MENU

Ciclo 78 Rotações - Libertação da Memória Sonora
Valéria Lobão interpreta as canções da rádio no contexto iberoamericano
Valéria Lobão
25
Feb
2023
Laboratório Artes
Teatro Vista Alegre

HORÁRIO

19:00

-

16:00

CATEGORIA

Music

FAIXA ETÁRIA

M/6


PREÇO

6,00€


DESCONTOS

20%

Bombeiros V. de Ílhavo / Cartão Jovem Municipal / Circuito Turístico / Desempregados / Funcionário, Agente, Colaborador da CMI / Grupos +10 pessoas / Jovem até 17 anos / Profissionais da Cultura / Sénior +65 anos

BILHETES →

Durante as décadas de 1910 a 1960 foram muitos as canções que cruzaram o Atlântico, criando diálogos musicais entre a Península Ibérica e a América Latina. Valéria Lobão apresenta uma seleção de canções urbanas que são exemplo desse fluxo sonoro iberoamericano. O repertório é focado nos compositores e intérpretes, que se destacaram no contexto da rádio e do disco de 78 rpm, e que tiveram um papel fundamental na criação da canção popular urbana luso-brasileira e latino-americana. A cantora Valéria Lobão (atualmente residente no Porto) é uma das mais festejadas intérpretes brasileiras da atualidade, tendo lançado dois discos a solo. O primeiro intitulado “Chamada”, lançado em 2011 e focado em compositores brasileiros contemporâneos, recebeu o prestigiado prémio FUNARTE naquele mesmo ano. O segundo, dedicado às canções de Noel Rosa, com arranjos especiais de músicos como João Donato, Cristóvão Bastos e Gilson Peranzzeta, foi indicado ao Grammy Latino 2015. O concerto conta ainda com os músicos Sergio Valdeos - guitarrista peruano atualmente radicado em Genebra - e Pedro Aragão, no bandolim.    



PROGRAMA:


Rosa Luz (Felipe Pinglo)

Contradanza (Paquito de Rivera)

Você Só Mente (Noel Rosa/Hélio Rosa/Francisco Alves)

Duerme Negrito (Atahualpa Yupanqui)

Foi Deus (Alberto Janes)

Madre Mia (Rodolfo de Athayde)

Volver a los 17 (Violeta Parra)

Feitio de Oração (Noel Rosa/Vadico)

Madreselvas (Francisco Canaro/Luis César Amadori)

Ó gente da minha terra (Amália Rodrigues/Tiago Machado)

Pastorinhas (Noel Rosa/Braguinha)

Milho verde, milho verde (Folclore Português)

Minha Viola (Noel Rosa)


____

CICLO 78 ROTAÇÕES - LIBERTAÇÃO DA MÚSICA SONORA

O Ciclo 78 rotações é uma parceria entre o 23 milhas, a Câmara de Ílhavo e o projeto de investigação científica LiberSound: Práticas inovadoras para libertação da memória sonora (PTDC/ART-PER/4403/2020).


Coordenado pelos etnomusicólogos Pedro Aragão e Susana Sardo o projeto é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) na Universidade de Aveiro e centra-se no estudo dos trânsitos musicais entre Portugal, Brasil, Moçambique e Índia (Goa) através de acervos de discos de 78 rpm ou discos de goma-laca.

FICHA TÉCNICA

voz Valéria Lobão 

guitarra, arranjos e direção musical Sergio Valdeos 

bandolim Pedro Aragão 

instalação fonográfica Isaac Raimundo

vídeos João Valentim

25+26 Fev 2023


Laboratório Artes

SCHEDULE

25 FEV > 19h00
26 FEV > 16h00


CATEGORIE

Music

AGE GROUP

M/6


PRICE

6,00€


DISCOUNT

20%

Bombeiros V. de Ílhavo / Cartão Jovem Municipal / Circuito Turístico / Desempregados / Funcionário, Agente, Colaborador da CMI / Grupos +10 pessoas / Jovem até 17 anos / Profissionais da Cultura / Sénior +65 anos

TICKETS

Planteia
OFICINA
24
Sep
10:30
Planteia em família
"A memória das árvores"

As árvores são seres vivos que vivem muito anos. Será que as árvores têm memória? Que memórias guardam as árvores? E nós, que memórias temos das árvores?

Planteia
OFICINA
10
Sep
10:30
Planteia em família
Oficina dos Superpoderes

As plantas têm superpoderes, nós só temos de os descobrir. Sabiam que podemos fazer poções para a calma com flores? E que, para ficarmos concentrados, só precisamos de cheirar uma planta?

Planteia
OFICINA
6
Aug
10:30
Planteia em família
Oficina dos Pássaros

Os pássaros encontram no Planteia um lugar no centro da cidade para parar. Que histórias trazem os pássaros destas viagens que todos dos dias fazem sobre os telhados de Ílhavo?

Cais Criativo
Theater
23
Sep
19:00
Orquídea
Bandevelugo + Comunidade a partir de Natália Correia

Orquídea é a procura de um novo espaço de transgressão, em que palco e poesia se unem para explorar o erotismo, a liberdade e o feminino.

Cais Criativo
Music
5
Aug
19:00
Coro da Madrugada
interpreta José Afonso

Foi a comunidade que aceitou trazer a sua voz (e a de outro amigo também) para celebrar em conjunto o legado de José Afonso.

Município de Ílhavo
DANCE
11
Jul
10:00
Companhia Jovem de Dança
Inscrições para a nova criação

Os trabalhos para a nova criação de Companhia Jovem de Dança de Ílhavo arrancam já no dia 16 de julho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Este ano, a Companhia trabalha não só com as escolas do Município de Ílhavo, como estende o desafio a todos os jovens dos 14 aos 18 anos, com formação prévia em dança.

Casa Cultura
Theater
29
Jul
21:30
Templo de Sílica
xullaji & Peles Negras Máscaras Negras

Este é um ensaio, permanentemente em aberto, sobre tecnolatria, fascização tecnológica, colonialismo digital e necropolítica, que explora a ideia de humanização das máquinas e da robotização dos humanos.

Planteia
OFICINA
23
Jul
10:30
Planteia em família
Oficina das Flores

Já viram uma flor? Mas já olharam mesmo bem para cada flor?

Fábrica Ideias
Theater
30
Sep
21:30
Os Idiotas
Terceira Pessoa

Um grupo de atores e atrizes junta-se para questionar o seu ofício e a sua existência enquanto agentes do acontecimento teatral.

Cais Criativo
Music
25
Aug
19:00
COBRACORAL
Concerto

COBRACORAL entrança as vozes de Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli. Miranda explora a oralidade de um ângulo coreográfico, Colonna pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo, e Canli investiga práticas de voz expandida.

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Valéria Lobão
23milhas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile