MENU

Arquivo

Image

ARTE NOVA E ARTE DÉCO com o historiador Filipe Serra Carlos

Filipe Serra Carlos é, para além de historiador de arte, um enorme curioso por tudo o que o rodeia em qualquer viagem que faça. Foi ao participar numa das nossas visitas Olhar Por Dentro que surgiu o convite da Talkie-Walkie para o ter como especialista numa visita sobre a Arte Nova. Mas dada a riqueza das fachadas das ruas ilhavenses, logo se manifestou o interesse de fazer também uma visita sobre a vasta existência de exemplos de Art Déco. E é por isso mesmo que fazemos de duas visitas uma única entrada no arquivo do 23 Milhas. Vamos aqui pôr “frente a frente” estas duas manifestações artísticas que, embora breves, contribuíram para o repensar do modo como se decorava a arquitetura europeia do início do século XX.



Image

Filipe Serra Carlos nasceu em 1978. Cresceu na Covilhã antes de rumar a Coimbra onde se licenciou em História, variante História da Arte, em 2001. Fez estágio pedagógico, lecionando História ao 3.o ciclo, na Escola EB23 de Colmeias (Leiria).


Ainda antes de se mudar para o Porto, em 2004, colaborou com o Centro de Documentação do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (Covilhã). Aí, realizou, no âmbito do projeto “Translana”, pesquisa documental sobre a indústria de lanifícios na Beira Interior e trabalho de campo de inventariação do património industrial.


Entre 2004 e 2016, trabalhou na Porto Editora, onde coordenou projetos editoriais ligados às áreas da História, História de Portugal e História da Arte.


Desde 2016 tem colaborado em projetos relacionados com a História e a divulgação do Património. Concilia esta atividade com incursões no ensino secundário, a lecionar História da Cultura e das Artes, e com o doutoramento em Estudos do Património na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na senda do gosto pelo olhar e ensinar a olhar o Património.

Image

Descarregar mapa do percurso

Em primeiro lugar surgiu a Arte Nova, ainda no final do século XIX, como uma tentativa de renovação formal e técnica das artes. Alguns artistas consideravam que as artes estavam há demasiado presas aos revivalismos que se limitavam a reproduzir as fórmulas do passado.

Image

© Ricardo Gonçalves

Ocorreu esta mudança numa Europa em que as profundas alterações provocadas pela industrialização tornou obsoletos vários ofícios, colocando-os em vias de extinção. A Arte Nova foi herdeira do movimento Arts & Crafts e, por isso, podemos facilmente identificá-la pelo uso de elementos inspirados na Natureza e nos aspetos positivos que ela simbolizava.

O movimento Arts & Crafts (traduzido para Artes e Ofícios) era enformado pela vontade de reaproximar o Homem à Natureza e de revalorizar o trabalho artesanal, rejeitando os processos industriais de resultados massificados. Em termos formais, a Arte Nova caracteriza- se pela utilização de motivos e formas que remetem para formas naturais, abundando por isso elementos florais, vegetalistas, linhas curvas e intrincadas, arabescos, a que não falta a utilização da figura feminina delicada, de cabelos e roupas ondulantes...

Image

© Ricardo Gonçalves

A Art Déco foi sucessora da Arte Nova. Muito associada ao período dos loucos anos 20 e da década de 30, a Art Déco é um estilo decorativo que encontramos tanto na arquitetura como no design de objetos do quotidiano, desde o mobiliário à joalharia.



Influenciada pelos grupos artísticos da Secessão Vienense, da Escola de Glasgow e também pelo trabalho desenvolvido pela Deutscher Werkbund, na Art Déco verifica-se uma tendência para a geometrização com o uso de linhas simples e volumes puros. Contudo, também partilha algumas das motivações da Arte Nova, como o gosto pela utilização de materiais requintados. Outro fator que definiu as “linhas retas” da Art Déco foi o seu desenvolvimento ter acontecido numa uma época em que as novas teorias da arquitetura punham em causa precisamente o uso da decoração, o que a levou a um maior despojamento e simplicidade de formas.

De um modo geral, na arquitetura, a Arte Nova beneficiou dos novos materiais que a era industrial trouxe, como o ferro e o cimento, procurando explorar as suas possibilidades plásticas nas formas orgânicas da sua decoração. Pelo seu lado, a Art Déco marcou os edifícios com elementos de acentuada verticalidade e horizontalidade, especialmente ao nível das fachadas onde surgem pilastras ou colunas estilizadas, e geometrizou as plantas e elementos decorativos. Poderíamos pensar que a Art Déco é uma derivação estilizada da Arte Nova, mas tem demasiadas nuances para ser apenas isso.

Na arquitetura corrente, vemos os edifícios serem frequentemente rematados com cimalhas ou pequenos apontamentos numa articulação escalonada de volumes geométricos. No comércio, as montras e a decoração de interiores previamente da Arte Nova foram até substituídas por decorações Art Déco.


Internacionalmente, a Art Déco desaparece com a 2ª Guerra Mundial. Contudo, durante os anos 40, ainda perdura uma vertente deste estilo a que se chama “streamline moderne”, que se popularizou nos anos 30 na arquitetura, assim como no design e nas artes gráficas. Trata-se de uma linguagem ainda mais despojada de decoração e reduzida às linhas e formas geométricas essenciais, em que o dinamismo é o valor que mais se nota. Predominam as horizontais e as linhas curvas regulares e, por vezes, elementos que se associam à arquitetura náutica (gradeamentos que fazem lembrar amuradas, aberturas circulares à maneira de escotilhas, por exemplo).


