Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo
O simples, embora inexplicável e minucioso, ato de criar é, por si, só, quase sempre, um exercício de rebeldia. Criar é um risco. Desobedecer ao nada, descompor a mesmice. Criar é contrariar a coisa conformada, bafienta, espartilhada. E às vezes o que se cria é muito belo, sim, mas aqui nem estamos a falar só de fazer o que é bonito. Criar é questionar, confundir, insistir, dizer que não, demolir a norma.
Em 2023, a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, inspirada pela Companhia Jovem de Dança, que trabalhou o tema da desobediência, reforçou a sua chamada à criação e promove a apresentação de espetáculos criados por artistas, associações e escolas locais, apresenta novos projetos e cria novos encontros, a partir da ideia de resistência e transgressão, que atravessa, desde sempre, a génese do 23 Milhas e de quem o pensa e habita.
O poeta Manuel de Freitas declara-se, no último verso de um seu poema: “a festa, a única que me interessa, é o teu nome”. A Milha é dos poetas e dos que não são poetas, celebra os ilhavenses que criam a música de hoje e dos que fizeram a música de sempre, é dos que desobedecem e dos que cumprem a arte de continuar a criar. E a pisar o risco, por isso.
Na sua sétima edição, que decorre de 20 a 22 de outubro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, a Milha escolheu o banco de trás do autocarro, suja a parede, faz perguntas, não se justifica, não diz a que horas chega, e, a ser repreendida, que seja pelo nome.
ALINHAMENTO
20 outubro (sexta-feira)
21:30 Cláudio da Paula e Paula Cirino - Duplas PRAIA
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Convés
22:00 Manel Cruz
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Auditório
23:00 Dj Roger
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Convés
21 outubro (sábado)
21:00 António Justiça e Rui Pereira - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Sub-palco
21:30 AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
22:30 Henrique Vilão e Satha Lovek - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Sub-palco
22 outubro (domingo)
15:00 Inauguração Exposição 10 anos Academia Belas Artes Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
15:30 Equinócio e Wine on the Carpet - Duplas PRAIA
Casa Cultura Ílhavo - Foyer
16:00 AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência por Companhia Jovem de Dança de Ílhavo
Casa Cultura Ílhavo - Auditório
18:00 Vaskid - Apresentação oficinas xullaji
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Sala de ensaios
18:30 Ligação Frontal - Apresentação oficinas xullaji
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Sala de ensaios
19:00 Orquestra do Mar tocam Por este rio acima de Fausto com Lavoisier
Fábrica Ideias Gafanha Nazaré - Auditório
Festival Events
FILTROS
DISCIPLINE
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
LOCAL
·
·
·
·
AUDIENCE
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
CLEAR FILTERS
Past Editions
“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”
A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.
A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.
Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.
Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.
“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.
“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.
Esta é uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos" escrito e idealizado pelo músico lisboeta Noiserv.
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a passagem de Tiago Iorc em Portugal. O cantor brasileiro é autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina" e tem-se consagrado, em 16 anos de carreira, um dos principais ícones do pop brasileiro.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263