MENU

PLANTEIA
Ílhavo
Image
8
Apr
2021
Ílhavo
Ílhavo

HORÁRIO

10:00

-

10:00

CATEGORIA

PROJETO

A ideia é a de um jardim que explode no betão, mas a verdade é que será também um palco, uma plateia, um lugar de encontro e um espaço de jogo. O Planteia é um jardim construído na praça anexa ao edifício da Casa da Cultura de Ílhavo que cria, através de 138 módulos, um novo significado para o lugar e, simultaneamente, vários desafios às pessoas que o habitam e frequentam. Estes módulos (canteiros, mobiliário urbano e dispositivos de mediação) formam um jardim, com mais de duas centenas de plantas, que contempla várias funções e possibilidades de ativação: espaço de descanso, desafio pedagógico, local para concertos ou outras atividades performativas.


O Planteia cria espaço público através da ativação da praça da Casa da Cultura de Ílhavo, aumenta o contacto com a natureza e intensifica práticas sustentáveis, estimula as práticas de comunidade e o espírito de vizinhança, promove diálogos intergeracionais e reforça a importância da cultura popular. A implementação do projeto divide-se em quatro fases: plantar, construir, semear e pintar. Nesta primeira fase, os vizinhos do jardim recebem os primeiros kits em suas casas: pequenos vasos de cartão, simbólicos mas férteis, em que poderão deitar as primeiras sementes do projeto. Nas seguintes, a comunidade será permanentemente desafiada a envolver-se nos processos de construção dos módulos (1 a 9 de maio), na semana do plantio (10 a 16 de maio) e nas pinturas do chão da praça (17 a 22 de maio). Até à inauguração do Planteia, que acontece no dia 10 de junho, promovem-se alguns momentos de ativação, como conversas online sobre as temáticas ligadas ao projeto. “Semear é permitir”. A natureza encerra importantes lições: a possibilidade da regeneração, o sentido de comunidade e continuidade, a reposição da ordem e da harmonia.


O Planteia resulta da parceria entre o projeto cultural do Município de ílhavo e a associação Jardins Abertos, responsável pelo festival com o mesmo nome, que abre jardins privados de Lisboa ao público e promove atividades relacionadas com a consciência ambiental. “Só o saber que podemos deitar as mãos à terra e esperar vida, é já fascinante e comovente.”

Ações com a comunidade

CONVOCATÓRIA CONSTRUIR 

ERGUER PARA CULTIVAR

1 - 9 maio


Todas as mãos são fundamentais para a construção de um novo jardim. Desafiamos a comunidade para erguer mais de uma centena de estruturas para canteiros e mobiliário urbano.



CONVOCATÓRIA SEMEAR

NÃO FICAR PLANTADO

10 - 16 maio


Todos podem inscrever-se para fazer parte da semana do plantio. Além disso, será possível aprender todos os processos relacionados com a plantação e manutenção de plantas. Mais de duas centenas de espécies serão depositadas nos canteiros do Planteia.



CONVOCATÓRIA PINTAR

PREENCHER PARA JOGAR

17 - 22 maio


A comunidade é convocada para pintar o chão da Planteia, onde se ilustram jogos que servem de desafios educativos ou de passatempo.


INAUGURAÇÃO PLANTEIA

10 junho


> Inscrições para mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt

8 Abr 2021

Ílhavo

CATEGORIE

PROJETO
Planteia
ATIVIDADES
13
Jun
10:30
Jogar no Planteia
Planteia

Durante a manhã de domingo, crianças e adultos são convidados a espreitar e descobrir o jardim do Planteia.

Planteia
Music
18
Jun
18:30
Ricardo Panela
Lançamento do novo álbum com o pianista Nuno Vieira de Almeida

Berlin Im Licht! é o álbum de estreia a solo do barítono Ricardo Panela, que nele se junta ao pianista Nuno Vieira de Almeida, editado pela Artway Records.

Ílhavo
MULTIDISCIPLINAR
16
Jun
17:00
Crescente
Universidade Aveiro

A Universidade de Aveiro apresenta o primeiro Crescente Universidade de Aveiro, um dia dedicado ao convívio, à mostra do talento de alguns dos alunos que a constituem e ao acolhimento de artistas.

Casa Cultura
COMUNICADO
23
Apr
10:00
Reagendamentos
Informações

Na sequência das medidas decretadas pelo Governo Português para a área da cultura, nomeadamente da reabertura dos equipamentos culturais, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, reabre os seus espaços no próximo dia 5 de maio, bem como o funcionamento das suas bilheteiras na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.

Casa Cultura
EXPOSIÇÃO
5
May
18:00
Braços
Exposição com curadoria AGIL

A reabertura da galeria de exposições da Casa da Cultura de Ílhavo fica marcada pelo acolhimento da “Braços”, um desafio do 23 Milhas à associação AGIL para a curadoria de uma exposição sobre trabalho em comunidade, espaço público, criação em rede e o exercício democrático associado à participação cívica.

Casa Cultura
Music
2
Jul
21:00
himalion
apresenta BLOOMING

himalion, a mais recente entidade artística de Diogo Sarabando dedicada às explorações pelo indie-folk, apresenta, em formato de sexteto, um conjunto de canções do novo LP intitulado BLOOMING (2021) e o EP de estreia EGRESS (2020).

Casa Cultura
Music
26
Jun
21:00
Bruno Pernadas
apresenta Private Reasons

“Private Reasons” assinala o regresso de Bruno Pernadas às edições depois de “How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge” (2014) e “Those Who Throw Objects at The Crocodiles Will Be Asked to Retrieve Them” (2016).


Praça Casa Cultura Ílhavo
DANCE
13
Jun
17:00
Mulier
por Cia. Maduixa

Mulier é uma dança, sobre andas, interpretada por cinco bailarinas. Esta performance explora os limites físicos através da dança e do equilíbrio, do movimento e da poesia e da força e da emoção.

Casa Cultura
Music
11
Jun
21:00
Salvador Sobral
apresenta "bpm"

Salvador Sobral apresenta “bpm”, o seu mais recente álbum de estúdio, a primeira vez que Salvador Sobral se aventura na edição de um disco composto inteiramente por originais de sua autoria, em parceria com Leo Aldrey

Casa Cultura
DANCE
5
Jun
21:00
Bate Fado
por Jonas & Lander

A nova criação de Jonas & Lander, BATE FADO, é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música, projetado para nove performers: quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista (bailarino).

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image