MENU

Arquivo

Image

A ARQUITETURA RELIGIOSA com o historiador Hugo Cálão

Nesta visita guiada, numa manhã de sol e boa disposição, acompanhámos o Hugo Cálão, ilhavense, mestre em História e património e membro da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Aveiro para nos falar sobre o património religioso da cidade de Ílhavo. Sequentemente, o nosso convidado narra essa manhã de conhecimento e sensibilização.

Image

Descarregar mapa do percurso

O percurso iniciou na Casa da Cultura de Ílhavo onde se explicou a urgência na salvaguarda do Património religioso em Portugal, o investimento no seu inventário e estudo, divulgando-se sumariamente o imenso trabalho realizado pela Comissão da Diocese de Aveiro e Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja a este propósito.

 

Fez-se uma breve explicação sobre a importância da cidade de Ílhavo, contextualizada na área da Diocese de Aveiro (sendo a sua maior paróquia em termos de lugares de culto – Igreja paroquial de São Salvador de Ílhavo e dezasseis capelas) onde historiador fez um breve relato dos principais momentos da sua evolução histórica e contextualização da sua importância geográfica (a ria de Aveiro, a faixa costeira e expansão marítima, o eixo viário Aveiro-Vagos, ou Porto-Coimbra pelo litoral, a fertilidade das culturas e águas, etc).

Image

Seguiu-se caminho pelo centro da cidade, até ao largo do Bispo, onde por contraste de fotografias foi feito um resumo histórico sobre a Capela das Almas, vasto edifício religioso de planta hexagonal construído em 8 de Julho de 1760 e demolido no advento da República em 13 de Dezembro de 1910, edifício que acolheu a Ordem Terceira de São Francisco de Ílhavo a partir de 1861.



Falou-se igualmente da figura de D. Manuel Trindade Salgueiro, Arcebispo de Évora e da sua importância e contributo à igreja de Portugal, como ilhavense e bispo do mar, na época do Estado Novo e campanha de pesca do bacalhau na Terra Nova, observando a soberba escultura do escultor Leopoldo de Almeida que o retrata.

Image

Passando pelo Jardim Henriqueta Maia, seguimos rumo à Igreja Paroquial de São Salvador de Ílhavo, evidenciando o percurso do curso de água que vindo do Vale das Maias a sudeste de Vale de Ílhavo, desagua no Rio Boco, na Malhada.

 

Chegando à Igreja, edifício vetusto de duas torres sineiras, sumariou-se a sua edificação e ampliação para três naves no século XVIII (1750-1775) pelos mestres de obra e arquitetura, Manuel Fernandes de Ovar e António Francisco de Sá, referindo-se a sua similitude com a igreja paroquial de Ovar, e explicando-se a mudança de orientação da edificação renascentista anterior.



Nesta visitámos o interior e espaços que habitualmente estão inacessíveis ao público (sacristia, vão posterior do retábulo mor, sala de guarda de património anexa), observando as principais invocações de cada retábulo e escultura (desde a renascença ao século XX), com destaque da imagem e retábulo do Senhor Jesus dos Navegantes e sua importância devocional para os marítimos ilhavenses. Subimos também à torre sineira onde se pode disfrutar de um panorama abrangente da Ria e lugares vizinhos, parando no órgão de tubos do coro alto observando a funcionalidade do seu mecanismo (someiro com fole, o secreto forrado a carneira).

Image

Explicou-se que desde a renascença a Paróquia de Ílhavo era uma paróquia rendosa, onde a população, sobretudo marítima, cedo se fez nos caminhos da diáspora, colonizando outras terras sazonalmente, quer na pesca de costa quer na pesca longínqua.

Na sala de guarda de património anexa à Igreja, pudemos observar a imensa coleção de cerâmica religiosa de porcelana da Vista Alegre, sumariando o historiador a importância das Confrarias e Irmandades na aquisição dos objetos destinados ao culto, sempre procurando os melhores artífices na produção dos mesmos.

Image

Saindo da igreja paroquial,  seguimos o caminho habitual de muitas das procissões religiosas da cidade, percorrendo a antiga Rua Direita, hoje Rua Arcebispo Pereira Bilhano ( Arcebispo de Évora, figura ilhavense importante no século XIX) e que liga a Igreja paroquial à Capela de Nossa Senhora do Pranto. 


No fim da rua, frente à Capela de Nossa Senhora do Pranto, falou-se do antigo edifício da Câmara Municipal de Ílhavo que ocupou um Convento e asilo de crianças gerido por religiosas franciscanas provindas do extinto Convento da Madre de Deus de Sá de Aveiro, assim como das principais alterações do largo e desaparecimento do cruzeiro fronteiro à Capela.



