MENU

Image
Palheta
4—6 MAR 2022
Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

Robertos e marionetas

O Palheta regressa para uma quinta edição marcada pela mudança.


Este ano, o festival olha para os sonhos e as dores de crescimento, das pessoas e do mundo, mas também para limitações e barreiras. “Fronteiras” manipula objetos e personagens para falar sobre migração; “Dura dita dura” recorda um país outrora mudo, em que as paredes tinham ouvidos. “O meu avô consegue voar” reflete sobre a memória e a saudade, enquanto “Os sonhos de Tom” pergunta o que fizemos com os nossos de infância. Em “Ninho” fala-se sobre as coisas simples que nos tornam menos mudos. “Alfredo o colecionador das borboletas” não é um espetáculo sobre borboletas, mas um importante discurso sobre deficiência e liberdade. O habitual teatro de Dom Roberto e a oficina “Meias Monstras”, complementam o programa deste Palheta, que acontece não só na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, mas também noutros espaços do Município de Ílhavo. Paralelamente, mantém-se o desafio à turma de artes da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, com um projeto dirigido pelo marionetista e encenador Rui Queiroz de Matos 


Em todos estes espetáculos existe uma mudança. Uma fuga, o tempo, um cravo, um poema: todas coisas que podem mudar uma vida. Outras, o mundo até.

Image
Image overlay
Lorem ipsum

O que é o Palheta?

Em 2014, começou na Gafanha da Nazaré uma Mostra de Robertos e Marionetas na cidade. Surgiu a partir do legado de Armando Ferraz e da por isso evidente ligação deste tipo de teatro com o território. Em 2018, e depois do surgimento do 23 Milhas com novos planos para um trabalho alargado para essa relação, a Mostra transformou-se em Palheta. Por causa do utensílio com que se dá voz aos Robertos, mas também a partir da ideia de estar na palheta, um conforto e um confronto que estes encontros permitem, e ainda por causa da palheta que serve para nos dar música. O Palheta é agora, mais do que uma mostra, isso mesmo: uma possibilidade de encontro a vários níveis.

O festival estendeu-se, nestes últimos anos, a vários pontos da cidade, criando parcerias, desafiando a comunidade, as escolas e o comércio local. A programação não só se internacionalizou, como se diversificou, dando lugar a outros tipos de fantoche.

O Palheta é hoje um festival para todos, com propostas diversificadas, oficinas durante e antes do festival, e um trabalho contínuo que garante a continuidade não só da sua existência, mas também da história dos robertos e das marionetas.

Image
Image

Informação dos locais

O Palheta - Robertos e Marionetas acontece em vários espaços na Gafanha da Nazaré. Além da Fábrica das Ideias, espaço cultural do 23 Milhas, sede do festival, estende-se a outros locais como a Casa da Música, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, a Escola Secundária, o Mercado ou a própria rua.

Image
Image

Áreas programáticas

EXPOSIÇÕES

Todos os anos o Palheta aposta numa exposição que sirva de mostra do ainda bem composto espólio de robertos e marionetas em Portugal.
A partir da edição de 2020, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe a exposição “Na Ponta da Língua”, um núcleo permanente sobre a relação dos robertos e das marionetas à cidade, desde que o bonecreiro Armando Ferraz se tornou uma referência nesse tipo de teatro na Gafanha da Nazaré, passando pela Mostra de Robertos e Marionetas, até ao Palheta.

PROJETO COMUNIDADE

Todos os anos, o Palheta convida uma companhia de teatro de marionetas para desafiar a comunidade a juntar-se ao festival através da criação de um espetáculo que se insere na sua programação. Na antecipação do festival, acontecem assim, várias oficinas com a comunidade, sendo que já passaram por este projeto dezenas de pessoas.

OFICINAS E PROJETOS COM AS ESCOLAS

O Palheta, à semelhança do 23 Milhas, quer estar próximo das escolas e dos jovens. Em 2019, surgiu na Gafanha da Nazaré a primeira turma de artes do Secundário e, por isso, o projeto Desenhos Articulados. Neste projeto esta turma tem sido desafiada a criar conteúdo artístico, em oficinas com uma companhia de teatro de marionetas, que é depois integrado no festival. Em 2019, foi construída uma marioneta gigante, inspirada no tema marítimo. Em 2020, a partir do tema da máscara, inserida no contexto de rituais, constroem máscaras que serão utilizadas e expostas durante o Palheta.

PERCURSOS

Numa cidade rica em comércio local, o Palheta quer estar próximo das lojas e de quem está lá dentro. São verdadeiros museus de histórias, em permanente contacto com o público. Desde 2019 que o festival desafia um criador a elaborar um percurso, por estas lojas, que as trabalhe em diferentes abordagens. Em 2019, Marina Palácio elaborou um percurso poético por várias lojas da Gafanha da Nazaré. Em 2020, Vera Alvelos desafia os comerciantes, mas também os habitantes da Gafanha da Nazaré a falarem das suas viagens e dos objetos que as representam.

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

Além de levar até à Gafanha da Nazaré muito do que ainda se faz em Portugal no teatro de marionetas, o Palheta tem uma visão internacional que permite ao festival e a quem o visita conhecer outro tipo de fazer este teatro. A forma como se trabalham as marionetas, como se constroem e os temas abordados diferem de país para país, e do ocidente para o oriente. E o Palheta faz, também, essa viagem.

ESPETÁCULOS PARA FAMÍLIA E GRUPOS ORGANIZADOS

O teatro de marionetas está muitas vezes associado às crianças. Mas não é apenas para elas. Elas são, no entanto, uma grande parte do público deste festival e, certamente, o mais efusivo. A verdade é que os a imprevisibilidade de um Roberto delicia os mais novos. Além de ter dois dias mais dedicados às escolas, também se recebem grupos organizados de associações e seniores, no seguimento do trabalho de mediação do 23 Milhas.

