HORÁRIO
-
CATEGORIA
FAIXA ETÁRIA
M/6
PREÇO
6,00€
DESCONTOS
20%
Bombeiros V. de Ílhavo / Cartão Jovem Municipal / Circuito Turístico / Desempregados / Funcionário, Agente, Colaborador da CMI / Grupos +10 pessoas / Jovem até 17 anos / Profissionais da Cultura / Sénior +65 anos
BILHETES →
Durante as décadas de 1910 a 1960 foram muitos as canções que cruzaram o Atlântico, criando diálogos musicais entre a Península Ibérica e a América Latina. Valéria Lobão apresenta uma seleção de canções urbanas que são exemplo desse fluxo sonoro iberoamericano. O repertório é focado nos compositores e intérpretes, que se destacaram no contexto da rádio e do disco de 78 rpm, e que tiveram um papel fundamental na criação da canção popular urbana luso-brasileira e latino-americana. A cantora Valéria Lobão (atualmente residente no Porto) é uma das mais festejadas intérpretes brasileiras da atualidade, tendo lançado dois discos a solo. O primeiro intitulado “Chamada”, lançado em 2011 e focado em compositores brasileiros contemporâneos, recebeu o prestigiado prémio FUNARTE naquele mesmo ano. O segundo, dedicado às canções de Noel Rosa, com arranjos especiais de músicos como João Donato, Cristóvão Bastos e Gilson Peranzzeta, foi indicado ao Grammy Latino 2015. O concerto conta ainda com os músicos Sergio Valdeos - guitarrista peruano atualmente radicado em Genebra - e Pedro Aragão, no bandolim.
PROGRAMA:
Rosa Luz (Felipe Pinglo)
Contradanza (Paquito de Rivera)
Você Só Mente (Noel Rosa/Hélio Rosa/Francisco Alves)
Duerme Negrito (Atahualpa Yupanqui)
Foi Deus (Alberto Janes)
Madre Mia (Rodolfo de Athayde)
Volver a los 17 (Violeta Parra)
Feitio de Oração (Noel Rosa/Vadico)
Madreselvas (Francisco Canaro/Luis César Amadori)
Ó gente da minha terra (Amália Rodrigues/Tiago Machado)
Pastorinhas (Noel Rosa/Braguinha)
Milho verde, milho verde (Folclore Português)
Minha Viola (Noel Rosa)
____
CICLO 78 ROTAÇÕES - LIBERTAÇÃO DA MÚSICA SONORA
O Ciclo 78 rotações é uma parceria entre o 23 milhas, a Câmara de Ílhavo e o projeto de investigação científica LiberSound: Práticas inovadoras para libertação da memória sonora (PTDC/ART-PER/4403/2020).
Coordenado pelos etnomusicólogos Pedro Aragão e Susana Sardo o projeto é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) na Universidade de Aveiro e centra-se no estudo dos trânsitos musicais entre Portugal, Brasil, Moçambique e Índia (Goa) através de acervos de discos de 78 rpm ou discos de goma-laca.
FICHA TÉCNICA
voz Valéria Lobão
guitarra, arranjos e direção musical Sergio Valdeos
bandolim Pedro Aragão
instalação fonográfica Isaac Raimundo
vídeos João Valentim
25+26 Fev 2023
SCHEDULE
25 FEV > 19h00
26 FEV > 16h00
CATEGORIE
AGE GROUP
M/6
PRICE
6,00€
DISCOUNT
20%
Bombeiros V. de Ílhavo / Cartão Jovem Municipal / Circuito Turístico / Desempregados / Funcionário, Agente, Colaborador da CMI / Grupos +10 pessoas / Jovem até 17 anos / Profissionais da Cultura / Sénior +65 anos
TICKETS
Esta é uma viagem através da dança e da vida das abelhas no Planteia. Renata Silva convida os participantes desta oficina, que marca a reabertura de primavera do espaço, para experimentar as danças tradicionais e conhecer algumas danças com nomes de plantas ou flores que fazem parte da cultura e identidade portuguesas e das de outros países.
No calendário cristão, a Quaresma, enquanto tempo de penitência e renovação espiritual, culmina na Semana Santa com o Tríduo Pascal de celebração da Paixão de Cristo: quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e sábado Santo.
Este é um percurso ilustrado de algumas das páginas preservadas da música portuguesa do século XVI. Recorrendo a quatro vozes e a um pequeno órgão, num desenho intimista que beneficia a perceção de cada detalhe do rendilhado da polifonia renascentista.
Conhecemos a história das mobilizações operárias de rosto masculino, mas uma luta vinda da classe trabalhadora de vassoura em punho é ainda uma história que estamos a descobrir e a procurar escutar, a aprender a contar.
Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Mesmo depois de morta, os ossos de Antónia foram desenterrados e queimados. Estas são algumas das mulheres condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício de Coimbra.
Cristina Planas Leitão incorpora e partilha o conhecimento da técnica de Flying Low criada por David Zambrano, adaptada à sua visão artística e tendo em consideração as características dos participantes desta oficina.
Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra.
A pedra partiu.
Os caminhos podem ser feitos de pedras, de pó, de vozes, de bombos, de flores, de andores, de pão, de água, de vinho, de abraços, de tristezas e de festas. E assim se constroem vidas, com todas estas cores e texturas.
Tomando o fado como principal ferramenta de trabalho, Lila e João propõem-se a uma exploração livre desse património, que ultrapassa algumas das barreiras rígidas do fado tradicional atual, particularmente a normatividade de género e o apagamento das contribuições e das experiências das pessoas LGBTI.
“Misterio del Cristo de los Gascones”, o espetáculo mais emblemático da companhia Nao d'amores, com vários prémios arrecadados, é uma reivindicação da valorização e divulgação do património artístico espanhol, numa perspetiva contemporânea.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263