Entrando observámos a magnífica talha e esculturas do retábulo-mor, provindo do extinto Convento de Santa Ana de Coimbra, e a escultura renascentista em calcário da Pietá que dá invocação à Capela e os interessantes retábulos colaterais do barroco tardio, com influência rocaille. No final, seguimos em autocarro para o lugar da Vista Alegre, vislumbrando a frente ria da Malhada de Ílhavo e canal do rio Boco. 

Image

Integrada na atualidade no extenso complexo fabril que alberga a fábrica de porcelana artística, visitámos a Capela de Nossa Senhora da Penha de França da Vista Alegre, monumento nacional construído em 1692 pelo bispo D. Manuel de Moura Manuel, edifício religioso singular que conjuga, de forma integral e pelos melhores artífices de então: na arquitetura, na talha, no azulejo, na pintura e na escultura barroca nacional.



Explicou-se o porquê do esquema mariano desta encomenda, enquadrada na devoção e culto à Virgem da Penha de França e história de Simon Roland ou Simão Vale assim como se evidenciou a qualidade artística de cada elemento, discriminadamente: o soberbo túmulo de D. Manuel de Moura Manuel esculpido por Claude Laprade e escultura da Virgem da Penha de França da fachada; os painéis de azulejo pintados por Gabriel del Barco; a pintura do teto e da sacristia; a esculturas, entre as quais São Fernando, rei de Espanha, tetravô do encomendador; os retábulos de talha dourada enriquecidos com embutidos em pedra mármore coloridos atribuídos a João Antunes; etc.

Image

Finalizando, visitámos no interior da antiga casa da Fábrica, o primitivo oratório dedicado a São Caetano, de cronologia anterior à Capela, roteiro que habitualmente de encontra fora circuito de visitas. 


Ficámos, assim, a conhecer um pouco melhor o interior e o contexto do património religioso da cidade, singular e distinto dos demais das regiões circunvizinhas, quer pela sua dimensão e qualidade quer pelas múltiplas características culturais que aborda, exemplo da maritimidade em que se inscreveu.


Ficou, pois, a esperança de uma melhor divulgação, salvaguarda e, acima de tudo, uma boa comunicação sobre este tema, tal como aconteceu nesta profícua manhã com o mestre Hugo Cálão.

Image

e porque o conhecimento ocupa (bom) lugar...



Para saber mais sobre a Capela da Vista Alegre, pode ler  artigo escrito pelo historiador Hugo Calão aqui - https://www.academia.edu/44058754/CALÃO_Hugo_2018_A_Igreja_da_Vista_Alegre_de_Ílhavo_e_o_culto_à_Virgem_da_Penha_de_França

Sobre o importante património à guarda da Igreja de Ílhavo, destaca-se à custódia de prata dourada de cerca de 1575-78, soberba peça de transição entre o tipo de custódia com hostiário em forma de templete para hostiário circular, totalmente liberto de elementos arquitetónicos.

É uma peça de ourivesaria de grande dimensão e uma das mais referenciadas custódias ao nível nacional, possível encomenda de D. Pedro de Castilho, filho do arquiteto da Sé de Coimbra Diogo de Castilho, prior de Ílhavo, mais tarde bispo de Angra, de Leiria, vice-rei de Portugal e inquisidor-geral do reino.

Neste percurso pudemos admirar o edificado construído no início do século XX de cariz Arte Nova e Arte Déco do centro histórico da cidade, a multiplicidade de fachadas com azulejos e ferros forjados dos varandins, altura em que Ílhavo presenciou um maior desafogo económico derivado à pesca do bacalhau e estaleiros de construção naval. Espreitámos também a atual drogaria "Vizinhos" que, entre latas, pinceis e materiais de construção, ocupa inusitadamente um antigo teatro do século XIX, com teto, galerias e boca de cena primorosamente pintadas a trompe-l'oeil.

Arquivo relacionado

Ver arquivo completo →

ARQUITETURA
AS CASAS DA EN109 com o Álvaro Domingues

Há uma paisagem em Portugal que, não parecendo à primeira vista, é constante e típicamente nacional, manifestando-se em formas diferentes ao longo das várias geografias do país.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A COLÓNIA DA GAFANHA com a arquiteta Filipa Guerreiro, o artista Mário Ferreira e arquiteta paisagista Teresa Andresen

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS PRIMEIRAS MILHAS DE 23 com a Talkie-Walkie

No final de 2016, apresentava-se à cidade a nova entidade cultural de Ílhavo, o 23 Milhas. Mas dar a conhecer este projeto de cultura é também conhecer as suas “entranhas”, desde as suas pessoas aos seus equipamentos (logo quatro!).