Image
Image

MAIS INFORMAÇÕES

MENOS INFORMAÇÕES

4—6 MAR 2022
Gafanha da Nazaré

Festival Events

FILTROS

DISCIPLINE

·

TEATRO PARA BEBÉS

·

APRESENTAÇÃO

·

OFICINA

·

INSTALAÇÃO

·

MULTIDISCIPLINAR

·

PROJETO

·

CONVERSA

·

MÚSICA PARA BEBÉS

·

INTERDISCIPLINAR

·

PROGRAMA DE RÁDIO

·

ATIVIDADES

·

RÁDIO

·

PROGRAMAÇÃO

·

Comunicado

·

ARTES PLÁSTICAS

·

TEATRO DE PAPEL

·

TEATRO DOM ROBERTO

·

PERCURSO

·

EXPOSIÇÃO

·

PERFORMANCE

·

ENTREVISTA

·

TEATRO DE MARIONETAS

·

STAND-UP

·

ARCHITECTURE

·

DANCE

·

ARTES PERFORMATIVAS

·

Training

·

CONTEMPORARY CIRCUS

·

Theater

·

CINEMA

·

Music

LOCAL

·

Cais Criativo

·

Laboratório Artes

·

Fábrica Ideias

·

Casa Cultura

AUDIENCE

·

M/11

·

dos 3 aos 10 anos

·

M/16

·

Maiores de 5 Anos

·

Maiores de 14 Anos

·

M/12

·

Maiores de 8 anos

·

Maiores de 7 anos

·

dos 0 aos 36 meses

·

Bebés dos 4 aos 36 meses

·

M/3

·

M/4

·

M/6

·

M/10

CLEAR FILTERS

Past Editions

Image
2018
Palheta

Robertos e Marionetas

more information

Image
2020
Palheta

Robertos e Marionetas

more information

Image
2019
Palheta

Robertos e Marionetas

more information

Planteia
OFICINA
10
Apr
10:30
Planteia em família
Oficina — Os insetos que habitam o Planteia + Jogos Ganhar Futuro

Nesta oficina propomos aos participantes que sejam exploradores no Planteia, de forma a descobrirem os pequenos animais que nele habitam.

Fábrica Ideias
Theater
27
May
21:30
O Grande Sousini
por Gerson Batista

Sousini é um compositor e pianista cansado da busca por inspiração, que possui uma caixa onde esconde um segredo que pode mudar o mundo.

Vista Alegre
MULTIDISCIPLINAR
2
Apr
10:00
Festival Papagaio
Um Festival para bebés, crianças e famílias!

O Festival PAPAGAIO é a oportunidade para  uma viagem conjunta e íntima de descoberta do mundo das artes performativas para bebés, crianças e suas famílias. 

Planteia
OFICINA
9
Apr
10:30
Oficina de construção de ABRIGOS PARA INSECTOS POLINIZADORES
com Ana Jervis

Esta é a primeira oficina da nova temporada do Planteia. A primavera voltou e os momentos de convívio e aprendizagem ao ar livre também. Nesta sessão, vamos aprender a construir abrigos para insectos polinizadores, conversar sobre esses bichos e o seu papel, quais são e onde e como podem ser encontrados.

Fábrica Ideias
Music
27
Mar
16:00
Metamorfoses
Orquestra Filarmónica Gafanhense

A ocorrência do fenómeno sonoro assenta numa multiplicidade de Metamorfoses. Este é o princípio orientador da proposta da Orquestra Filarmónica Gafanhense, em formato Banda Sinfónica, para um concerto que tem como obras centrais "Aegean Festival Overture" de Andreas Makris e "Il Cantico" de Oliver Waespi.

Casa Cultura
Music
1
Apr
21:30
Funk You Brass Band
apresentam PT MUSIC SESSIONS

A Funk You Brass Band, uma das brass bands com mais história do país, regressa à Casa da Cultura de Ílhavo para o concerto de lançamento do seu mais recente projeto PT MUSIC SESSIONS.

Fábrica Ideias
CONVERSA
16
Mar
18:00
Residência à Conversa
Vera Alvelos | Princesa Sal

O espetáculo Princesa Sal, de Vera Alvelos, estreia este domingo, dia 20 de março, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Já em residência artística de finalização deste trabalho, na Fábrica das Ideias, e depois de um longo trabalho prévio, a criadora fala sobre o processo e o tema deste espetáculo destinado, sobretudo, a crianças dos 8 aos 12 anos.

Casa Cultura
Music
25
Mar
21:30
Two-Time Winners
apresentam AND THE AWARD GOES TO, com Marta Ren e Diana Martinez

Two-Time Winners é uma dupla nu-soul/R&B formada por Samuel Silva e João Sêco, músicos/produtores que, depois de muitos anos de partilha de experiências e palcos, se juntam pela primeira vez para criar um projeto de música original.

Place TBD
CONVERSA
5
Mar
14:30
Especificalistas
Grupo Específico de Ação Crítica, por LUGAR ESPECÍFICO

Os Especificalistas - Grupo específico de ação crítica é um projeto do Lugar Específico, que junta grupos de crianças e ou pessoas de outras faixas etárias interessadas em descobrir o que é isso de fazer crítica de arte.

Fábrica Ideias
TEATRO DE MARIONETAS
5
Mar
10:00
Oficina pais e filhos - Meias Monstras
por S.A. Marionetas

A oficina de construção de marionetas de luva consiste na construção individual de uma marioneta a partir de objetos utilizados no dia-a-dia.

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image