HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/6
PREÇO
4,00€
DESCONTOS
desconto de 20%
grupos +10 pessoas, seniores +65 anos, jovens até 17 anos, Cartão Jovem Municipal e Cartão Família
BILHETES →
21:00
RASANTE
por Joana Levi
A partir de um olhar sobre processos de migração e extinção de aves, Joana Levi concebe Rasante, uma performance que se desenrola como uma fábula meditada ou uma meditação fabulada, colocando em jogo perspetivas e conflitos interespécies. Neste jogo, o sedimento das fronteiras hierárquicas estabelecidas entre “Humano” e “Animal” aparece como máquina replicadora de relações coloniais, racionalistas e supremacistas, que não cessam de entulhar e aterrar o presente do futuro.Rasante é uma das criações comissionadas pelo projeto Terra Batida - uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono.
22:00
ALL YOU NEED IS PLANKTON
por Vera Mantero
Esta é uma performance conferência criada no âmbito da rede Terra Batida, coordenada por Rita Natálio, e apresentada pela primeira vez no São Luiz Teatro Municipal, no âmbito do Alkantara Festival 2020. Neste evento, Vera Mantero e Maria Lúcia Cruz Correia partilharam a sua pesquisa para estimular a consciência em torno de uma ecologia interior e colectiva, a percepção do que são crimes ambientais e a função dos direitos da natureza. Um formato estranho como o fundo do mar, envolvendo justiça restaurativa, performance, sexo entre baleias, rituais, participação, silêncio e um contrato com o mar.
Vera Mantero apresentou uma performance-conferência e Maria Lúcia Cruz Correia uma vídeo-conferência com os convidados Maria Inês Gameiro (jurista), Margarida Mendes (curadora e pesquisadora), Ricardo Próspero e Gonçalo Carvalho da Sciaena.
FICHAS TÉCNICAS
RASANTE
conceção, texto, performance e vídeo Joana Levi
luz e som Leticia Skrycky e Artur Pispalhas
assistência de ensaios Paula Delecave.
ensaios / residências PENHA SCO, Espaço do Tempo, Estúdios Victor Córdon.
agradecimentos Keli Freitas, António Jorge Gonçalves, Sónia Baptista, Inês Catry, Bruno Martins, Artur Pispalhas, Júlia Salem.
ALL YOU NEED IS PLANKTON
de e com Vera Mantero
edição vídeo, fotografias e som Hugo Coelho/Vera Mantero
captação vídeo Hugo Coelho e Samuel Morais
figurino Aldina Jesus
design têxtil do figurino Cláudia Mateus e Hugo Coelho
material vídeo “Snot Bot”, “Snot Bot Alaska”, “Blue whale aerial 2018” e “Earth day 5min” de Ocean Alliance/Christian Miller; “How whales mate - marine mammal adaptations”, “When Whales Walked” e “Ghost fishing” de Professor Tracey Rogers, PhD; “How whales help the climate | Whale and Dolphin Conservation” de Scholar; “Great Whale Conservancy” de Great Whale Conservancy; “Industrial Canada, Whaling: British Columbia's Least Known and Most Romantic Industry (1919)” Library and Archives Canada Música: “Let's Do It” de Ella Fitzgerald; “Mondo porno” de The Blow Jobbers Entrevistas: Michael Fishbach, Great Whale Conservancy, greatwhaleconservancy.org, E.U.A.; Mónica Almeida e Silva, IMAR-Instituto do Mar, imar.org.pt, Açores
produção executiva Associação Parasita / O Rumo do Fumo
difusão O Rumo do Fumo
co-produção Alkantara e Terra Batida
residência artística 23 Milhas, Casa da Dança, Causas Comuns, Centro Cultural de Belém, O Espaço do Tempo, Teatro do Eléctrico
agradecimentos Luís Freitas, Museu da Baleia da Madeira; Michael Fishbach, Great Whale Conservancy; Mónica Almeida e Silva, IMAR-Instituto do Mar; Tiago Barbosa.
SCHEDULE
-
CATEGORIE
AGE GROUP
M/6
PRICE
4,00€
DISCOUNT
desconto de 20%
grupos +10 pessoas, seniores +65 anos, jovens até 17 anos, Cartão Jovem Municipal e Cartão Família
TICKETS
Mário Marnoto saiu de Portugal, pela primeira vez, nos anos 60. Fugiu e só regressou no 25 de abril de 1974. Estas imagens retratam parte do seu percurso atrás da câmara fotográfica.
Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no nosso jardim e que descubram os pequenos animais que nele habitam. São cada vez mais e já nos parecem todos familiares, embora sejam sempre diferentes e novos.
Como é que um corpo se adapta a um ambiente que não conhece? Como nos camuflamos, enquanto personagens em criação e constante criação no meio que habitamos?
Todo os dias o Planteia faz desenhos no chão, desenhos que rodam e mudam de forma.
A natureza está repleta de cores e o Planteia também. Como podemos usar estas cores e pintar a partir delas? Que planta nos dá o amarelo, ou o verde ou o rosa?
Cuidar de um jardim vai muito além de regar e podar plantas. Para garantir um espaço verde saudável e equilibrado, é fundamental compreender o solo, conhecer as necessidades das plantas e saber interagir com os organismos que nele habitam.
Na ilustração botânica alia-se rigor técnico e sensibilidade estética para representar a diversidade vegetal com detalhe e precisão.
O ponto de arraiolos é uma técnica tradicional portuguesa de bordado em lã, amplamente associada à produção de tapetes vistosos, caracterizados pelos seus padrões e cores fortes, reconhecidos pela sua durabilidade.
Rodeado de instrumentos musicais, um ator transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir, a qualquer momento poderão ser eles as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos.
O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263