HORÁRIO
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CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/12
PREÇO
Gratuito
Mediante inscrição para mediação.23milhas@cm-ilhavo.pt
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra. Instalada durante o reinado de D. João III, a Inquisição perseguiu, violentou e torturou mulheres frequentemente punidas pela prática de judaísmo, blasfémias, heresias, feitiçaria e bruxaria, mas também por comportamentos considerados desviantes e, portanto, emancipatórios (caso das leituras proibidas, da bigamia ou da sodomia). Assim como não há história muda, não há arquivo mudo: Violante, Rosa, Clara, Brites e Antónia não são uma ficção. “Autos sem fé” é uma leitura participativa a partir da pesquisa no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em busca dos processos de mulheres inquiridas. A performance também pretende assinalar a extinção do Tribunal do Santo Ofício, a 31 de março de 1821.
FICHA TÉCNICA
coprodução TAGV + 23 Milhas
direção artística e científica do projeto Elizama Almeida & Mafalda Lalanda
acompanhamento artístico Frederico Pompeu, Lília Lopes Rodolfo Freitas e Tomás Toste
acompanhamento científico Clara Pereira, Julia Barandier e Joana Passi (grupo de estudos Lacuna PUC-RIO)
residência de coprodução Laboratório das Artes do Teatro Vista Alegre em Ílhavo (23 Milhas)
parceiros MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
SCHEDULE
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CATEGORIE
AGE GROUP
M/12
PRICE
Gratuito
Mediante inscrição para mediação.23milhas@cm-ilhavo.pt
Esta é uma viagem através da dança e da vida das abelhas no Planteia. Renata Silva convida os participantes desta oficina, que marca a reabertura de primavera do espaço, para experimentar as danças tradicionais e conhecer algumas danças com nomes de plantas ou flores que fazem parte da cultura e identidade portuguesas e das de outros países.
No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo.
Este é um percurso ilustrado de algumas das páginas preservadas da música portuguesa do século XVI. Recorrendo a quatro vozes e a um pequeno órgão, num desenho intimista que beneficia a perceção de cada detalhe do rendilhado da polifonia renascentista.
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
Cristina Planas Leitão incorpora e partilha o conhecimento da técnica de Flying Low criada por David Zambrano, adaptada à sua visão artística e tendo em consideração as características dos participantes desta oficina.
Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263