Tomámos a liberdade de viajar pela conta de Instagram do nosso especialista.



Image
Image
Image
Image
Image

© Ricardo Gonçalves

A Arte Nova foi mal compreendida em Portugal, daí que a sua expressão tenha sido substancialmente menor do que a da Art Déco, à qual foi recebida com maior entusiasmo, tendo-se feito notar por todo o lado, de casas unifamiliares a prédios de rendimento, estendendo-se também a todo o tipo de edifícios públicos.

Depois desta brevíssima lição, será evidente, para quem percorre Ílhavo e observando-a com atenção, que são numerosos os edifícios com aspetos característicos destas duas manifestações artísticas.Talvez o mais notável da Arte Nova seja a Vila Africana (1911-17) com os meticulosos trabalhados de flores e cabeças femininas das suas cantarias de pedra que jogam com as delicadas guardas metálicas azuis de sinuosas curvas. Esta casa transpira tanto a exuberância de quem a mandou construir como o saber erudito do seu criador.



É o exemplo mais elaborado de um esquema de moradia que se popularizou em Ílhavo, onde podemos ver vários exemplos, como a Vila Paradela. São quase todos do mesmo autor ou atribuíveis à sua influência. A Vila Africana, como a Vila Paradela, tem uma fachada organizada em dois planos, dos quais o mais avançado é rematado por um torreão. Este volume avançado é ladeado por uma escadaria que conduz ao alpendre da entrada principal, elevada sobre a rua. Em ambos os panos da fachada as janelas geminadas são um traço característico deste esquema.



José de Pinho foi o autor do projeto que deu corpo à vontade do Dr. José Vaz que, regressado de uma estadia prolongada nas colónias, se queria fazer notar pela sua casa. Essa intenção fica evidenciada até na designação dada à casa: o epíteto “africana” refere a origem da sua prosperidade, enquanto a expressão “vila”, que nesta época se banaliza na construção de moradias, pretende associar as novas edificações às clássicas “villas” das elites de épocas remotas.

Image

A variedade é uma característica intrínseca da Arte Nova em geral. Por isso, também em Ílhavo, para lá do esquema arquitetónico da Vila Africana, a Arte Nova faz-se ver de inúmeras maneiras diferentes. Vemo-la em moradias concebidas nesta época nas quais a própria estrutura da fachada reflete os princípios deste estilo, assim como se vê de forma mais contida, concentrada em apenas alguns elementos decorativos colocados em casas mais comuns.


O mesmo se passa com a Art Déco. Sabendo distingui-la, é fácil perceber que está presente em abundância no centro de Ílhavo nas mais variadas situações, dos azulejos às próprias formas arquitetónicas. Contudo, é a Arte Nova que é mais notada, desde logo por causa da sua maior exuberância decorativa.

Testemunho de Filipe Serra Carlos

Ouça os comentários feitos por Filipe Serra Carlos sobre as duas expressões artísticas - Arte Nova e Arte Déco.



Image

Descarregar mapa de percurso

e porque o conhecimento ocupa (bom) lugar...



Vulgariza-se no século XX o hábito de batizar as moradias com uma designação pomposa.Surge então amiúde a expressão “vila”, com frequência associada a um nome feminino (normalmente o da esposa do dono da casa). O termo “vila” associa as novas construções de burgueses bem-sucedidos às clássicas “villas” das elites aristocráticas de épocas passadas.

Nos anos 20, a Arte Nova entra em declínio, sendo substituída pouco a pouco por novos gostos. Foi um período de crise (social, económica, política), em que a necessidade de embaratecer as construções se refletiu na diminuição da qualidade dos materiais e da quantidade de decoração e simplificação de formas (a reta vai substituir a curva, numa insinuação da Art Déco).

Em Portugal, a azulejaria é um dos pontos altos da Arte Nova. Nas fachadas, os azulejos ocupam com frequência espaços precisos: frisos junto dos beirais, faixas, painéis junto a janelas, nas cimalhas...

Quem mais aderiu à tendência estética da Arte Nova foi a burguesia endinheirada, por vontade de ostentação, pelo gosto do exótico e diferente que este estilo possibilitava na realidade portuguesa, sobretudo para a clientela que tinha ligações à emigração para o Brasil ou à fortuna feita nas colónias. Apesar do modo espontâneo e acrítico que enformou o surgimento da Arte Nova em Portugal, distinguem-se alguns arquitetos pela sua obra ligada a ela e à renovação da arquitetura: Raul Lino,Ventura Terra, Ernesto Korrodi,Adães Bermudes, entre outros.

Apesar do reduzido entusiasmo com que foi recebida em Portugal, a Arte Nova conheceu relativo sucesso na região de Aveiro. A este facto não é alheia a existência de uma classe burguesa com um grande número de indivíduos que enriqueceram na pesca ou emigrados no Brasil ou nas colónias portuguesas. Ávidos de exibirem a sua prosperidade económica, constituíram a clientela ideal para o novo gosto pela sua apetência pela novidade e pelo que é diferente.

Nas casas Arte Nova de Ílhavo – como de modo geral em Portugal – os interiores eram de arquitetura e decoração convencional.

A exuberância da Arte Nova manifesta-se quase exclusivamente nas fachadas das casas, em especial as que são viradas para a rua. Estas eram afinal o principal espaço que era visto pela comunidade.

