→
HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/3
PREÇO
Gratuito
“Em lugar simbólico, na margem entre o real e o imaginário, alimentadas pelo sinal de uma antena, emergem palafitas suspensas entre pernas de pau e ataduras provisórias, concebendo porto e impulsionando as travessias dos que dão corpo e alma às formas da ilusão de humanidade."
Numa analogia ao universo das formas animadas e ao papel camaleónico do manipulador/ator que lhes dá vida, PALAPHITA inspira-se no ser humano enquanto contador de histórias, que encontra na imaginação a liberdade para infindas possibilidades, sem fronteiras ou horizontes, numa realidade ausente, porém manifesta no seu consciente, enquanto "liame frágil" que se constrói e destrói a uma velocidade por vezes alucinógena, influenciada pela experiência da sua existência e pela informação que recebe do mundo.
As palafitas são estruturas, normalmente de estacadas, construídas sob as casas em regiões que corram o risco de alagar-se e a sua função é evitar que as habitações sejam arrastadas pela corrente. Numa edição do Ilustração à Vista marcada pelo tema da água: a resistência.
produção PIA Projectos de Intervenção Artística, CRL
autoria, encenação, direção artística, direção e concepção plástica Pedro Leal
assistência à encenação/criação Helena Oliveira
assistência técnica Álvaro Presumido
assistência cenográfica Sérgio Mourato, Maria Dinis, Álvaro Presumido, Catarina Mota, Tiago Augusto
sonoplastia Miguel Domingues, Pedro Leal
direção de produção e audiovisuais Helena Oliveira
figurinos Ellis Tagarroso
performers Ana Andrade, Catarina Mota, Helena Oliveira, Sandra Gameiro, Tiago Augusto agradecimentos Joana Pupo, Antónia Peris, Carlota Oliveira
apoio à criação República Portuguesa – Cultura / Direção‑Geral das Artes
SCHEDULE
-
CATEGORIE
AGE GROUP
M/3
PRICE
Gratuito
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263