HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/3
PREÇO
Esta é a primeira oficina da nova temporada do Planteia. A primavera voltou e os momentos de convívio e aprendizagem ao ar livre também. Nesta sessão, vamos aprender a construir abrigos para insectos polinizadores, conversar sobre esses bichos e o seu papel, quais são e onde e como podem ser encontrados. Além disso, Ana Jervis vai ajudar-nos a cuidar da instalação e manutenção das casas que vamos construir-lhes.
ORIENTADORA DA OFICINA: Ana Jervis
"Quando era criança, gostava de me perder nas praias, observando os animais, algas e detritos na linha da maré alta. Hoje continuo a gostar de fazer o mesmo, tento criar laços entre miúdos, graúdos e a Natureza que nos rodeia e sustenta, e da qual fazemos parte.
Formei-me em Ciências e trabalhei em Educação Ambiental, Aquários Públicos, Biologia Marinha e Apicultura Natural. Tenho dado a minha contribuição na gestão de projectos ambientais e na criação de movimentos cívicos, ambientais e voluntariados, tendo sido fundadora do movimento Aveiro em Transição (Transition Towns) e membro da Equipa de Coordenação da Quinta Ecológica da Moita e Apiário Pedagógico em Aveiro. Neste momento, sou também sócia da minha empresa YogurtNest de produtos ecológicos Portugueses para famílias, colaboro no programa Bairros Saudáveis e sou membro do colectivo Aveiro a Compostar (Orçamento Participativo de Acção Directa Aveiro 2021)."
PARA QUEM: famílias, pessoas que têm jardins ou hortas, comunidade em geral
MATERIAL NECESSÁRIO: roupa prática, luvas de trabalho
GRATUITO — INSCRIÇÃO: email para mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt
SCHEDULE
-
CATEGORIE
AGE GROUP
M/3
PRICE
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263