A aplicação de painéis de azulejos ao gosto da Arte Nova ou da Art Déco foi a solução para muitos donos de casas mais simples, de construção corrente, aderirem ao novo gosto decorativo. Nas ruas de Ílhavo, veem-se inúmeros exemplos, o que não surpreende até pela proximidade de importantes fábricas de cerâmica que nesta época se notabilizaram também pelos azulejos que fabricavam.

Arquivo relacionado

Ver arquivo completo →

ARQUITETURA
ARTE NOVA E ARTE DÉCO com o historiador Filipe Serra Carlos

Filipe Serra Carlos é, para além de historiador de arte, um enorme curioso por tudo o que o rodeia em qualquer viagem que faça. Foi ao participar numa das nossas visitas Olhar Por Dentro que surgiu o convite da Talkie-Walkie para o ter como especialista numa visita sobre a Arte Nova.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A BARCA DA PASSAGEM com a designer Etelvina Almeida

Como já dizia o barqueiro Manuel da Graça, conhecido como Ti Ameixa, “O trabalho das travessias é coisa a sério” e, nesta visita, Etelvina levou-nos a perceber porquê. A barca da “passage”, o Cais da Bruxa, o Bairro dos Pescadores e Cais da Malhada, ou a paragem obrigatória na Ponte da Vista Alegre, passagem para os operários da Vista Alegre, faziam parte dos quotidianos e travessias de outros tempos e ajudam-nos a perceber hoje a morfologia deste território.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS OBRAS DE FRARI - ARCHITECTURE NETWORK com a arquiteta MARIA FRADINHO

Maria João Fradinho, arquitecta ilhavense, depois de viver fora e noutros lugares de Portugal, regressou a Ílhavo em 2011 para criar o seu próprio estúdio de arquitectura Frari - Architecture Network. A Talkie-Walkie convidou-a para especialista desta visita Olhar por Dentro pela vontade de mapear formas de trabalhar no próprio território à luz de aprendizagens em contextos diferentes.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A Salicórnia da Horta da Ria com Júlio Coelho

A Salicórnia havia chegado aos sentidos da Talkie-Walkie há já muito tempo. Sabendo-a uma espécie autóctone das marinhas de sal, esta visita levou-nos até à Horta da Ria, na Ilha dos Puxadoiros, seguindo as orientações de Júlio Coelho, professor de educação física muito curioso sobre a biodiversidade da Ria de Aveiro e que se dedica à investigação e produção de Salicórnia desde 2013.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
PERFORMANCE
23
Mar

A

30
Mar
Residência artística — Between fear and desire (it could be a brand)
por Telma Santos

Pensamos e agimos em conformidade. Tentamos mais uma vez. Caímos sempre no mesmo lugar. Paisagem que se metamorfoseia por entre lugares de fala. Queremos entrar. Não sabemos como, mas queremos entrar.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
COMUNICADO
15
Jan
15:00
Estamos, como sempre, por perto
Comunicado

No seguimento do novo confinamento geral e das medidas decretadas pelo Governo Português no sentido de combater a pandemia de Covid-19, as nossas salas estarão encerradas até ao dia 17 de fevereiro.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
23
Fev

A

28
Fev
Residência artística — Hamster Clown
por Ricardo Neves Neves

Hamster Clown é uma criação de Ricardo Neves-Neves, diretor artístico do Teatro do Eléctrico, e Rui Paixão, performer e clown português com assinalável percurso nacional e internacional e criador apoiado do LEME, festival de circo contemporâneo em Ílhavo, em 2020.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO
16
Mar

A

21
Mar
Residência artística — Finissage
de Guilherme Sousa & Pedro Azevedo

FINISSAGE (título provisório) é um espetáculo sobre o universo do Museu de Arte Contemporânea - um contexto ilimitado, irreverente, provocador e sensorial, que desencadeia reações e comportamentos de natureza diversa e particular.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
FORMAÇÃO
19
Jan
20:30
Curso de Iluminação
com Dino da Costa

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


Designer de luz, formou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) em design de luz e som para espetáculos. Trabalhou como freelancer em vários teatros do Porto (São João, Rivoli, Campo Alegre), colaborou no “Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura”.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
FORMAÇÃO
18
Jan
20:30
Curso de Som
com Gonçalo Abade

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


Técnico de som formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde fez a licenciatura em Som e Imagem com especialização em Som.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
FORMAÇÃO
9
Jan
09:30
Seminário Associativismo Cultural com d'Orfeu AC
Encontros + Oficinas

O Seminário para o Associativismo Cultural pretende ser uma experiência coletiva inspiradora de formação, conferindo aos participantes oportunidades únicas para desenvolver as suas competências no contexto associativo, ao mesmo tempo que podem esclarecer dúvidas e melhorar práticas já implementadas nas suas organizações.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
PERFORMANCE
5
Jan

A

14
Jan
Residência artística — Artificĭu
por Amendoim

Artificĭu é uma espécie de êxtase minimal. Um fluxo de mil acontecimentos sobrepostos ou algo que se repete sem que a sua repetição seja perceptível.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CONVERSA
17
Mar

A

17
Mar
Residência à conversa
de Guilherme Sousa & Pedro Azevedo

FINISSAGE (título provisório) é um espetáculo sobre o universo do Museu de Arte Contemporânea - um contexto ilimitado, irreverente, provocador e sensorial, que desencadeia reações e comportamentos de natureza diversa e particular.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA PARA BEBÉS
14
Fev
10:00
Mi~mar
pela Passos e Compassos