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
ARTE NOVA E ARTE DÉCO com o historiador Filipe Serra Carlos

Filipe Serra Carlos é, para além de historiador de arte, um enorme curioso por tudo o que o rodeia em qualquer viagem que faça. Foi ao participar numa das nossas visitas Olhar Por Dentro que surgiu o convite da Talkie-Walkie para o ter como especialista numa visita sobre a Arte Nova.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
O MODERNISMO DE ÍLHAVO com o arquiteto João Paulo Rapagão

É fácil encontrar detalhes do modernismo nas ruas do município de Ílhavo, do centro à Costa Nova, em direção às Quintãs ou no Vale de Ílhavo. Mas há obras que se destacam pela originalidade do seu desenho, não se assemelhando a nada mas reportando para o seu contexto.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS AZENHAS DE VALE DE ÍLHAVO com o engenheiro geólogo Paulo Morgado

Este artigo foi escrito pelo convidado, Paulo Morgado.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
VISTA ALEGRE com a Arquiteta Sofia Senos e Duarte José Fradinho

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO NAVAL com o António Vítor N. de Carvalho

Nem só de edifícios se fala quando nos referimos a arquitetura. As “casas do mar” também resultam de um trabalho de construção pensado, medido e preciso, cheio de particularidades técnicas e até estéticas.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
OS TOPÓNIMOS DE ÍLHAVO com a Arquivista Eliana Fidalgo e o Historiador Saul Gomes

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
OS EDIFÍCIOS DE ARX PORTUGAL com a arquiteta Joanna Helm e o arquiteto Nuno Mateus

Em Ílhavo, surgiram, nas duas últimas décadas equipamentos públicos que referenciam culturalmente a cidade, não só pela sua programação mas também pela singularidade arquitectónica, que espelha a (bio)diversidade histórica local.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A BARCA DA PASSAGEM com a designer Etelvina Almeida

Como já dizia o barqueiro Manuel da Graça, conhecido como Ti Ameixa, “O trabalho das travessias é coisa a sério” e, nesta visita, Etelvina levou-nos a perceber porquê. A barca da “passage”, o Cais da Bruxa, o Bairro dos Pescadores e Cais da Malhada, ou a paragem obrigatória na Ponte da Vista Alegre, passagem para os operários da Vista Alegre, faziam parte dos quotidianos e travessias de outros tempos e ajudam-nos a perceber hoje a morfologia deste território.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A ARQUITETURA RELIGIOSA com o historiador Hugo Cálão

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS OBRAS DE FRARI - ARCHITECTURE NETWORK com a arquiteta MARIA FRADINHO

Maria João Fradinho, arquitecta ilhavense, depois de viver fora e noutros lugares de Portugal, regressou a Ílhavo em 2011 para criar o seu próprio estúdio de arquitectura Frari - Architecture Network. A Talkie-Walkie convidou-a para especialista desta visita Olhar por Dentro pela vontade de mapear formas de trabalhar no próprio território à luz de aprendizagens em contextos diferentes.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS OBRAS DE M2SENOS ARQUITETOS com os arquitetos Ricardo Senos e Sofia Senos

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS ARQUITETURAS EMERGENTES com os arquitetos Maria João Fradinho, Ricardo Senos e Sofia Senos

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A CIDADE PARA BICICLETAS com o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas

“Diz-me a importância que atribuis à bicicleta e dir-te-ei que cidade és!” Assim responderam os convidados desta visita quando a Talkie-Walkie propôs uma visita em bicicleta ao Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P), representado por Catarina Isidoro, Frederico Sá e José Carlos Mota.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
OS PALHEIROS DA COSTA NOVA com a Arquiteta Nide Santos

Que a pesca seja, desde sempre, uma narrativa constante na história ilhavense já todos sabemos. Mas desta vez a Talkie-Walkie quis contar, através do saber da arquiteta Nide Santos, como essa actividade construiu e caracterizou este território a partir dos palheiros da Costa Nova.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
AS CONSTRUÇÕES EM ADOBE com a arquiteta Alice Tavares

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
O ARQUIVO DE OCTÁVIO LIXA FILGUEIRAS com a Professora Teresa Soeiro

A conjugação entre a técnica do desenho e observação enquanto arquitecto e o seu gosto pelos temas marítimos da cultura portuguesa, faziam de Octávio Lixa Filgueiras um investigador das embarcações tradicionais, assim o define a professora Teresa Soeiro.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
A Salicórnia da Horta da Ria com Júlio Coelho

