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PAISAGEM HÍBRIDA – Indústria, Urbanidade e Ruralismo com o arquiteto João Paulo Cardielos
A história dos lugares pode ser sempre interpretada à luz
de diversos fatores. Para esta visita do Olhar Por Dentro, o arquiteto João
Paulo Cardielos levou-nos, de bicicleta, à descoberta da expansão da cidade com
base em três das suas etapas‑chave. Trilhou-se um percurso‑narrativa sobre
vivências, traçados históricos e modos de fazer, sobre indústria e atividades
económicas mas, acima de tudo, sobre as inúmeras camadas do território que são
consequência das opções diacrónicas do seu desenvolvimento.
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João
Paulo Cardielos (Viana do Castelo, 1963) é formado pela Faculdade de
Arquitetura da Universidade do Porto (1986) e Doutor em Arquitetura pela
Universidade de Coimbra (2009).
Docente no Departamento de Arquitetura da
Universidade de Coimbra desde 1992, leciona no presente ano letivo, a
disciplina de Projeto V do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura e nos
cursos de Doutoramento em Arquitetura do DArq-FCTUC, e cursos de especialização,
mestrado e doutoramento, oferecidos pela Iniciativa EfS-Energia para a
Sustentabilidade, da UC.
A par com a prática profissional da arquitetura e do
desenho urbano tem-se dedicado à investigação em Projeto da Paisagem, com
interesse particular nos domínios da arquitetura e da cultura do território
português, tendo proferido conferências, lecionado cursos, comissariado eventos
e exposições, e publicado textos e artigos em revistas da especialidade.
Integra a equipa do Núcleo de Estudos|Cidades, Culturas e Arquitetura do Centro
de Estudos Sociais|Laboratório Associado da U.C.
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Montámos
as bicicletas, já por si uma opção bastante ilhavense para, desde o ponto de
partida, pedalarmos pelo centro do próprio centro histórico. Por entre ruas
estreitas fomos descobrindo particularidades próprias da construção da cidade
antiga que, de algum modo, foi transversal ao desenvolvimento do território
nacional à época. A estreiteza das ruas, ou o chão, que hoje é empedrado mas
terá sido inicialmente em simples terra batida, revelam-nos particularidades da
modesta circunstância original desta povoação nascida no instável equilíbrio
entre a economia rural e a da safra marítima dos ílhavos.
Algumas reminiscências de velhas casas de baixa altura,
alinhadas e em banda contínua, de construção bem simples e em contacto direto
com a rua, são fruto evidente e bem real dessa condição da vila original, tal
como o são os alargamentos que geram formas incipientes de espaço público, não
chegando ainda a ser praças, que a escala da localidade dispensava nos
primórdios.
© Isabel Saraiva
Afastando-nos um pouco do centro histórico, seguimos para
aquela que é, por excelência, a via de extensão da cidade durante o período do
Estado Novo, a Avenida Dr. Mário Sacramento. De cariz claramente residencial,
em boa articulação com aquelas que eram as políticas urbanas em zonas de
expansão direta das cidades portuguesas, acolhe sobretudo a típica habitação da
classe média, com moradias unifamiliares isoladas de alguma dimensão. Afirma-se
uma ideia de cidade que, sem grandes ostentações, mas com algum conforto, se
desenha para uma nova modernidade, à qual já não é alheia a mobilidade auto-motorizada.
Descobrimos também nesta avenida uma casa da autoria de António Sarrico, que
sendo arquiteto autodidata foi, na verdade, responsável por algumas das mais
expressivas formas de arquitetura modernas na zona de Ílhavo e Aveiro.
© Isabel Saraiva
Seguindo
até ao Cais da Malhada, passamos por instalações das antigas secas de bacalhau
e por fábricas que serviram a indústria pesqueira e conserveira. Uma pequena
paragem, na berma da estrada, permite que se discuta brevemente esse relevante
legado industrial de Ílhavo, motor do crescimento e da transformação da cidade.
Ao articular estas relações ancestrais com as tradições e atividades económicas
predominantes em toda a zona da ria, nomeadamente a pesca, a apanha do moliço e
a agricultura, o nosso guia lembra-nos que, apesar do desenvolvimento
industrial ocorrido durante o século XX, a subsistência nestas zonas foi sempre
muito difícil para os mais carenciados.
Por isso, muitos locais deslocaram-se para outras zonas do
país, onde se instalaram e adaptaram as suas artes, como aconteceu com os
típicos avieiros, no vale do Tejo, que têm afinal origem nas construções de
palheiros de pescadores das Gafanhas, e da restante costa atlântica norte.