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


Pé ante pé, é no mar que mergulhamos em busca de mimos, de surpresas e de seres luminosos. Ao som de doces melodias, mimamos os Dragões marinhos, abraçamos o Polvo, conversamos com os Peixes, brincamos com a Baleia e dançamos com o Caranguejo.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
13
Fev
21:00
Ricardo Fino com Pedro Almeida e convidados
apresentam "Canções Tardias"

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


Ricardo Fino e Pedro Almeida convidam Ana Bacalhau, João Martins, Quiné Teles e Joana Soares. Este é um projecto com base no disco "Tardio", primeiro trabalho a solo de Ricardo Fino, e com novos arranjos para piano e voz.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
1
Abr
21:00
Carles Dénia
Concerto

Carles Dénia (Gandia, 1971) é guitarrista, cantor, compositor e tem surpreendido a crítica e o público com os seus temas, de grande qualidade expressiva e musical.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
26
Mar
21:00
Sara Correia
Concerto

Sara Correia apresenta ao vivo o muito aclamado novo álbum “Do Coração”. De acordo com o jornal Expresso, “dois anos depois da estreia, Sara Correia está pronta para deixar uma marca no fado incorporando outros sons”.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
20
Fev
21:00
Concerto-filme Nu
First Breath After Coma

Depois da nomeação para melhor disco europeu com "Drifter" e de quatro digressões europeias, os First Breath After Coma regressaram com o terceiro disco, "NU", que aparece nomeado como um dos melhores discos do ano de 2019 nas principais listas nacionais (Antena 3, Blitz, Vodafone FM, CCA,RUC) e em algumas internacionais (Musikexpress, Mindies, Nosolofado).

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
TEATRO
26
Fev
21:00
A Noite da Dona Luciana
com encenação de Ricardo Neves-Neves

A Noite da Dona Luciana (1985) é uma comédia irreverente e florida, ao estilo de Copi. A peça dilui as fronteiras entre a imaginação e os estereótipos vinculados pelo inconsciente coletivo, ao estabelecer uma ácida caricatura humorística que vai desde a realidade quotidiana aos confins do absurdo e da extravagância.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
6
Mar
21:00
Catarina e a beleza de matar fascistas
de Tiago Rodrigues

Esta família mata fascistas. É uma tradição antiga que cada membro da família sempre seguiu. Hoje, reúnem-se numa casa no campo, no Sul de Portugal, perto da aldeia de Baleizão. Uma das jovens da família, Catarina, vai matar o seu primeiro fascista, raptado de propósito para o efeito. É um dia de festa, de beleza e de morte.

MAIS INFORMAÇÕES

Espaços 23 Milhas
PROGRAMAÇÃO
9
Dez
11:00
Voucher de Natal
23 Milhas

Este voucher pode ser trocado por espetáculos (consultar modelo do voucher) da programação do 23 Milhas em 2021. Além de uma experiência única, para pensar ou para desviar, para descobrir ou para regressar, para perceber ou para questionar, a cultura permite a viagem. Bom espetáculo.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
24
Jan
16:00
CRASSH_Stage XIRI
por CRASSH

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


CRASSH_Stage XIRI é o mais recente espetáculo dos CRASSH e reflete toda a experiência do grupo, que pretende, à semelhança do que fez nas criações anteriores, juntar os mais novos, as famílias e o público em geral para usufruir de uma experiência única e participativa.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
CINEMA
8
Jan
21:00
O Nosso Cônsul em Havana
de Francisco Manso

“O Nosso Cônsul em Havana” é uma ficção que se inspira livremente no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal nas Antilhas espanholas.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
15
Jan
21:00
Júlio Resende
apresenta Fado Jazz Ensemble

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


Júlio Resende regressa à Gafanha da Nazaré para apresentar Fado Jazz Ensemble, trabalho marcado por uma surpreendente e original combinação entre estilos musicais.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
29
Jan
21:00
Aurora Negra
de Cleo Tavares, Isabél Zuaa e Nádia Yracema

EVENTO ADIADO — NOVA DATA A ANUNCIAR


O canto começa na voz de uma mulher que fala: crioulo, tchokwe, português. Em cena,  três corpos, três mulheres na condição de estrangeiras onde são faladas essas três línguas. Em cada mulher, uma essência, personalidade e trajetória que se cruzam com a certeza de que nada voltará a ser igual.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
CINEMA
13
Dez
10:30
A Fábrica dos Sonhos
Sessão cinema

Mina, uma menina de 12 anos habituada a viver apenas com o seu pai, vê a sua vida transformar-se totalmente com a chegada de Jenny, a filha da nova namorada do pai e a sua nova ‘irmã’. Jenny revela-se uma pestinha que quer tudo à sua maneira e Mina quer vê-la fora da sua vida!

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
PERFORMANCE
11
Nov
18:00
Lançamento edição #3 Coreia + Residência à Conversa
por João dos Santos Martins

Além de uma conversa com o público sobre a residência Coreografia, que decorre na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, João dos Santos Martins (editor) apresenta a publicação Coreia, a que se junta a performance de Daniel Pizamiglio.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
4
Dez
21:00
Irredutível (conferência)
por Rui Paixão

Em 2020 Rui Paixão investiu o seu tempo na criação de um novo espetáculo apoiado pelo LEME (Ilhavo, PT) e Fira Tàrrega (Tàrrega, ES). Devido à pandemia e com estreia adiada para setembro de 2021 decidiu reestruturar o projeto e usar o material de investigação que tem vindo a recolher ao longo dos últimos dois anos, para construir uma conferência performativa em torno da palavra Palhaço.

