrevista Milha com Henrique Portovedo
Entrevista Milha com Quiné Teles
Entrevista Milha com Maria João Balseiro
Entrevista Milha com Bruno Estima
Entrevista Milha com António Justiça
Entrevista Milha com Real Tuga e Vitão
Entrevista Milha com Inês Filipe
Entrevista Milha com Moses Christopher
Entrevista Milha com Alexandre Mano
Entrevista Milha com Ricardo Penela
Debates Territórios Públicos na Rádio 23 Milhas
↓
↑
Na versão radiofónica do Territórios Públicos, juntámo-nos para pensar. Além de criar momentos de partilha de processos de mediação entre pares, o 23 Milhas juntou-se à Universidade de Aveiro e ao GrETUA para o “Admirável mundo novo”, uma série de conversas sobre a realidade que se instalou a partir de 2020. Várias figuras, associações e entidades debateram sobre espaço público digital.
Conversa Territórios Públicos: Redes Culturais
Conversa Territórios Públicos: Teatros Municipais
Conversa Territórios Públicos: Serviços Educativos
Conversa Admirável Mundo Novo? (encerramento)
Arquivo completo
O arquiteto João Paulo Cardielos levou-nos, de
bicicleta, à descoberta da expansão da cidade com base em três das suas
etapas‑chave. Trilhou-se um percurso‑narrativa sobre vivências, traçados
históricos e modos de fazer, sobre indústria e atividades económicas mas, acima
de tudo, sobre as inúmeras camadas do território que são consequência das
opções diacrónicas do seu desenvolvimento.
MAIS INFORMAÇÕES
A Salicórnia havia chegado aos sentidos da Talkie-Walkie há já muito tempo. Sabendo-a uma espécie autóctone das marinhas de sal, esta visita levou-nos até à Horta da Ria, na Ilha dos Puxadoiros, seguindo as
orientações de Júlio Coelho, professor de educação física muito curioso sobre a biodiversidade da Ria de
Aveiro e que se dedica à investigação e produção de Salicórnia desde 2013.
MAIS INFORMAÇÕES
Admirável Mundo Novo? com Luís Sousa Ferreira, José Carlos Mota e Bruno dos Reis
MAIS INFORMAÇÕES
Territórios Público: Serviços Educativos com Fátima Alçada e Susana Meneses
MAIS INFORMAÇÕES
DISCIPLINA
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LOCAL
·
·
·
·
AUDIÊNCIA
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LIMPAR FILTROS
No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo.
Este é um percurso ilustrado de algumas das páginas preservadas da música portuguesa do século XVI. Recorrendo a quatro vozes e a um pequeno órgão, num desenho intimista que beneficia a perceção de cada detalhe do rendilhado da polifonia renascentista.
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
Cristina Planas Leitão incorpora e partilha o conhecimento da técnica de Flying Low criada por David Zambrano, adaptada à sua visão artística e tendo em consideração as características dos participantes desta oficina.
Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
Em estreia no Palheta, numa versão musicada ao vivo, “Arabesco” aborda o universo de Edgar Allan Poe em questões como a vida e a morte, a intensidade e excentricidade de personagens à procura de emoções, o limbo entre a insanidade e a clareza de pensamentos, a difícil distinção entre ambos, com marionetas, atores e músicos num espaço denso, onírico e poético.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263