© Isabel Saraiva
Um pouco mais à frente, na rotunda onde desemboca a
Avenida 25 de Abril, João Paulo Cardielos revelou-nos como se fez o crescimento
mais recente da cidade, em tempos de democracia. A nova Avenida, com nome a
condizer com a liberdade instalada, é pois o símbolo de uma nova etapa. É o
tempo do automóvel, que se consolidou, depois de uma chegada tardia a Portugal.
Foi para ele que se abriu este boulevard,
que foi articulando em simultâneo alguns dos novos equipamentos, emblemáticos,
da democracia, instalados ao longo deste eixo — como o novo mercado e o pólo
desportivo. Amplo, o arruamento desenvolve-se por cima de um curso de água,
apenas visível na rotunda e escondido ao longo de toda a extensão da avenida.
Esta atitude corresponde a um modo de fazer que, hoje, jamais seria aceitável.
Provavelmente, outras estratégias ditariam agora o desenho deste curso, não
coberto mas a céu aberto, aliando uma maior consciência sobre aproveitamento e
o valor do recurso da água, que seria prudentemente retida e armazenada para
reutilização, permitindo-se o seu usufruto como fator de qualificação do espaço
público.
© Isabel Saraiva
Daqui em diante pedalámos à séria mas, apesar de
ainda não termos adaptado completamente Portugal à circulação em bicicleta, e à
secundarização do automóvel como meio de transporte individual — em prol de outros
mais ecológicos —, seguimos ao longo da nova ciclovia que mantém um percurso
desde a Avenida 25 de Abril até ao novo Polo Tecnológico de Ciência e Inovação
da Universidade de Aveiro. Este terceiro Campus Universitário, criado em
parceria com o Município de Ílhavo, foi instalado já no início deste novo
milénio.
Aqui fizemos mais uma paragem para perceber que, mesmo
quando planeado e intencional, o desenvolvimento urbano pode esconder equívocos
e revelar oportunidades perdidas. Esta operação de desafetação de extensas
áreas de reserva agrícola e ecológica, na zona da Coutada, pressiona hoje uma
intensa urbanização dispersa na sua envolvente, que não é consentânea com os
propósitos de um urbanismo e uma gestão acertados. O caminho de regresso ao
centro, pelas estradas locais desenhadas sobre as velhas vias rurais,
confrontou‑nos violentamente com este fenómeno suburbano, que João Paulo
Cardielos apelidou de “condição urbana híbrida da contemporaneidade”.
© Isabel Saraiva
O
sonho de uma residência unifamiliar grande e com amplo jardim materializa-se,
com mais ou menos acerto. Todo este território, graças à existência das vias, e
de infraestruturas de abastecimento de energia elétrica, água e de
telecomunicações instaladas, fica à mercê de uma urbanização extensiva e
difusa. Assim, percebemos que os terrenos agrícolas estão a ser loteados em
pequenas frações, ao longo das estradas.
Contudo, os lotes não são, afinal,
assim tão grandes, e são ocupados quase na totalidade pela área de implantação
das casas. Sobra um “canteiro” ajardinado à entrada e um de acesso
impermeabilizado que conduz à garagem, tendencialmente em construção anexa na
área posterior. Este modelo suburbano, como o conhecemos, cumpre pouco da
promessa inicial de um habitar em plena natureza, e é, para além disso, em
Ílhavo, construído à custa do parcelamento de terrenos férteis, passíveis de
associação em bolsas de solo de alto rendimento agrícola.
© Isabel Saraiva
Regressámos finalmente à Casa da Cultura, depois de
percorrer um troço curto mas repleto de riscos e tráfego automóvel, ao longo da
Estrada Nacional 109 — a falta que nos fez aqui a ciclovia! Viemos cheios de
novas perspetivas sobre este território, sobre a sua expansão e as várias
estratégias que o seu planeamento empreendeu, numa visita que foi, afinal, bem
mais plural do que a promessa inicial.
Mas, já se sabe... pedalar logo pela manhã, dá saúde ... e
desperta olhares atentos!
© Isabel Saraiva
e porque o conhecimento ocupa (bom) lugar...
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Bicicletas
- As imagens históricas retratam vivamente, com numerosos e impressivos
registos, a mobilidade por bicicleta que foi, desde sempre, convictamente
assumida pelas populações locais nas suas deslocações casa-trabalho. Ao longo
das visitas do Olhar por Dentro servimo-nos várias vezes deste meio de
transporte, e demos-lhe especial foco na Visita com o Laboratório do Território
e da Mobilidade da Universidade de Aveiro.
António
Sarrico – Apesar de não ter formação em arquitetura as suas obras em Ílhavo e
Aveiro revelam-se das mais expressivas do movimento moderno nesta zona do país.