MAIS INFORMAÇÕES

Cais Criativo
FORMAÇÃO
24
Out
10:00
Corpo Cénico
por Sissi Abrão

Esta oficina propõe ao aluno uma prática de exercícios com foco no movimento do corpo e no processo criativo.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
22
Out

A

5
Out
Residência - Surface
por Familiar Faces [NL]

Antes da antestreia de Surface, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a companhia Familiar Faces tem um momento de residência artística com o 23 Milhas.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
FORMAÇÃO
1
Nov
10:00
Formação
com Samuel Úria

Nesta formação, destinada aos músicos ilhavenses, o cantautor Samuel Úria, que acaba de lançar o seu novo disco Canções do Pós Guerra, orienta uma formação sobre a composição de canções, deste a métrica à composição.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
FORMAÇÃO
31
Out
10:00
Formação
com Mão Morta

Como é que os Mão Morta compõem? Como interagem as letras com a composição musical? Quais os princípios e os limites a que obedecem as suas composições, caso existam?

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERFORMANCE
1
Nov
16:00
Bida Airada
por Ondamarela + Comunidade

O espetáculo deste ano da Bida Airada foi criado em dois tempos. Em confinamento, a comunidade juntou-se a partir de casa e experimentou um Roteiro de Exploração Doméstica. Partilhou palavras, sons, imagens, pensamentos, coisas grandes, coisas pequenas para, mais uma vez, criar em conjunto algo de novo. Depois, saiu de casa. Juntando peças, ensaiou, cuidadosamente, como se desenha uma casa, numa combinação de música, vídeo, palavra.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
31
Out
21:30
Música para os Ilhavenses do futuro
por Sampladélicos com músicos de Ílhavo

Os Sampladélicos são Sílvio Rosado, músico, e Tiago Pereira, realizador. Juntos, criam álbuns digitais e performances audiovisuais a partir das gravações do arquivo d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Em Ílhavo, trabalham o arquivo dos “Patrimónios Sonoros Marítimos”, um projeto do Museu Marítimo de Ílhavo com Tiago Pereira.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
DANÇA
30
Out
21:30
A ria gela a partir das margens
por Luiz Antunes + bailarinos e músicos de Ílhavo

A criação de Luíz Antunes junta os bailarinos das escolas Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, a FulldanceStudio e a IP Arabesque. Durante meses, encontraram-se para três residências artísticas que culminam agora nesta criação, integrada na Milha

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
INTERDISCIPLINAR
10
Dez

A

17
Dez
Residência - Corpo Anímico
por Pedro Ramos

Esta visão sobre a floresta não é o que a floresta é. É sim uma sensação de vasto e ínfimo, que se sente ao estar na sua presença e na sua pertença, no seu silêncio habitado.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
31
Out
10:30
Olhar por Dentro
A Colónia Agrícola, com o artista Mário Ferreira de Almeida

O artista Mário Ferreira de Almeida vai mostrar a sua própria narrativa, a partir do seu olhar de artista e das suas memórias de infância, do projeto do Estado Novo para a Colónia Agrícola da Mata Nacional da Gafanha.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
DANÇA
27
Nov
21:00
Autópsia
por Companhia Olga Roriz

Tudo o que amamos está prestes a morrer. Está sempre tudo prestes a morrer.

A aflição vem em ondas de dor e de luto. Lá onde o corpo fica excluído da compreensão, restam os lugares abandonados. Lugares de memória abertos a outros acontecimentos. Lugares de mutação à espera de uma transformada existência.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
20
Nov
21:00
FAKE
por Formiga Atómica

"Fake" explora as tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
13
Nov
21:00
António Zambujo
+ concerto Milha Ricardo Filipe

António Zambujo permanece como um dos maiores representantes da música, cultura e língua portuguesas além-fronteiras e continua, há anos, numa quase ininterrupta digressão internacional.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
INTERDISCIPLINAR
7
Nov

A

13
Nov
Residência - Coreografia
por João dos Santos Martins

Numa conferência-performance intitulada Salário Máximo, apresentada na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, em 2014, Vera Mantero dizia que a dança lhe parecia a arte menos apropriada para falar do que quer que fosse. Segundo a artista, seria mais simples vincular uma ideia concreta no cinema ou na literatura. Esta afirmação sustenta uma ideia comum de que a dança não pode falar, sendo, no entanto, uma metáfora para o pensamento.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
8
Nov
17:00
Festivais do Outono
Ciclo Beethoven - Sonatas para Violino e Piano

Na Casa da Cultura de Ílhavo, os Festivais de Outono apresentam André Fonseca, professor de violino no Conservatório de Música de Aveiro e professor de violino e da classe de orquestra de cordas da Universidade de Aveiro, e Nuno Caçote, que atualmente é docente de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Aveiro), e professor auxiliar convidado na Universidade Católica (Porto).

