HORÁRIO
-
CATEGORIA
A ideia é a de um jardim que explode no betão, mas a verdade é que será também um palco, uma plateia, um lugar de encontro e um espaço de jogo. O Planteia é um jardim construído na praça anexa ao edifício da Casa da Cultura de Ílhavo que cria, através de 138 módulos, um novo significado para o lugar e, simultaneamente, vários desafios às pessoas que o habitam e frequentam.
Estes módulos (canteiros, mobiliário urbano e dispositivos de mediação) formam um jardim, com mais de duas centenas de plantas, que contempla várias funções e possibilidades de ativação: espaço de descanso, desafio pedagógico, local para concertos ou outras atividades performativas.
O Planteia cria espaço público através da ativação da praça da Casa da Cultura de Ílhavo, aumenta o contacto com a natureza e intensifica práticas sustentáveis, estimula as práticas de comunidade e o espírito de vizinhança, promove diálogos intergeracionais e reforça a importância da cultura popular.
A implementação do projeto divide-se em quatro fases: plantar, construir, semear e pintar. Nesta primeira fase, os vizinhos do jardim recebem os primeiros kits em suas casas: pequenos vasos de cartão, simbólicos mas férteis, em que poderão deitar as primeiras sementes do projeto. Nas seguintes, a comunidade será permanentemente desafiada a envolver-se nos processos de construção dos módulos (1 a 9 de maio), na semana do plantio (10 a 16 de maio) e nas pinturas do chão da praça (17 a 22 de maio). Até à inauguração do Planteia, que acontece no dia 10 de junho, promovem-se alguns momentos de ativação, como conversas online sobre as temáticas ligadas ao projeto.
“Semear é permitir”. A natureza encerra importantes lições: a possibilidade da regeneração, o sentido de comunidade e continuidade, a reposição da ordem e da harmonia.
O Planteia resulta da parceria entre o projeto cultural do Município de ílhavo e a associação Jardins Abertos, responsável pelo festival com o mesmo nome, que abre jardins privados de Lisboa ao público e promove atividades relacionadas com a consciência ambiental.
“Só o saber que podemos deitar as mãos à terra e esperar vida, é já fascinante e comovente.”
Ações com a comunidade
CONVOCATÓRIA CONSTRUIR
ERGUER PARA CULTIVAR
1 - 9 maio
Todas as mãos são fundamentais para a construção de um novo jardim. Desafiamos a comunidade para erguer mais de uma centena de estruturas para canteiros e mobiliário urbano.
CONVOCATÓRIA SEMEAR
NÃO FICAR PLANTADO
10 - 16 maio
Todos podem inscrever-se para fazer parte da semana do plantio. Além disso, será possível aprender todos os processos relacionados com a plantação e manutenção de plantas. Mais de duas centenas de espécies serão depositadas nos canteiros do Planteia.
CONVOCATÓRIA PINTAR
PREENCHER PARA JOGAR
17 - 22 maio
A comunidade é convocada para pintar o chão da Planteia, onde se ilustram jogos que servem de desafios educativos ou de passatempo.
INAUGURAÇÃO PLANTEIA
10 junho
> Inscrições para mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt
8 Abr 2021
CATEGORIE
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263