A Casa Lavado Corujo, conhecida como “o porta-aviões”, ou a Casa do Capitão são
exemplos dessa capacidade de desenho e estudo da linguagem moderna. O arquiteto
João Paulo Rapagão levou-nos a conhecer estas e outras arquiteturas modernas em
Maio de 2018.
Avieiros –
Estas cabanas foram “transportadas”por pescadores saídos de Ílhavo, mais
precisamente das Gafanhas, que ao procurarem aplicar a sua sabedoria em regiões
onde a agressividade das águas era menor, neste caso nas zonas inundáveis do
estuário do Tejo, acabaram por criar um mundo informal muito fortemente retratado
no realismo literário de Alves Redol.
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DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…
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Filipe Serra Carlos é, para além de historiador de arte, um enorme curioso por tudo
o que o rodeia em qualquer viagem que faça. Foi ao participar numa das nossas visitas
Olhar Por Dentro que surgiu o convite da Talkie-Walkie para o ter como especialista
numa visita sobre a Arte Nova.
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Como já dizia o barqueiro Manuel
da Graça, conhecido como Ti Ameixa, “O trabalho das
travessias é coisa a sério” e, nesta visita, Etelvina levou-nos a perceber porquê.
A barca da “passage”, o Cais da Bruxa, o Bairro dos Pescadores e Cais da
Malhada, ou a paragem obrigatória na Ponte da Vista Alegre, passagem para os
operários da Vista Alegre, faziam parte dos quotidianos e travessias de outros
tempos e ajudam-nos a perceber hoje a morfologia deste território.
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Maria João Fradinho, arquitecta ilhavense, depois de viver fora e noutros lugares de Portugal, regressou a Ílhavo em 2011 para criar o seu próprio estúdio de arquitectura Frari - Architecture Network. A Talkie-Walkie convidou-a para especialista desta visita Olhar por Dentro pela vontade de mapear formas de trabalhar no próprio território à luz de aprendizagens em contextos diferentes.
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A Salicórnia havia chegado aos sentidos da Talkie-Walkie há já muito tempo. Sabendo-a uma espécie autóctone das marinhas de sal, esta visita levou-nos até à Horta da Ria, na Ilha dos Puxadoiros, seguindo as
orientações de Júlio Coelho, professor de educação física muito curioso sobre a biodiversidade da Ria de
Aveiro e que se dedica à investigação e produção de Salicórnia desde 2013.
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O arquiteto João Paulo Cardielos levou-nos, de
bicicleta, à descoberta da expansão da cidade com base em três das suas
etapas‑chave. Trilhou-se um percurso‑narrativa sobre vivências, traçados
históricos e modos de fazer, sobre indústria e atividades económicas mas, acima
de tudo, sobre as inúmeras camadas do território que são consequência das
opções diacrónicas do seu desenvolvimento.
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A reabertura da galeria de exposições da Casa da Cultura de Ílhavo fica marcada pelo acolhimento da “Braços”, um desafio do 23 Milhas à associação AGIL para a curadoria de uma exposição sobre trabalho em comunidade, espaço público, criação em rede e o exercício democrático associado à participação cívica.
himalion, a mais recente entidade artística de Diogo Sarabando dedicada às explorações pelo indie-folk, apresenta, em formato de sexteto, um conjunto de canções do novo LP intitulado BLOOMING (2021) e o EP de estreia EGRESS (2020).
“Private Reasons” assinala o regresso de Bruno Pernadas às edições depois de “How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge” (2014) e “Those Who Throw Objects at The Crocodiles Will Be Asked to Retrieve Them” (2016).
Salvador Sobral apresenta “bpm”, o seu mais recente álbum de estúdio, a primeira vez que Salvador Sobral se aventura na edição de um disco composto inteiramente por originais de sua autoria, em parceria com Leo Aldrey
A nova criação de Jonas & Lander, BATE FADO, é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música, projetado para nove performers: quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista (bailarino).
Os Lan Trio são Mário Laginha (pianista), Julian Arguelles (saxofonista) e Helge Norbakken (percussionista) que apresentam, ao vivo, o Álbum Atlântico, o segundo disco do super-trio europeu de jazz.
Aos 92 anos, Eunice Muñoz sente-se preparada para abandonar os palcos. Mais que uma despedida, o espetáculo A Margem do Tempo tenciona ser um passar de testemunho à sua neta Lídia Muñoz e às gerações vindouras.
Douglas Dare regressou aos discos em 2020 com o álbum “Milkteeth”, editado pela Erased Tapes. Neste registo, que é, entre muitas coisas, a materialização do conforto de Douglas Dare quanto à sua identidade.
A ideia é a de um jardim que explode no betão, mas a verdade é que será também um palco, uma plateia, um lugar de encontro e um espaço de jogo.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263