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO
17
Out
21:30
Folle Époque (antestreia)
por Silly Season

Folle Époque celebra o centenário dos Loucos Anos 20 e propõe uma revisitação histórica à luz dos tempos em que vivemos, tempos de difícil caracterização e ambiguidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
17
Out

A

21
Out
Residência - Irredutível
por Rui Paixão

Depois de dois anos de concetualização do trabalho a partir de elementos que foi acumulando sobre o Clown e a sua experiência a viver na China por mais de um ano, esta residência criativa de Rui Paixão marca o início da construção da obra final.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
16
Out
21:30
Noiserv
+ concerto Milha Henrique Vilão

Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram "o homem-orquestra" ou "banda de um homem só", conta no seu currículo com o bem sucedido disco de estreia “One Hundred miles from thoughtlessness” [2008]

MAIS INFORMAÇÕES

Vista Alegre
MÚSICA
11
Out
16:00
Ars ad Hoc
Concerto 250 anos de Beethoven

Na sua ainda curta existência, o ars ad hoc entra naquela que é a sua segunda temporada, ameaçada pelas restrições à livre circulação entre os países europeus em que alguns dos seus elementos residem.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
10
Out
21:30
Salvador Sobral
+ concerto Milha Ela Vaz

Depois de ter sido um dos músicos que atuou, a partir do seu terraço, para a Rádio 23 Milhas, em maio, Salvador Sobral apresenta-se agora ao vivo, na Casa da Cultura de Ílhavo, com uma nova formação, em quinteto.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
TEATRO
6
Out

A

13
Set
Residência - Língua
por Estrutura

Língua é um espetáculo que utiliza a Língua Gestual Portuguesa como veículo primordial de comunicação e que pretende colocar em causa as relações de poder e de privilégio que estruturam, há muito, essa coisa chamada teatro.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
26
Set
10:30
Olhar por Dentro
A paisagem industrial com João Paulo Cardielos

Nesta visita do Olhar por Dentro vamos, de bicicleta, compreender a riqueza da paisagem industrial ilhavense. Num tempo histórico relativamente curto, modelaram-se paisagens distintas.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
19
Set
21:30
Rouxinol Faduncho
Concerto

Ao fim de alguns anos, o grande propósito do conceito de Rouxinol Faduncho mantém-se: levar boa disposição ao público português num espetáculo interativo e de grande investimento musical e performativo.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
CIRCO CONTEMPORÂNEO
3
Out
21:30
Surface (antestreia)
por Familiar Faces [NL]

“Surface” (superfície) é uma peça sobre os mandamentos da água com influências da técnica de acrobacia mão-a-mão, desenhada e apresentada pela companhia Familiar Faces.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
27
Set
10:00
Malas e Fraldas
por Catrapum Catrapeia

“Malas e fraldas” é um espetáculo de luz, video mapping e música ao vivo para bebés desde os zero aos três anos em que o público é convidado a participar.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
INTERDISCIPLINAR
2
Set

A

13
Set
Residência artística — Terra Batida
por Rita Natálio

Terra Batida é uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
PERCURSO
25
Jul
16:00
Olhar por Dentro
na Ilha dos Puxadoiros com Júlio Coelho

"salicórnia" do latim sal, salis, sal + cornus, -us, chifre, corno

Planta halófita, de textura carnuda, cor verde e sabor salgado. O seu crescimento natural nas Marinhas de Sal da Ria é característica difusa da sua paisagem.

MAIS INFORMAÇÕES

Largo Amália Rodrigues
TEATRO
10
Jul
10:30
Avós - Histórias germinadas no quintal
Rádio Faneca

Este ano, como tudo, o projeto das Histórias nos Becos também se transforma. Sai dos becos para o recinto criado para a edição especial do Rádio Faneca e instala-se no Palco Amália. Graça Ochoa orientou um projeto que, com a comunidade ilhavense, nos últimos três meses, trabalhou memórias de avós e netos a que agora chamamos Histórias Germinadas no Quintal.

MAIS INFORMAÇÕES

txtB 1.125 Local

PERCURSO
10
Jul
18:30
Percurso Casa Aberta
Rádio Faneca

Duas Casas, o projeto da Casa Aberta da edição de 2020 do Rádio Faneca, desafia a comunidade a receber em sua casa uma encomenda especial - uma casa de pássaro, materiais diversos, pistas para o pensamento e algumas propostas de transformação daqueles.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
12
Jul
19:00
Himalion
Rádio Faneca

himalion é o novo projeto de Diogo Sarabando que, com EGRESS, apresenta um conjunto de oito canções que simbolizam um novo começo. Gravado no puppy garden studios - nome dado à casa onde o seu estúdio está sediado, que é também a casa onde cresceu - e sempre com um pé na natureza, EGRESS aborda conceitos como equanimidade e a importância de “deixar ir” (relacionado com a filosofia japonesa mushin)

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
12
Jul
15:30
Fumaça - "A minha casa é a prisão"
Rádio Faneca

Fumaça é um órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar.

No Rádio Faneca refletem sobre o tema “A minha casa é a prisão”. Se o confinamento forçado, por causa da Covid-19, traumatizou a sociedade, como estará quem permanece anos e anos atrás das grades?

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
11
Jul
19:00
Old Mountain
Rádio Faneca

Old Mountain é um projeto co-liderado pelos músicos Pedro Branco e João Sousa. Em fevereiro de 2020, editaram “Parallels” e “This Is Not Our Music”, um lançamento duplo que marcou o início da parceria com a editora Nischo Records. O seu objectivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
PROGRAMA DE RÁDIO
11
Jul
16:30
O Grito e o Cochicho
Rádio Faneca

O Grito e o Cochicho é um programa da Rádio Estação Diária, em Viseu. Aos sábados de manhã a arte e a cultura passam por lá, privilegiando a voz dos artistas que vão falando com Catarina Machado sobre o que andam a fazer.