A Salicórnia havia chegado aos sentidos da Talkie-Walkie há já muito tempo. Sabendo-a uma espécie autóctone das marinhas de sal, esta visita levou-nos até à Horta da Ria, na Ilha dos Puxadoiros, seguindo as orientações de Júlio Coelho, professor de educação física muito curioso sobre a biodiversidade da Ria de Aveiro e que se dedica à investigação e produção de Salicórnia desde 2013.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
PAISAGEM HÍBRIDA com o arquiteto João Paulo Cardielos

O arquiteto João Paulo Cardielos levou-nos, de bicicleta, à descoberta da expansão da cidade com base em três das suas etapas‑chave. Trilhou-se um percurso‑narrativa sobre vivências, traçados históricos e modos de fazer, sobre indústria e atividades económicas mas, acima de tudo, sobre as inúmeras camadas do território que são consequência das opções diacrónicas do seu desenvolvimento.

MAIS INFORMAÇÕES

ARQUITETURA
O PORTO DE AVEIRO com os geógrafo Álvaro Domingues e o engenheiro geólogo Paulo Morgado

DESCRIÇAO - Robertos e MarionetasUr, ipidit essit lant asseque nes ex et od que quiscipicae none dolorio tet disto occus doles dolestibus dita eosanda et pre sant…

MAIS INFORMAÇÕES

Casa Cultura
MÚSICA
19
Nov
21:00
Mallu Magalhães
apresenta "Esperança"

Mallu Magalhães tem a particularidade de ser a dona descomprometida de uma leveza e ternura profundamente autênticas. Isso reflete-se na sua música, que tem tanto de doce como de manifesto e que é tão dançável como contemplativa.

Planteia
OFICINA
1
Ago
10:00
Consultório Plantahólico
com A Tripeirinha

A selva urbana do Planteia continua a crescer e, quem melhor do que Sofia Manuel, mais conhecida como A Tripeirinha, para não só desconstruir como tornar ainda mais bonito e fascinante o já curioso mundo das plantas.

Jardim Henriqueta Maia
OFICINA
7
Ago
10:30
Onirotóptero
Oficina de construção de marionetas

Uma oficina de construção de marionetas a partir de objectos.

Planteia
OFICINA
27
Nov
10:00
Plantio de outono
por Jardins Abertos

A forma como a natureza, e neste caso os jardins e as suas espécies e possibilidades evoluem, está intimamente sincronizada com as estações do ano.

Casa Cultura
OFICINA
4
Out
14:00
Castelo de Luz — Oficinas de construção
por Olivier Grossetête

Nos dias que antecedem o dia da construção, juntam-se pessoas de todas as idades em oficinas de preparação de elementos específicos.

Ílhavo
PERFORMANCE
27
Jun
17:00
CRASSH_Recycled
Arruada

Recycled é a versão em movimento de CRASSH, que levam ao público toda a sua energia e a interação característica dos seus espetáculos.

Jardim 31 de Agosto - Gafanha da Nazaré
MÚSICA
10
Jul
21:30
Yamandu Costa Encontro Ibero-Americano
festim - festival intermunicipal de músicas do mundo

O prodígio brasileiro Yamandu Costa, que já passou a solo pelo Festim, convida agora, a juntar-se ao seu violão de 7 cordas, o bandoneon de Martín Sued e a guitarra portuguesa de José Manuel Neto, para uma cimeira musical em palco.

Jardim 31 de Agosto - Gafanha da Nazaré
MÚSICA
9
Jul
21:30
Dhoad Gypsies of Rajasthan
festim - festival intermunicipal de músicas do mundo

Os palcos do Festim vão ser tomados pela majestosa celebração destes ciganos do Rajastão, herdeiros de uma cultura milenar ligada às raízes musicais do deserto indiano.

Planteia
ATIVIDADES
15
Ago
10:30
Jogar no Planteia
Planteia

Durante a manhã de domingo, crianças e adultos são convidados a espreitar e descobrir o jardim do Planteia.

Planteia
MÚSICA
18
Jun
18:30
Ricardo Panela
Lançamento do novo álbum com o pianista Nuno Vieira de Almeida

Berlin Im Licht! é o álbum de estreia a solo do barítono Ricardo Panela, que nele se junta ao pianista Nuno Vieira de Almeida, editado pela Artway Records.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bol - Bilheteira Online
Tel.

234 397 260


Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263

©2019 23 Milhas
Image