→
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/6
PREÇO
Gratuito
BILHETES →
"Nunca escrevi um poema em casa, foi sempre pela rua a caminhar” - a frase é de Cesariny, mas o processo é semelhante ao de João Vieira Fino que, enquanto passeava o seu cão Peixe pelas ruas de Amesterdão, imaginava, ainda sem saber, o seu regresso às ruas de Portugal. Foi quando deambulava, orientado pelo triângulo-bússola dos surrealistas - amor, liberdade e poesia, - que se reconectou com a língua portuguesa, a composição e a vontade de regressar a um palco. Depois de dez anos em que se dedicou exclusivamente à pintura, foi quando se viu impedido de pintar que criou Miura: um projeto multidisciplinar composto por um concerto encenado, uma exposição, um disco com os temas do concerto e um diário de bordo que regista todo o processo criativo até chegar aqui. No Ilustração à Vista estreia esse concerto encenado que não só acontecerá pela primeira vez, mas também pela última. É único e irrepetível. Nasce e morre no palco. Miura é o nome de um touro e, como tal, Fino decide que vamos à arena uma única vez, a beleza de um momento que não se repete. Na mesma noite, inaugura-se a exposição “Uma plantação de espelhos”, em que revela a série criada em residência artística, durante dois meses, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A exposição permanece até ao dia 3 de junho e, ao vê-la, em qualquer altura, será possível apanhar algumas bandarilhas do chão do concerto do dia 6: através de códigos QR, há temas do concerto para ouvir enquanto se contempla.
Finalmente, uma tourada justa: nós, os forcados, só queremos que Miura viva em palco.
concepção original e música João Vieira Fino
orquestração João Vieira Fino e Gerson Batista (O menino de Bronze e Animais Carnívoros)
arranjos MIURA
tradução das composições originais para partitura Bruno Rodrigues e Tiago Matos
co-criação musical Jorge Oliveira, Tiago Matos e Bruno Rodrigues
músicos Jorge Oliveira aka O Turco (bateria e percussões) Tiago Matos aka O Caçula (Piano acústico e sintetizadores) Bruno Rodriguez aka O Cubano (Contrabaixo e baixo electrico) João Vieira Fino aka Deugenio (Voz e synths)
pinturas, desenho de cena, desenho de luz João Vieira Fino
poemas Inspirado em entrevistas de Mário Cezariny, desenhos de Cruzeiro Seixas e textos de António Maria Lisboa
SCHEDULE
-
CATEGORIE
AGE GROUP
M/6
PRICE
Gratuito
TICKETS
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263