MAIS INFORMAÇÕES

Palco Rádio
MÚSICA
10
Jul
19:00
Maria Reis
Rádio Faneca

Maria Reis lançou o seu novo disco “Chove na Sala, Água nos Olhos” na reta final de 2019. Sucede ao EP “Maria”, de há dois Verões, na Cafetra, e a um percurso de sonho vivido no grupo Pega Monstro. “Chove na Sala, Água nos Olhos” é “maravilhoso, curto e directo, animado de dúvidas e sentenças que a sua experiência achou nas acções humanas, expressas em breves e elegantes canções”.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura

txtB 1.125 Cat

12
Jul
17:00
Bida Airada - Concerto especial
Rádio Faneca

O espetáculo deste ano da Bida Airada foi criado em dois tempos. Em confinamento, a extraordinária comunidade ilhavense juntou-se a partir de casa e experimentou um Roteiro de Exploração Doméstica. Partilhou palavras, sons, imagens, pensamentos, coisas grandes, coisas pequenas para, mais uma vez, criar em conjunto algo de novo.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
11
Jul
22:00
Dead Combo
Rádio Faneca (edição especial)

2020 não seria, desde logo, um ano qualquer para os Dead Combo. Foi o ano em que decidiram acabar. E decidiram acabar com uma tour, que em parte se adia em função do que vivemos. No entanto, adaptado à nova realidade, o concerto marcado para o Rádio Faneca mantém-se.

MAIS INFORMAÇÕES

Praça Casa Cultura
MÚSICA
10
Jul
22:00
Clã
Rádio Faneca (edição especial)

2020 marca o aparente fim do mundo, mas também o regresso dos Clã aos discos. Tal como prometido, Véspera chegou com a Primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, foi recebido com euforia pelos fãs da banda, imprensa e crítica especializada e o público foi no embalo.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
15
Jun
16:00
Programação 15 — 19 junho
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
20
Jun
21:30
Herman José
Regresso ao Futuro

O festival Regresso ao Futuro conta com 3 novas confirmações de artistas e Teatros Municipais: Carlão actua no Cine-Teatro de Rio Maior; Katia Guerreiro é apresentada pelo Museu do Fado no Capitólio, em Lisboa; e a Casa da Cultura de Ílhavo recebe Herman José ao vivo. São agora 24 concertos, de 24 artistas, em 24 salas distribuídas por 22 cidades de norte a sul do país, que no dia 20 de Junho de 2020 decorrem em simultâneo, a partir das 21h30.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
31
Jul
22:00
Stereossauro + Dj Ride
Cais à Noite

No Bairro da Ponte de Stereossauro, celebra-se o acervo exclusivo da voz de Amália Rodrigues e da guitarra de Carlos Paredes, redescoberto por Stereossauro e partilhado com duas mãos cheias de artistas convidados, como DJ RIDE.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
17
Jul
22:00
Fred + Jupiter (abertura)
Cais à Noite

O primeiro trabalho a solo do produtor e músico FRED foi lançado em Maio de 2019. Quem conhece FRED, dos Orelha Negra, da Banda do Mar ou dos Buraka Som sistema, sabe bem o quão criativo é e a capacidade que tem de se adaptar a vários projetos, todos eles tão diferentes.


MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
3
Jul
22:00
Branko
Cais à Noite

Branko é o rosto do ativismo da Global Club Music. Produtor, compositor, DJ, visionário, João Barbosa (Branko) é o nome ligado a Enchufada (label criada por si) e Buraka Som Sistema (do qual é fundador), entre outros projetos.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
26
Jun
22:00
Throes + The Shine
Cais à Noite

Os Throes + The Shine nasceram em 2011 no coração do Porto. Uma comunhão entre Portugal e Angola, o grupo é um híbrido de kuduro (a música de dança explosiva oriunda de Angola), texturas eletrónicas e a fúria do rock.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
8
Jun
16:00
Programação 8 — 12 junho
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
1
Jun
16:00
Programação 1 — 5 junho
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
25
Mai
16:00
Programação 25 — 29 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
18
Mai
16:00
Programação 18 — 22 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
ATIVIDADES
11
Mai
10:00
Sebenta da Quarentena
Kit Cultura do dia a dia

O primeiro desafio do 23 Milhas, inserido no Kit da cultura do dia a dia é a Sebenta da Quarentena. Neste caderno alargado estão 40 ideias, pensadas por 40 autores, para aproveitar o tempo dentro de casa.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
11
Mai
16:00
Programação 11 — 15 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
4
Mai
16:00
Programação 4 — 8 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
29
Abr
13:00
Quinto Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
27
Abr
16:00
Programação 27 abril — 1 maio
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
RÁDIO
24
Abr
21:45
Festival Liv(r)e
Concertos online para cantar a Liberdade

O Festival Liv(r)e – organizado e programado numa parceria entre o Camaleão, a MPAGDP - A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e o 23 Milhas, conta com doze artistas, em quatro sessões de três concertos de 30 minutos cada.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
22
Abr
13:00
Quarto Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
20
Abr
16:00
Programação 20 — 24 abril
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
15
Abr
13:00
Terceiro Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
RÁDIO
13
Abr
16:00
Programação 13 — 17 abril
Rádio 23 Milhas

Na Rádio 23 Milhas mantém-se a cultura do dia a dia. De segunda a sexta-feira, das quatro às sete da tarde, há concertos, espetáculos, rubricas dos nossos festivais, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, discos pedidos, entrevistas, residências artísticas e debates.

