Género musical
Música eletroacústica,
contemporânea, neo-folk,
psicadélica, jazz-pop-fusão,
neoclássica
Agenciamento
Pessoa responsável: Gerson de
Sousa Batista
Telefone: 914680279
E-mail: gerson.acompor@gmail.com
Website
Género musical
Música eletroacústica,
contemporânea, neo-folk,
psicadélica, jazz-pop-fusão,
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É COM CERTEZA UMA TASCA PORTUGUESA
É COM CERTEZA UMA TASCA PORTUGUESA é um Drama Teatro-Musical, que se desenrola em torno da junção de elementos do folclore português com a performance contemporânea, e que explora elementos simbióticos da eletrónica ao vivo, fixed media, música eletroacústica com a performance teatral, em muito inspirados na Revista à Portuguesa. Tudo isto tendo como cenário a “tasca de uma aldeia”, e como intervenientes o TASQUEIRO e o FREGUÊS, de máscara, em plena fase de mitigação da Covid-19. Este espetáculo surgiu a partir de um estudo que foi feito, ao longos de vários anos por este grupo de trabalho, sobre a temática dos instrumentos do dia a dia na criação de sons ordenados em música, onde a ideia primordial é absorver o público num enredo caricato e familiar, levando-o a viajar por vários ambientes sonoros de carácter tradicional e outros com um carácter mais futurista e inovador, intercalados por situações sui generis do folclore português, numa obra de fusão, que junta temas típicos de tasca e “clichés pós confinamento” a reflexões sobre o nosso lugar no universo. Além de uma amostra de música para percussão, eletrónica e um constante deambular entre o satírico e o filosófico, a ação acontece sempre a partir de situações interativas com os diferentes tipos de objetos existentes no set da tasca, num constante oscilar entre momentos de comédia, êxtase, angústia, tragédia, caos e outros que sugerem uma reflexão interna mais profunda. Ambos os personagens, com a sua razão e uma visão do mundo bastante peculiar, exploram elementos caricatos do folclore português numa linguagem atual, tendo como inspiração este micro-ambiente tão cheio de tiques e tradição, que é a taberna, onde o conhecimento e a ignorância bailam juntos, dando surgimento a uma cultura própria e rica em perspetivas únicas. Alguns dos tipos de situações presentes na obra são: luta de vassouras; “partidas ritmadas” de matrecos; música com garrafas afinadas em escalas; batalhas de improvisação livre; percussão com talheres e outros objetos corriqueiros; percussão corporal com fala e exploração de diversas valências da voz; improvisação sobre eletrónica; etc. Todo o conjunto de instrumentos é incorporado numa instalação cenográfica que remonta uma TASCA de ambiente tipicamente português.
ideia, libreto, composição, direção artística Gerson Batista performance Jonathan da Silva e Jorge Lima técnico de luz António Aldina da Costa técnico de som Gonçalo Garcia costume design / cenografia Julia Belyakovich design Rosa Rufino documentação audiovisual Rita Andias
“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”
A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.
A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.
Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.
Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.
“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.
“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.
Esta é uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos" escrito e idealizado pelo músico lisboeta Noiserv.
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a passagem de Tiago Iorc em Portugal. O cantor brasileiro é autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina" e tem-se consagrado, em 16 anos de carreira, um dos principais ícones do pop brasileiro.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263