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
8
Abr
13:00
Segundo Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
PROGRAMAÇÃO
1
Abr
13:00
Primeiro Caderno
Guia de Navegação em Casa

23 paragens para continuar viagem

MAIS INFORMAÇÕES

Ílhavo
COMUNICADO
24
Mar
17:00
Estamos a construir uma casa onde caibamos todos dentro das nossas
23 Milhas

Embora cautelosamente distantes, estamos agora mais próximos que nunca, porque juntos no caos, temos meios que nos trazem o calor, o conforto e o contacto possíveis.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
6
Nov
21:30
André Henriques
+ concerto Milha Perpétua

Conhecemo-lo de outro lado, dos Linda Martini, mas é impossível ficar indiferente a este outro lado aqui. Sabemo-lo inteiro na escrita de canções, na forma como subverte os alicerces da música pop e o constante namoro que alimenta entre o fado e a canção portuguesa e as suas letras emotivas e contundentes.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
18
Dez
21:00
Sílvia Pérez Cruz
+ concerto Milha Inês Filipe

Neste novo concerto, Silvia Pérez Cruz apresenta-se a solo no palco para construir múltiplas sonoridades a partir das suas guitarras.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
10
Abr
21:30
HMB
Dia do Porto de Aveiro

Em Abril comemoram-se 209 anos sobre a abertura da Barra de Aveiro. Este ano, a Comunidade Portuária celebra a data com um concerto dos HMB.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
MÚSICA
7
Abr
21:30
Anaquim
Concerto

“Descobrir o mundo, viver aventuras” - sete anos, uma versão de Tom Sawyer a convite de uma avestruz e muitos originais depois da sua última passagem por Ílhavo, “As vidas dos outros” já não é o tema mais cobiçado dos conimbricenses Anaquim.

MAIS INFORMAÇÕES

Convés
MÚSICA
24
Abr
21:30
Um ao Molhe
Festival itinerante de one-man-bands

Se a tradução for literal, chamamos-lhe bandas de um homem só: Filipe, Hugo e João são artistas a solo que parecem orquestras ambulantes.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
8
Abr
21:30
Memórias Partilhadas
por Teatro Montemuro

Três autores, três objetos: a carteira de Therese Collins, o lápis de Abel Neves e a almofada de Peter Cann.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
TEATRO
7
Abr
10:30
Sopa Nuvem
por Companhia Caótica

É quase um espetáculo com almoço incluído: nesta história, que é verídica e até podia ser nossa, serve-se mesmo sopa no final. Na receita do enredo cabem humor e ternura, morte e família, amor e gastronomia. E

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
2
Abr
16:00
E agora?
por TeatralIDADES - Teatro na Maior Idade

E agora? É a pergunta do grupo Teatralidades. Sessenta anos depois, e todo o elenco deste espetáculo já passou por eles, “o medo, a ausência de perspetiva e as memórias do passado” pautam a vida destas 17 personagens.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
1
Abr
21:30
A Pachacha
por GRAL

Tudo acontece na pensão da Dona Elvira, onde trabalham a criada Laura e o mordomo Ambrósio e estão hospedadas, em permanência, a solteirona Piedade e a sua cadela, Pachacha.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
7
Abr
21:30
Avarento, Ponto
por Mar Alegre

Adaptado das obras “O Avarento” de Moliére e do “Conto de Natal”, de Dickens, o enredo do espetáculo “Avarento, Ponto” retrata, com ironia, a inversão de valores numa sociedade norteada por interesses financeiros, num texto cuja tendência terá tudo para resistir à passagem do tempo.

MAIS INFORMAÇÕES

Laboratório Artes
TEATRO
31
Mar
21:30
Espírito de Natal
por Ribalta

O Sr. Avarento é um homem de caráter duvidoso que, em plena época natalícia, não desperdiça a oportunidade de repreender a secretária ou destratar o irmão.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
FORMAÇÃO
12
Jul
18:30
Conversa com equipas artísticas dos projetos Antropocenas e Cavalos Selvagens
Conversa

O 23 Milhas quer conversa. No âmbito das residências artísticas Antropocenas e Cavalos Selvagens, que decorrem na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, as equipas artísticas dos projetos convidam o público a conhecer os seus processos de criação.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
DANÇA
15
Jul

A

15
Set
João dos Santos Martins e Rita Natálio
Antropocenas

Antropocenas é uma colaboração entre Rita Natálio e João dos Santos Martins com a contribuição de diversos agentes nas áreas da ecologia, dança, antropologia e artes visuais.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
DANÇA
15
Jul

A

15
Jul
Bruno Alexandre
Cavalos Selvagens

A residência artística de Bruno Alexandre, Cavalos Selvagens, parte dos Cadernos de Nijinsky como dispositivo literário para construir uma ficção acerca do mesmo, recorrendo às ideias de património coreográfico, insubmissão e tumulto.

MAIS INFORMAÇÕES

Fábrica Ideias
ARTES PLÁSTICAS
15
Jun

A

15
Jul
Maja Kirovska
Spectrum I

Artista plástica natural da Macedónia, Maja Kirovska está em residência artística entre 19 de junho e 9 de julho com o projeto “Spectrum I”, que se foca em temas tão atuais e delicados como a falta de equilíbrio entre a existência humana e a preservação ambiental do planeta ou a crise dos refugiados.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
TEATRO
10
Set
10:30
Aniki Bebé
Teatro para bebés

Aniki Bebé, Aniki Bobó: viajamos no tempo num estúdio de cinema e revisitamos paisagens sonoras, lengalengas e canções inspiradas num clássico do cinema português, de Manoel de Oliveira.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
ARQUITETURA
30
Set
10:30
Olhar por Dentro
A Arquitetura da Paisagem

Os primórdios do ordenamento do território em Portugal foram ensaiados na Colónia Agrícola da Gafanha com o projecto de António Campello em 1956.

MAIS INFORMAÇÕES

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image